quinta-feira, setembro 28, 2006

Viagem de regresso

Porque é que as viagens de avião de regresso são sempre mais chatas?

Não estou a falar do facto de estarmos num lugar de que gostamos (por acaso foi o caso - estive em Barcelona, é uma das minhas cidades favoritas), mas sim daquelas pequenas coisas que acontecem em quase todas as viagens de regresso.

A começar pelas bagagens. O pessoal aproveita sempre para fazer umas comprinhas, nem que seja nas lojas de aeroporto. Fui num avião minúsculo, que só tinha duas filas, uma com dois lugares e outra só com um. Só há espaço de bagagem por cima da fila dupla. Ou seja, com toda a gente a trazer embrulhos e prendinhas prás crianças, e perfumes e mais não sei o quê, é ver o pessoal a correr para o avião, para tentar arranjar espaço de arrumação, e não ter que ficar a combinar com as hospedeiras um local onde guardar...

E a comida. Rais parta a comida de avião. É que não percebi! No vôo da manhã, pelas 7:30 desta triste e leda madrugada, deram-nos uma bandeja com um mini-croissant, um pãozinho bem quentinho, ovos mexidos (ou seria omelete? nem tentei descobrir...), feijãozinho e bacon! Praticamente um verdadeiro British Breakfast! quentinho! Claro que, além dos ovos, também não toquei nos feijões, não fosse a reunião que tive ser animada por um solo de trompete esfincteriano...

À noite, no vôo de regresso, depois deste pequeno-almoço frugal, o que nos deram de jantar? Um lombinho assado? Nah! Uma pastazita carbonara? Nada disso! Um filetito de peixe? Nem pensar! Deram-nos uma sandocha de carne assada. Fria! Eu disse fria? Gelada!!! Estava mais fria do que a coca-cola que me serviram, e essa tinha gelo!

E claro que à minha frente vinha um casal a discutir negócios. A mulher não se calava. Um tipo quer dormir um soninho depois de um dia cansativo, e ainda tem que ouvir este pessoal aos berros. É que discutiam mesmo alto!

E a aterragem... Não, ninguém bateu palmas. Foi pena. Eu ainda pensei em manter viva essa tradição que teima em querer desaparecer (excepto nos vôos charter de verão, em que 300 e tal pessoas cansadas de viagens de 8 dias na praia de papo pró ar, exultam em lágrimas e palmas desenfreadas quando o avião toca no chão. E levantam-se, e beijam-se, e congratulam-se até cairem na cadeira quando o avião faz uma travagem brusca para parar, tendo ignorado o aviso sonoro para não retirar o cinto). Mas pensei que levantar-me a bater palmas como o Fiúza reclama justiça não seria muito bem visto entre os meus colegas de viagem.

Até porque haviam alguns espanhóis, que ainda não conhecem o Fiúza...

Mas quando esse levar o Gil Vicente ao charco, pode ser que se candidate ao Barça!!!

quinta-feira, setembro 21, 2006

Lusitanos Gays

No sábado fui jantar com estrangeiros.

Eram amigos de uma colega minha, que esteve alguns anos lá fora a estudar.

Fomos, com uma prima dela, a um restaurantezito ali perto da antiga Fac. Engenharia (Porto), mesmo atrás do Hotel Inca. Jeitoso, pouca comida, mas arrumadinha no prato, ao milímetro. Esta nouvelle cuisine deixa-me algo... esfomeado!

A seguir ao jantar, a "prima" aconselha uma ida a um bar ali pertinho, dava para ir a pé. Pediram-me a opinião, e eu respondi que já não ia ao tal sítio há bastante tempo, mas que até gostava de lá ir, o espaço é engraçado, embora seja algo conotado com a cultura gay do Porto.

E lá fomos.

O que encontramos quando entramos não foi um espaço "algo conotado com a cultura gay"... foi mesmo um local onde praticamente só existiam gays, e onde estes estavam "à vontade". Era uns sentados em cima de outros... era outros aos abraços e beijos...

Sempre me considerei uma pessoa com uma mentalidade aberta, e na prática acho muito bem que exista um local como este, é sinal que a sociedade está a abrir-se, e os tabus a cair. Mas não era preciso cair tão depressa!!!

O certo é que ainda me impressiona um pouco. Ver homens a beijarem-se, não é algo que "engula" muito bem. Talvez me sinta intimidado num sítio daqueles, sempre a olhar para todos os lados, para não levar com um apalpão desprevenido. Serei preconceituoso? Antiquado? Penso que não, mas ainda preciso de alguma dose de coragem (ou bebedeira) para enfrentar uma situação destas...

E não me parece que ver duas mulheres fosse melhor. Ao contrário do que muitas mulheres julgam, nem todos os homens têm sensações orgásmicas ao ver duas mulheres a beijarem-se. Até porque mulheres gay lindíssimas e com corpos esculturais, só mesmo nos filmes porno, e mesmo assim, só nos que têm melhor orçamento... E o homem fantasia em estar lá no meio, porque se vê que não tem hipótese de se juntar à festa, a coisa murcha...

quarta-feira, setembro 13, 2006

Quem quer casa...

"Bemmm, com uma casa destas... ou ela ganhou a lotaria... ou tem pais ricos... ou... ou... ou foi ao BES! Chiça, deixa-me fugir daqui pra fora!!!"


Alguém acha que na realidade não seria assim? Um tipo chega a casa de uma miúda gira, a casa é um espectáculo, grandes áreas, óptimas vistas, acabamentos de luxo (pelo menos, assim parece na pub da tv), e chega à conclusão que a rapariga está a pagar aquilo a prestações? Ainda por cima, casas como as da publicidade do BES devem custar balúrdios! A jovem deve estar a pagar uma pequena fortuna para sustentar as prestações!!! Será que passa uns pózitos ou uns calhaus para aguentar as prestações? É vê-la ali na Rua Escura, na fila para o Jumbo da droga ali na Sé, a dizer ao Tone que vai à frente "ande lá, ó faxavore, porque a prestação da casa vence hoje"...

E deve ser para toda a vida!!! Alguém se imagina a pagar a casa com o dinheiro da reforma? Ainda por cima, daqui a 40 anos já nem deve haver reformas, com o andar da dívida da segurança social...

No mínimo dá um certo ar de... irresponsabilidade. Chiça! Eu é não me metia com uma miúda endividada até ao pescoço, e até à cova...

Mas a nível de publicidade de bancos, gosto da pub do Banif, da contra Triplus, a dos bonecos tarados. Claro que ninguém percebe muito bem o porquê dos bonecos serem tarados sexuais, mas tem a sua piada...

quarta-feira, setembro 06, 2006

Mateus, és cá dos meus!

Enquanto escrevo isto, o país aguarda ansiosamente o resultado da assembleia geral do Gil Vicente (que será amanhã - 5ª), para que os sócios decidam entre continuar com o Caso Mateus, ou cancelar a reivindicação e jogar a 2ª Divisão.

Caso decidam continuar, a FIFA vai retirar tanto os clubes portugueses como a selecção nacional das competições internacionais na época 2006/2007.

Isto pode levar muita gente a manifestações de júbilo e alegria, por pensar que vamos ficar 1 ano inteirinho sem discussões sobre futebol.

Mas será que isso acontece?

O campeonato nacional não pára. Ou seja, não há jogos à 4ª-Feira, mas continuam a haver ao Domingo. Ou melhor, de 6ª a 2ª, como é hoje em dia, se não for pior, para rentabilizar os contratos de transmissão televisiva.

E será que queremos ter 2 ou 3 milhões de homens (e algumas mulheres – não só as mulheres dos jogadores) tristes durante 1 ano? A choramingar todas as semanas porque "o Benfica/Sporting/Porto devia ter jogado ontem contra o XYZ".

E o Scolari??? Será que queremos pagar 30 mil contos por mês a um tipo para passar 1 ano de férias??? Ah, de férias não, o homem ainda faz publicidadea relógios, o que dá o seu trabalho…

E o governo, veio dizer, ao melhor estilo estudantil, alto e em bom som "A Fifa não manda aqui!". Isto a propósito do Gil Vicente poder ou não recorrer a tribunais civis. Se todos os clubes recorressem aos tribunais civis para resolver os seus assuntos, aí é que o pessoal se queixava de listas de espera!!! E dizem que é uma questão de contrato de trabalho, logo não é desportiva. É um contrato de trabalho de um jogador influente numa equipa, logo, para mim, é uma questão desportiva.

O jogador em causa já tinha sido profissional, mas inscreveu-se como amador para poder jogar numa equipa menor, enquanto não arranjava coisa melhor. Quando arranjou, quiseram ir contra os regulamentos que dizem que teria que esperar um ano para poder voltar a ser inscrito como profissional, precisamente para evitar "jogadas" como se fazia no antigamente, em que jogadores saíam de clubes "grandes" para clubes insignificantes, onde só ficavam umas semanas antes de irem para o rival do clube anterior. O Gil, para ter uma resolução, recorreu aos tribunais civis, o que é proibido pelos regulamentos tanto da Liga, como da Fifa, como da própria legislação portuguesa.

Para mim? Descia o Gil e o Belenenses, e subia o Leixões, que não tem nada a ver com isto…

PS: Em Itália, a Juventos (que não chega aos calcanhares do Gil Vicente…), foi castigada com a descida de divisão, e ameaçou recorrer aos tribunais civis. Quando a Fifa lhes disse para não o fazerem, retiraram logo a intenção. Acho até que o presidente da Juve foi ouvido a responder "Nós? Descer de divisão? Mas é que é já a seguir!!! E agradecemos terem-nos mandado para a 2ª e não para a 3ª ou para as distritais! Muito obrigado!!!"
Mas claro, o presidente da Juventos não é o do Gil Vicente. O Sr. Fiúza só está interessado em aparecer na TV, como se viu na entrevista que deu à RTP, em que olhava mais para o ecrã que estava ao lado do que para a câmara que estava em frente…