terça-feira, dezembro 26, 2006

É Natal, não foi?

Bom, lá se passou mais um Natal, lá vamos nós de regresso ao trabalho.

Quer dizer... alguns. Outros escolhem tirar férias neste periodo. Eu não gosto, prefiro tirar férias em alturas mais calmas, em que há outras coisas para fazer, além de me enfiar em shoppings sobrelotados. Vá lá que este ano está bom tempo, sempre dá para andar cá fora.

Mas o Natal não me diz muito. Dizia quando era criança, mas hoje em dia já não. Afinal, o Natal é para as crianças, não? É tudo dirigido a 98% para os pequerruchos, enchê-los de presentes, para que não chateiem nem façam muitas birras. Excepto quando não recebem o que queriam, aí sim fazem birra.

É tudo tão comercial! Já não há espírito natalício!!! E convenhamos, no Natal muita gente se lembra daqueles que já cá não estão, o que pode resultar em momentos de tristeza, quando supostamente devia ser uma época de alegria.

Ah! E come-se! Muita gente não faz mais nada a não ser comer o dia todo. Vá lá que na minha família se come muito bem...

Eu, pessoalmente, prefiro dar prendas fora de época, quando não há uma razão forçosa para dar presentes.

O problema é que se damos prendas a um amigo ou amiga fora da época natalícia ou aniversário, a coisa pode ser muito mal interpretada... e lá se vem a suspeita de assédio, suborno ou chantagem...

Bom, pode ser que aquele senhor de barbas, patrocinado por uma bebida qualquer me traga qualquer coisa no próximo ano que me faça mudar de ideias quanto ao Natal...

Gatinho lindo

Olhem só pra esta coisa linda. Um gatinho recém-nascido.

É bonito, não é?

Pois foi encontrado, junto com 3 irmãos, todos recém-nascidos, dentro de um vidrão.

Sim, um vidrão, o contentor verde para vidro dos Ecopontos que vemos na rua. No caso, em Braga, no início de Novembro.

Dois dos irmãos já estavam mortos. Esta coisa linda estava viva, com uma irmã, e ainda se tentou salvá-los.

Mas ao fim de uma horas, faleceram também estes dois, devido às hemorragias internas, causadas por receberem garrafas de vidro como prenda por terem nascido.

Quem faz uma coisa destas? Quem coloca 4 gatos que ainda nem abrem os olhos num saco plástico e os atira para um contentor de lixo, ainda por cima um que só recebe vidro?

O que merecia uma pessoa destas? Se eu apanhasse o/a desgraçado/a que fez isto, fazia muito mais do que metê-lo num contentor de lixo. Que mal fez este bicho para merecer isto???

É por isso que faço um apelo: se têm animais não desejados, não os "deitem fora". Deixem-nos com uma associação de amigos dos animais. Felizmente, começam a ser bastantes. Este gatito foi alvo de uma tentativa de salvamento pela Abra (http://www.abra.org.pt).

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Natal no shopping

Ontem tive que ir ao Norteshopping.

Isto não teria nada de anormal, não estivéssemos a 5 dias do Natal. Ou seja, estava lá eu e mais 30 mil pessoas.

Que confusão!!! Que violência! Que trauma!

Estive lá o mínimo tempo possível, mas como já era algo tarde para jantar, resolvi encomendar uma refeição, para levar para casa. Depois da encomenda, fui fazer a compra que precisava, enquanto aguardava pela refeição.

Ao sair da praça da alimentação, passei por uma casa de sandes, onde estava uma jovem lindíssima na fila.

Para quem me conhece, o que aconteceu a seguir é claro como a água: dei uma traulitada com a cabeça num pindericalho natalício que tinha na parede. Pior, quando voltei a olhar para a jovem, enquanto passava por ela, ela ria-se da situação.

A situação poderia não ter sido má de todo, se eu tivesse aproveitado para inventar um comentário jocoso, que daria origem a alguma resposta, e quem sabe ao início de uma conversa. Mas é claro que não o consegui fazer. Lembrei-me de algo engraçado para dizer, mas só 10 segundos depois. Já não tinha muita piada voltar lá, bater no ombro da rapariga, e dizer "olha, há pouco, isto e aquilo...". Nem olhei para trás, voltei a entranhar-me no meio dos milhares de anónimos visitantes daquele templo consumista.

Convenhamos, uma mulher com um palminho de cara, hoje em dia, ainda consegue muita coisa... Depois vêm dizer que são discriminadas, e coisa e tal... Têm-nos na mão, isso sim!!!

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Pinochato

Uma amiga minha queixou-se de eu não lhe responder aos comentários, por isso cá vai:

Ainda é sobre a pena de morte, na sequência da imposta ao Saddam.

Ontem foi o Pinochet que quinou, escapando assim a uma pena dura. Confesso que não sei se no Chile há pena de morte, mas há muitos que desejavam esse fim para o ditador.

Mas é curioso ver as diferenças nas manifestações a favor e contra. Geralmente pensamos que só o povinho português é que é burrinho, mas no fundo toda a gente é igual em toda a parte. Há sempre quem não queira ver o sofrimento que estes energúmeros da história fazem passar milhares de pessoas, e prefira ver apenas o lado positivo.

É assim tipo Fátima Felgueiras, mas com assassínios políticos e tortura incluídos. Toda a gente da terra dela gosta dela, mas todos sabem que é salafrária.

Bem, o que interessa aqui é que muita gente gostava de ver o Pinochato na forca. E eu não os censuro. É como eu disse há uns tempos: eu? pagar os meus impostos para alimentar e dar guarida a um tipo que matou metade da minha família e forçou a outra metade ao exílio? Era só o que faltava!!! (pensava eu se fosse chileno...)

Epa, cheira mal aqui, foste tu, Pinto da Costa???

Ainda não corri à Fnac para ler o último best-seller, o Eu, Carolina. Falha grave.

Lindo título... Decerto plagiado da obra de Robert Graves, "Eu, Cláudio" (versão tv deu há uns anos na RTP, na antiguidade em que só havia 2 canais...). Provavelmente é uma tentativa de criar logo aquele impacto inicial, dá um ar distinto, coisa que a jovem nunca teve.

Bem, "jovem" já não é muito, embora a diferença de idades fosse algo notória. Mas deve ser essa juventude que lhe dá a coragem.

Sim, porque acho que é preciso coragem para trazer um livro daqueles a público. E não estou a falar dos capangas do Pinto. É preciso coragem para vir dizer coisas do género "eu cometi um crime, por favor venham prender-me!!!".

Afinal, quem é que tem a coragem (ou, convenhamos, idiotice) de dizer "fui eu quem contratou uns capangas para dar um enxerto ao gondomarense"??? Só falta completar com "os senhores agentes da autoridade podem encontrar-me em casa a qualquer hora do dia, por favor arranjem-me uma cela com água canalizada e Sic Mulher..."

Se foi a mando do Pinto? E ela consegue provar isso? Não sei porquê, mas tenho as minhas dúvidas...

E para que raios queremos nós saber que o Pinto se farpa por todo o lado??? Acontece!


Nota: Sou portista, mas não fanático. Ou seja, como toda a gente, também acredito que o Pinto tenha feito poucas e boas, mas duvido que tenha deixado grandes pistas, e além disso, não é o único a fazê-las, nem de perto, nem de longe...

domingo, dezembro 10, 2006

É domingo...

Hoje é Domingo.

Comigo é habitual ir almoçar a casa dos meus pais. Moram numa zona do Porto muito concorrida ao domingo. Ou seja, é quase impossível arranjar lugar para estacionar lá perto, e o trânsito é de despedaçar os frágeis nervos.

Eu confesso, irrito-me com alguma facilidade no trânsito, principalmente com pessoal que anda a 2 à hora, tentando encontrar um lugarzinho para estacionar, tendo manifestações de pequeno regozijo quando encontram um espaço apenas a 3 km do local onde queriam ir. Porque é domingo, e o bom é passear. E os que, ao procurar lugar, encontram um espaço do outro lado da rua, aceleram e guinam rapidamente para lá, para quem ninguém mais o apanhe, e quase provocam um acidente com quem ia a ultrapassar. E ainda mandam vir!

Depois há os outros de domingo. Os que vão encher os shoppings. Claro que nesta altura, os shoppings não estão cheios só ao domingo, estão todos os dias!!! Mas ao domingo é impressionante. Famílias inteiras em excursão, não esquecendo a bisavó inválida e o cão. E ai de quem se atravesse no seu caminho, estão lá para se divertirem e não páram por ninguém! E é tão bom ver que o traje dominical de fato de treino, ainda não está completamente fora de uso...

Mas enfim, também é verdade que dou mais valor às pessoas que vão passear para a foz do que os que vão para os shoppings. Mas têm que empatar tanto o trânsito???

Alguns podem considerar este post algo elitista e snob... Não é, é mesmo só irritação por andar a 2 à hora...

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Ainda sobre o anúncio da Pluma...

Ainda bem que os meus posts originaram alguns comentários. Pensei que só havia 1 ou 2 pessoas que liam isto, afinal vejo que até são 3 ou 4!

Mas em relação à publicidade das botijas das meninas do gás, convém dizer que:

- Eu não acho piada ao facto de anunciarem que a troca da botija pode ser feita, mediante sorteio, por uma miúda escultural. É claro que isso é machista!!! Eu referia-me à vulgarização da coisa, ao recorrer a um subterfúgio sexual para publicitar um produto. É que acho que é fácil imaginar um tipo em casa a pensar que se tiver sorte, tem uma boazona a trazer-lhe o gás a casa, e que se for mesmo o dia de sorte dele, quem leva com a bilha é ela mesmo!

E acho bem que exista o anúncio da OK Teleseguro. Está com piada, porque o objectivo é mesmo esse: é ter piada e gozar com os anúncios machistas.

Mas para todas as feministas que me lêem: concordam com o sistema de quotas? Ou cotas? Nunca sei como é...

Bom, para todos os efeitos, eu não concordo que uma mulher tenha que pertencer a uma lista partidária, só para completar os 30% ou lá o que é. Isso é ridículo. Uma mulher deve ter relevância quando a merece, e não porque "tem que ser". Acabem com os homens energúmeros que lá estão, e que só têm ar entre as orelhas, e então aí teremos mulheres capazes em lugares de decisão. Ou seja, acabem-se com as cunhas...

domingo, dezembro 03, 2006

Suécia - país civilizado???

Quem disse que a Suécia é um país civilizado? Na vanguarda da Europa e tal e coisa...

É verdade que na estrada, estão uns pontos à nossa frente. Se a estrada tem um limite de 90, não passam dos 90. Isto faz alguma confusão a um português típico...

Estive lá no final de Novembro, numa terreola no centro, a uns 70Km a norte de Gotemburgo, chamada Trollhattän.

Fiquei uns 4 dias, pelo que fui para um hotel que parecia jeitoso. O Scandic Swania Trollhattän.

Logo ao 2º dia, fico sem um saco com roupa. Levaram-no do quarto do hotel!!! Que roubo idiota! Quem é que leva um saco só com roupa??? É que estava aberto, notava-se bem que não tinha lá nada a não ser roupa. Nem telemóveis, nem câmaras.

Descobri isto de noite, ao preparar a roupa para o dia seguinte. Depois da perplexidade inicial, e depois de gorada a esperança de ter deixado o saco num qualquer canto do quarto ( e de ter revirado o quarto de cima a baixo), ligo para a recepção:

- Sim? Olhe, eu estou no quarto 327, e fui roubado, levaram-me um saco com roupa...
- Aahh? A sério? Olhe, nem sei o que dizer. Levaram muita coisa?
- Levaram-me a roupa toda!!!
- Pois... isso é mau...
- Eu diria que sim!!!
- Mas olhe, eu tenho pouca experiência aqui, posso pedir-lhe que aguarde até de manhã, e fala com os meus colegas? Eu deixo-lhes já o recado...

E fui dormir, pouco, ainda com os nervos de quem foi assaltado e não pôde fazer nada.

Dia seguinte, falo com o gerente, e peço-lhe para conversar com o pessoal da limpeza, pois parece-me que o saco terá sido levado durante a limpeza do quarto.

Volto a meio da tarde, e nada. O homem pergunta-me se quero ligar para a polícia, ao que respondo algo como "obviamente que sim!!!". Ligamos do gabinete do gerente.

- Sim? Eu sou do hotel XPTO, e tivémos um roubo. Pode vir cá alguém?
- Ahh? Roubo? Aqui? Oohh. Hmm... O roubado, está aí?
- Sim, está aqui comigo.
- Ah, e ele vai estar aí até que horas hoje?
O homem pergunta-me até que horas vou estar no quarto (pormenor importante: nesta altura eram 16:30 da tarde)
- Ah, olhe, então diga-lhe que logo dizemos alguma coisa. E logo se vê.

O tempo passou, fui jantar, e no regresso dizem-me que a polícia esteve lá às 21:45.
Eram 22:15, pelo que ligo para o número que a polícia tinha indicado.

- Sim? Olhe, eu estou no hotel XPTO e fui...
- Ah, sim, já sei. Olhe, importa-se de ligar para este outro número? Obrigadinho!
- Sim? Olhe, eu estou no hotel XPTO e fui...
- Ah, sim, já sei. Olhe, agora não temos ninguém para ir aí. Só se for no próximo turno, que entra às 23h00...
- Que seja, eu quero é a polícia aqui...

Apareceram às 24h00. E claro que só tomaram conta da ocorrência. E o hotel não se quer responsabilizar.

O que é ridículo! Como é que, roubam-me uma mala do quarto, e o hotel não quer assumir responsabilidades??? Nem é pela compensação monetária, é mesmo pelo princípio da coisa!!!

Ainda estou a ver no que isso vai dar. Mas cheira-me que é uma guerra perdida...

Ainda por cima não havia miúdas giras no raio da terreola...