sexta-feira, outubro 20, 2006

SCUT's

Então vamos ficar sem as SCUT...

Ou melhor, as SCUT vão passar a ter portagem..

Curioso, é só no Porto e arredores. Só falta mesmo termos a VCI com portagens. Santo Deus, há alguma alternativa ao IC1? Qual? A nacional 13? Valha-me Deus. E ainda vêm com a desculpa que o Porto tem mais possibilidades para pagar do que os outros lados onde há scut's...

Por mim, uma coisa é certa: coloquem portagens no IC1 e é da maneira que deixo de ir dar uns passeios à Póvoa, V. Conde, Viana, etc. Só tenho pena de deixar de ir à Feira, mas aí vale a pena o sacrifício de aguentar a nacional.

Eu até estava a gostar deste governo, mas esta não, esta, sem dúvida, não foi uma medida muito inteligente.

E no IC24, vão colocar portagens onde??? Não há espaço!!!

E já agora, hoje ao passar pela portagem reparei numa coisa: a mim, quando passo pela Via Verde, surge o semáforo verde e a quantia a pagar. Só. Mai' nada. Mas ao tipo que ia à minha frente, numa carrinha, ao passar, surgiu um semáforo amarelo (sinal de algum problema), mas com a indicação em baixo "Boa Viagem"!!!

Então, quer-se dizer, ando eu a pagar aquilo, e népias, nem um "muito obrigadinho", um "worten sempre", nem mesmo um "anda, paga e não bufes"!

Mas ao tipo que, alegadamente, não paga, desejam-lhe boa viagem! Olha cum caraças... Então e se eu passar na via verde sem caixinha, e aí a uns 180 à hora, será que no ecrã surge "Ora então boa viagem, agradecemos a atenção, e já que está a entrar no Porto, sugerimos o Penthouse para um copo intimista, oferta da Via Verde..."

Rivolução???

Finalmente tiraram os okupas do Rivoli. Okupas? Ah, não, são artistas...

Artistas?

Bom, quando se desenrolou o protesto contra a venda do Coliseu à Iurd, eu concordei, estava solidário com a causa, achei que seria um ultraje.

Agora, sinceramente, aos jovens que realizaram este protesto no Rivoli, só me apraz dizer algumas palavras, e isto para ser cordial: pró raio que os parta!

Artistas, artistas de quê??? Daqueles espectáculos pós-ultra-neo-modernistas, que ninguém consegue ver sem sentir alguma náusea, além de uma incompreensão total? Peças de teatro minimalistas, em que os artistas vagueiam pelo palco, balbuciando uma palavra de 4 em 4 minutos, para algum iluminado vir dizer que aquilo é uma metáfora dos ciclos de governação, ou talvez dos anos bissextos???

Convenhamos, as únicas pessoas que vêm este tipo de arte nova são os familiares dos artistas, os amigos (alguns), e aquelas pessoas que têm que ir ver estas coisas porque acham que isso "é bem", e assim podem falar disso no chá das 5 do dia seguinte, ainda que saiam de lá directo para uma farmácia para comprar bicarbonato de sódio para ajudar à regulação da tripa.

Note-se que é óbvio que não concordo com a actuação da CM Porto durante esta ocupação. É sabido o jeito ignóbil do Rio lidar com a imprensa (veja-se a relação com o Público...), mas daí a não dizer uma palavra sobre isto durante todo o tempo, é demais! Raio de energúmero!

No entanto, é assim tão errado querer transformar um espaço central e com óptimas condições como o Rivoli num local rentável? Ok, a exigência no caderno de encargos de ter, pelo menos, 300 dias com espectáculos, é perfeitamente megalómana, mas tirando isso, é algo que pode trazer espectáculos a que as pessoas assistem. Devolver alguma vida à zona, talvez atrair outros espaços de lazer à noite. Já se sabe como aquela zona é deserta à noise, tétrica mesmo (bom, excepto para os frequentadores do Sá da Bandeira...).

Só espero que, pelo menos continuem com o Fantasporto. Senão lá, pelo menos que o devolvam ao Carlos Alberto, regressar às origens.

Agora, outra coisa também é certa: a ideia de ter o LaFéria a gerir aquilo, e ele meter a Anabela aos berros 300 dias por ano, é coisa que me... que me... alguém tem aí alka seltzer?...