quarta-feira, janeiro 31, 2007

Trânsito caótico em Matosinhos

Bem, conforme prometido, falemos de outra coisa. Não de tuning, fica para outra altura, mas da porcaria das alterações de trânsito em Matosinhos!

Já vi dois acidentes, um dos quais hoje mesmo. E também hoje mesmo quase me batiam de frente!

As alterações são estúpidas, ter avenidas largas apenas com um sentido é ridículo. E as alterações implicam que haja maiores congestionamentos de trânsito, o que se tem notado bem. Como se já não bastassem os engarrafamentos na rotunda do final da Av. República, principalmente quando os semáforos do Metro se passam (2 semáforos separados por 5 metros, sem nenhum cruzamento de vias entre eles... vá-se lá entender... eu já nem paro no 1º, funcionam ao mesmo tempo, por isso vou logo para o 2º...).

Bom, fica aqui o link para o mapa com as alterações, cortesia da câmara, que fez a m**da e pronto, a gente que se desenrasque... :
http://cmmatosinhos.wiremaze.com/document/816725/864858.pdf

Ainda o aborto!

Ok, eu prometo que o próximo post é sobre o tuning ou coisa parecida.

Mas hoje uma colega advogada deu-me uma ensaboadela sobre o artigo 142º do Código Penal, o tal que será alterado caso o "SIM" vença no referendo.

Dizia-me ela que este artigo até já prevê um prazo de 24 semanas, e que prevê que caso a mulher não tenha condições para criar a criança (o que se pode reflectir nas condições psicológicas), a lei permite a interrupção da gravidez sem penalização.

Bom, jovem, desafio-te a prová-lo, porque pelo que vi, isso não é assim.

A condição de permissão até às 24 semanas é aqui transcrita (alteração de 1997 ao dito artigo):
"Houver seguros motivos para prever que o nascituro virá a sofrer, de forma incurável, de
doença grave ou malformação congénita, e for realizada nas primeiras 24 semanas de gravidez,
comprovadas ecograficamente ou por outro meio adequado de acordo com as leges artis,
excepcionando-se as situações de fetos inviáveis, caso em que a interrupção poderá ser praticada a todo o tempo;"

Pelo que vi, a única zona onde dizem que se pode cometer a IVG será pelas questões psíquicas da mulher.

Convenhamos que isso, em Portugal e não só, demoraria imenso tempo, sendo pouco provável que a decisão fosse tomada em tempo útil.

E dizer que quem pensa fazer um aborto e se arrepende a tempo vive feliz com a criança? Bom, então também é lícito perguntar quantas ex-mães fizeram abortos (clandestinos...) e não acham que foi a melhor solução?

Mas continuo a dizer: Mesmo com o bispo de Viseu ou Leiria, ou lá de onde é o homem, a dizer que vota Sim, o Não vai ganhar. Não tenho dúvidas.

Afinal, estamos num país em que a maior parte da população pensa que "Demagogia" é o título de uma música que a Lara Li cantava há 20 anos, e que "Hipocrisia" é o juramento que os médicos fazem...

domingo, janeiro 28, 2007

Cuidado! Vem aí o Aborto!!!!

Está quase a chegar o Aborto!!! Fujam todos!!!

Pelo menos é assim que a Igreja Católica quer que pensemos.

É curioso que saiu o resultado de uma sondagem da Univ. Católica, dizendo que o "Sim" vai ganhar. Mas com uma margem menor do que na sondagem anterior, há umas semanas atrás.

Curioso como aconteceu exactamente a mesma coisa no referendo de 1998. Note-se que é uma sondagem realizada pela Universidade Católica. Ou seja, ninguém me convence que soltam estes valores para influenciar os devotos indecisos a ir votar pelo "não".

Ontem ouvi uma senhora (tipo beata) dizer na tv que um aborto é uma violência imensurável para a criança. Então e que dizer de deixar viver essa "criança" (que ainda não o é às 10 semanas), e submetê-la a uma vida de privações, dificuldades, e provavelmente maus tratos??? Já se sabe que crianças não desejadas são habitualmente mal tratadas pelos pais.

"Ah, nesses casos é necessário investir no planeamento familiar", dizem eles. Tretas, hipocrisia, balelas! Bullshit do pior!!! Não é necessário um referendo para dizer aos portugueses que é necessário investir mais no planeamento familiar, é algo que já se sabe há 20 anos e está razoavelmente na mesma.

Lembro a quem quiser ouvir que o referendo é pela Despenalização da prática da IVG, vulgo "aborto". Ou seja, pôr escrito na lei que quem pratica um aborto até às 10 semanas não deve ser penalizado legalmente. Ouvi hoje no Telejornal do 1º canal um médico, apoiante do "Não", dizer que o aborto não deve ser legalizado, mas quando lhe perguntaram se a mulher que o faz deve ser acusada e julgada, respondeu que "quem o deve dizer são os juízes, não eu". Porras, mas essa é que é a pergunta do referendo!!!!!

Também lembro outra coisa: Mesmo que o "Sim" ganhe, continuaremos a ser dos países da União Europeia (isto ao nível dos antigos 15) com a legislação mais repressiva neste aspecto. Só a Irlanda é pior, mas aí as irlandesas vão todas a Inglaterra para abortar em condições...

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Formação a agentes cívicos

Ainda sobre a formação a agentes da autoridade, e pegando no comment de que não seria só a esses (os taxistas, meu deus, os taxistas...), deixo aqui um episódio a que assisti.

Em 1998 fiz uma viagem de combóio até ao norte da Suécia, para realizar um curso de 2 semanas, aproveitando as vantagens do Interrail.

Escusado será dizer que as diferenças entre o combóio ibérico que ia do Porto a França e os combóios a partir desse ponto, no resto da viagem, eram abissais. Mais do que abismais, eram abissais mesmo.

Mas logo ao sair do Porto, fiquei com o meu companheiro de viagem numa cabine, na qual entrou também uma rapariga francesa. Ela falava inglês, o que deveria ser garante de se desenvencilhar em qualquer país da europa ocidental.

Mas heis que chega o revisor, o "pica":

Pica: "- Ora munto boa tarde, os bilhetes faxavori"
(eu e o meu colega apresentamos os títulos do Interrail, junto com os bilhetes que tínhamos já comprado)
Rapariga: "- Hello, I would like to buy a ticket here, I was told it is possible".
P: "HÃÃ?"
R: "I would like to buy a ticket, please"
P: "Não menina, o bilhete, sem bilhete não vai a lado nenhum"
R: "I don't understand, they told me at the station that I could buy a ticket"
P: "O BILHETE, tá a ber? O BILHEEETE"
(note-se que o pica, tal como muito boa gente, acha que se falar português aos berros, mas devagarinho como se fosse deficiente, é compreendida por qualquer estrangeiro)

R: "I'm sorry, but I don't understand"
P: "O BBIIIIIILLLHHHEEEEEEETTTTEEEEE!"
R: "The ticket? I want to buy it!"

(olha, se calhar a técnica funciona!)

P: "Ai, tou a ber que me bou chatear..."

Aí eu e o meu colega intervimos e explicamos ao homem o que a rapariga tentava dizer, em 30 segundos ele vendeu-lhe o raio do bilhete e seguimos viagem...

PS: Porque não intervimos antes? ... e parar de rir por dentro, acham que é fácil???

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Atitudes da autoridade

Esta história do GNR condenado há 2 anos e meio a devolver a criança fez-me pensar numa coisa.

Alguém sabe se o curso de formação de oficiais (tanto da GNR como da PSP) inclui formação cívica?

À primeira vista, dá ideia que este GNR tem trato. Era foragido da justiça, mas tem trato.

Mas ultimamente temos casos como um GNR reformado que entra em contramão na autoestrada e mata uma estagiária da PSP... e e outro em que um PSP atropela um tipo e foge.

Isto para não falar nos casos antigos de cortes de cabeças em esquadras...

Quem nunca se deparou com um polícia arrogante e prepotente, mortinho por nos passar uma multa? Isto vê-se muito nas operações stop... se temos menos de 0,5 é uma desilusão para eles. Eu já passei por isso, quase era escorraçado, nem me disseram qual o resultado, apesar da minha pergunta nesse sentido (respondida com um "vá-se lá embora!").

É verdade que os agentes da autoridade vêm-se impotentes para combater o crime como certamente gostariam. A maior parte deles não se importava de combater com meios bem mais violentos, estilo velho oeste, coboiada pura. Outro dia falava com um rapaz do grupo de operações especiais da PSP, que me confessava a frustração ao prender um tipo, sabendo que duas horas depois estaria cá fora. Chegaram ao ponto de ter polícias à paisana à saída do tribunal, para seguir um delinquente que sabiam que ia ser absolvido, mas que sabiam que a probabilidade de efectuar um novo assalto era grande. E dois quarteirões depois, o dito-cujo rouba um carro...

Mas ainda assim, estes casos dão a entender que, além da renovação da frota automóvel que hoje ocorreu, não era mal pensado investir na renovação (ou formação inicial) das boas maneiras de civismo dos agentes da autoridade... E quantos polícias sabem falar inglês? Então aqueles GNR's de bigode e pança proeminente... imagino!

domingo, janeiro 21, 2007

O GNR que raptou a criança...

O país está transtornado com o caso da criança pseudo-raptada.

Fala-se no Habeas Corpus para soltar o GNR sentenciado a 6 anos.

Revolta popular, indignação geral.

Vamos lá a ver uma coisa: é certo que a pena de 6 anos de prisão é exagerada, considerando casos semelhantes que levaram penas muito mais pequenas.

Mas...

Estamos a falar de um cabo da GNR que ficou com uma criança porque a mãe a deu. Sem documentos legais, sem coisa nenhuma. Seria de esperar que um agente da autoridade se comportasse de outra forma.

O pai verdadeiro pode ter os piores motivos para reaver a criança, mas o facto é que já anda a tentar há 3 anos. E há 2 anos e meio que há uma sentença do tribunal a obrigar à devolução da criança ao pai biológico, coisa a que o agente da autoridade sempre se recusou.

É certo que a criança provavelmente ficaria melhor com os pais adoptivos, mas a lei é a lei, e quando um agente da autoridade a infringe de forma tão gritante, com o bem-estar psicológico de uma criança em risco, ainda que as intenções sejam as melhores, é mais um sinal de a coisa vai mal neste país...

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Que nem mouros!

O que nos fará trabalhar como mouros? Ou como pretos? Ou como mulas de carga, para ser politicamente (e etnicamente) correcto? Ou como máquinas incansáveis (para ser darwiniamente correcto...)?

Eu estive quase 5 anos num emprego onde a vidinha era santa. Trabalhava-se, sim, mas num ritmo calmo... bastante calmo... Uma Não Conformidade (algo que vai contra o que está especificado) era tratada com calma, porque já se sabia que não havia muito a fazer...

Eu não queria isso para mim. Queria desenvolver as minhas capacidades, não acomodar-me a uma cadeira.

Surgiu a hipótese de ir para outro lado, ligado à indústria automóvel, que me dava muitas outras perspectivas. E onde iria trabalhar mais, que era o que pretendia.

Só que...

Chiiiiiça! Também não era preciso exagerar!!!

Há dias em que tanto eu como os meus 2 colegas que fazem a mesma função, andamos como tolinhos, sempre a 200 de um lado para o outro, em stress permanente.

Suponho que no fundo, é uma exploração. Não temos a capacidade nem autonomia para dizer "não, isso já não faço, é demais". Ou porque já estamos habituados, ou por acharmos que "o mercado está difícil, nem tento procurar outras coisas", ou por acharmos que o emprego até é bom, é só uma fase mais complicada que já vai passar...

'Tá bem, 'táááá bem... Só não procura outras coisas quem não quer. É verdade que não está fácil, mas não está impossível...

Eu, por mim, vou continuando. Mas morando no Porto e trabalhando em Braga, um dia destes canso-me das viagens e vou procurando outras paragens, até porque vendo bem, nem comp€nsa...

terça-feira, janeiro 16, 2007

O presidente lá longe...

O nosso presidente anda lá pelas Índias.

Muito bem. Visita de estado, na senda dos périplos iniciados por esse grande senhor da nossa política, o sr. Mário, que andou a visitar os seus amigos exilados no estrangeiro à nossa custa.

Depois de ver a reportagem de hoje da SIC, é bom saber que o dinheirinho que dou ao estado todos os meses serve para que os factores mais importantes a reter desta viagem de estado sejam que uma cerimónia tenha sido bonita, com cores bonitas, e que as especiarias e o picante fazem dói-dói na barriguinha do sr. dr. presidente.

Ah! E que praticamente só têm comido arroz branco! Será Saludães, para promover o que é nacional??? Nah, deve ser Cigala...

Acho que agora no fim do mês vou pedir à empresa para descontar ainda mais. É para ajudar o sr. dr. presidente boliquense a comprar sais de frutos...

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Regos descaídos

Ontem fui ao cinema, num shopping (Arrábida) e por ter chegado atrasado à sessão das 6:30, acabei por ficar para jantar, para ir à das 21:30.

Jantei numa pizzaria, nada má, por sinal.

Mas à minha frente senta-se um casalito curioso. Resolvem ficar os dois de costas para mim, já que toda a gente no restaurante (ou melhor, em todos os restaurantes do shopps) estavam virados para as TV's, onde dava o jogo do Porto. Ambos tinham barrete, acessório imprescindível num shopping.

Mas a questão não tinha nada a ver com isso, são gostos, são estilos. O que me incomodou é que a rapariga, que ficou directamente à minha frente, tinha um par de calças de cintura descaída. Estas peças de indumentária podem ser interessantes, atraentes até, quando bem aplicadas.

Mas não era o caso... Com a mulher sentada, via-se, basicamente, e em bom português, o rego.

O Rego... em todo o seu esplendor, ou falta dele. Essa racha que supostamente não deve ver a luz do dia, a não ser em dias de muita loucura...

Não é uma visão bonita. Ou pelo menos não foi naquele caso. Ainda por cima estava a comer...

Note-se que a senhora já teria uns 30 e muitos, para não dizer 40's... Ou seja, tinha idade para ter juízo. Mulheres, reparem que se uma visão de um canalizador a exibir o seu rego para gáudio da população em geral não é motivo de êxtase popular, o oposto masculino também se enquadra na mesma categoria de repulsa...

Escusado será dizer que perdi o apetite ali mesmo. Mas louve-se o esforço, mesmo assim consegui acabar com a pizza, muito a custo....

domingo, janeiro 14, 2007

Bruxas e bruxedos

Tenho recebido alguns comentários aos meus posts, aos quais agradeço.

Um dos últimos dizia que eu já conhecia uma bruxa. Não sei quem o diz, mas já visitei algumas "videntes". Mas ainda estou para encontrar uma que me pareça real, genuína, "the real thing". Já ouvi histórias de pessoas que acreditam e relatam episódios sobrenaturais, e acredito nessas pessoas, mas o certo é que eu, pessoalmente, ainda não vivi nada que me pudesse convencer que algum vidente tem de facto, poderes para contactar "o outro lado".

A maior parte destes são apenas muito bons observadores, quase como psicólogos. Vêm a nossa forma de vestir e fazem logo um retrato do nosso estado psicológico. Vão fazendo comentários e analisando as nossas respostas, para se aperceberem da nossa situação familiar, emprego, etc.

E volta e meia, disparam algo que toda a gente (em geral) faz amiúde, do tipo "você vai mudar de carro em breve" ou "você vai viajar", altura em que toda a gente fica espantada "oh! É verdade! Reservei ontem a minha viagem para o próximo verão, em Banidorm! Como é que você sabe???", ao que a mestra diz "eu não sei nada... são eles, eles que me dizem..."

Ou a leitura de cartas. Não estou a falar de cartas de tarot. Cartas normais. Cada uma tem o seu significado. Mas é curioso, que para pessoas diferentes, cada carta tem um significado diferente. É como calha.

E aqueles que não têm preço para a consulta? A maior parte diz "deixe o que quiser", mas aí a pessoa fica constrangida "E se eu deixar 10€? Será que ela acha pouco, e lança-me uma maldição? Ai, se calhar é melhor deixar 20... E mesmo assim ainda chegará? Sei lá... Pelo sim, pelo não, deixo 30. Ah, e tenho que comprar um sabonete defumador dentro de uma embalagem comercial, Made in Brasil, para me purificar? São mais 40€? Com certeza, aqui está..."

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Epifânia olfactiva

Ontem tive uma epifânia. Se não foi uma epifânia, pelo menos foi uma revelação.

Tinha ouvido o "Há Vida em Markl", na Antena 3, e o Nuno M. tinha falado de um perfume afrodisíaco (cujo nome não revelou, é pena... mas prefiro pensar que não preciso!), e dos efeitos das feromonas, etc e tal. E mencionou também o famoso "cheiro a cavalo".

Será que há mesmo mulheres com um fetiche com homens a cheirar a cavalo? Homens para quem a palavra "desodorisante" não é mais que o nome do último reforço francês do Chelsea do Mourinho. É preciso ter coragem. Ou não ter sentido de olfacto, uma das duas.

Mas a minha epifânia é precisamente relativa a este ponto. Descobri o porquê da fascinação de algumas por homens que cheiram a cavalo!

É uma questão de Marketing, imposta pela sociedade de há 15 ou 20 anos atrás. Sim, isso mesmo, é uma conspiração gigantesca, eu diria planetária, que só não tomou maiores proporções porque ainda assim, é mesmo preciso estar muito constipada para aguentar aquele cheiro.

A conspiração ocorreu há década e meia, com a imposição às raparigas de tenra idade de bonequinhos d' "O Meu Pequeno Ponei"!!!

Quantas miúdas não tinham um cavalinho em miniatura, hãããã? Ah pois é! A ideia era que quando crescessem, ficassem fascinadas por homens com cheiro a cavalo, porque subconscientemente lembravam-lhe da felicidade na infância. Até porque de resto, póneis que falavam? Valha-me Deus, para isso já chegou o saudoso Mr. Ed! Essa também deve ter sido uma tentativa do género, só que correu mal porque o cavalo não era grande actor, apesar de bem falante...

Tem toda a lógica!!! Isto, porque o presidente da Hasbro (a empresa dona dos "pequeno poney") era alérgico a desodorisantes...

Bom, agora com licença, que está a dar o jogo do Chelsea na Sportv, e ouvi dizer que hoje estreia-se o novo reforço, o miúdo espanhol "Esfoliante"... ;)

terça-feira, janeiro 09, 2007

Geisers nasais

Agora ando a tirar um curso de Formação de Formadores.

Já fiz um, mas por não ter horas de formação suficientes, tive que repetir de início.

O raio do curso é uma seca fantástica, até aí nada de novo.

O problema na aula de hoje é que, mais ou menos a meio da tarde, na sequência de uma constipação, começou a dar-me o pingo. Ou seja, o meu nariz arriscou-se a ser confundido com as cataratas do Niagara. No meu caso, seriam as cataratas do Angel, não por eu ser um anjinho (que não sou...), mas por serem as mais altas do mundo... :)

Claro está que me esqueci dos lenços de papel no emprego...

Que fazer, quando a meio da aula começa a jorrar água pelo nariguedo? Ainda por cima estava sentado num local onde não dava jeito nenhum sair a meio da aula para vir ao WC. Recorri ao velho ritual de criança, de limpar a aguinha nasal com a mãozinha que estava mais à mão, enquanto tentava disfarçar desesperadamente, de cada vez que sentia o geiser invertido numa nova investida, com a esperança vã que nenhum coleguinha reparasse...

Mas heis que chega o intervalo da aula! Ah alegria! Ah rejubilar! Ah serenidade! Vou a correr para o WC aliviar o nariz maltratado. Vou tomar o cafézito, e na volta para a sala volto ao WC para aliviá-lo novamente, e trazer uma carrada de papéis de limpeza das manápulas, para ir assoando na sala de aula.

Claro que, passados 15 minutos, derrubei o copo de água que tinha à minha frente, tive que usar os papéis de limpeza para limpar a mesa, e lá passei mais uma horita a tentar disfarçar a cascata...

Até aos confins do universo

Hoje, no Público, vinha uma reportagem sobre a publicação do primeiro mapa da matéria escura do universo.

Para quem não sabe, a matéria escura é o nome dado à matéria que não se vê nos telescópios, nem reflecte a luz (daí o "escura"...), mas que se sabe que está lá, porque a sua força gravitacional mantém estáveis várias galáxias por esse universo fora.

Para completar, a força gravitacional é toda a força que "puxa" um corpo, como a gravidade, que nos mantém presos ao planeta. Ou seja, na nossa Via Láctea, o Sol é tão grande que a sua força gravitacional mantém os nossos 9 planetas (oops, agora são 8...) nas suas órbitas. E a lua é puxada pela gravidade da Terra (excepto na série "Espaço 1999"...).

Bom, isto para dizer que com isto, também chegaram à conclusão que o universo está e estará para sempre a expandir-se. Havia quem pensasse que chegaria a um ponto em que, como qualquer elástico que se expande e volta ao início, o universo também começaria a retrair-se. E ninguém arriscava consequências disso. Ufa! Do que nos livramos!

A minha pergunta é: Se o universo está a expandir-se, está a expandir-se para onde??? O que há para além dos limites do universo??? Será um tabuleiro de jogo, onde criaturas gigantescas nos vêm como células de um qualquer organismo?

Bem, também há pessoas que parece que exercem uma força gravítica assinalável... no meu caso, moças jeitosas... :)

quinta-feira, janeiro 04, 2007

CDS-PP ao rubro, por entre penteados queques...

Não sei se repararam, mas as coisas no CDS-PP não vão muito bem.

Basicamente, para todos os que não têm seguido a querela interna, o presidente do partido (Ribeiro e Castro, ex-dirigente benfiquista) fez queixinhas à massa associativa do discurso feito pelo presidente do grupo parlamentar (Nuno Melo, esse portuense, carago) num jantar de Natal da concelhia de Lisboa.

Nesse discurso, o Nortenho disse que sente saudades do Portas na liderança do partido, completando com um (e passo a citar): " o país precisa de um CDS mobilizado, modernizado, seguramente de um CDS bem liderado".

Claro que os sulistas elitistas vieram logo todos dizer que o nortenho se devia demitir.

Este respondeu com um "se o presidente achar que eu me devo demitir, ele que o diga". E não disse. Até hoje, já lá vão 3 semanas.

Mas alto! Hoje houve desenvolvimentos! Pelos vistos, foi só para dizer que ainda ninguém decidiu nada, mas que vão decidir... hmm?

Quando?

A seguir ao jogo do Benfica com o Oliveira do Bairro (do qual depende o fim de semana de 6 milhões de portugueses e uns 3 milhões de mulheres que apanham porrada se o benfica não ganhar)? Nah... frio, frio...

A seguir ao referendo à interrupção voluntária da gravidez (do qual depende o futuro de muitos milhares de mulheres portuguesas)? Nem pensar, é muito tempo...

Então quando? Ah! A seguir à viagem à Índia do Presidente da República, a meio de Janeiro, para a qual vão por arrasto os presidentes de todos os partidos e os líderes dos grupos parlamentares da assembleia...

Ah bom! Primeiro há que comer umas chamuças à pala aqui do Zé Povinho, depois pensa-se em demissões. E até pode ser que se entendam, às portas do Taj Mahal entre chamuças e garlic naan... Mas o mais provável, a meu ver, é que daqui a uns meses, o Sulista esteja mesmo a engolir uma malagueta chamada Portas, a ver vamos!

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Mais um ano

Bom, lá se passou mais um ano.

E lá dei uma traulitada com o carro, foi para começar bem o ano. Ou para acabar o anterior em beleza. E não, não estava distraído por nenhuma jeitosa na rua, foi mesmo por distracção, potenciada por um telemóvel e uma direcção desalinhada.

E não usei cuequinha nova azul! Nem vermelha! Nem saltei de uma cadeira com dinheiro na mão! Oh! Foi por causa disso! Não tinha cueca azul, por isso bati com o carro!!!

Será que vou ter um ano horrível?

Será que vou sofrer como Job por não ter usado a cueca nova? A minha casa não aguenta uma praga de gafanhotos!!! A gata ainda dá conta de alguns, mas coitadita, tem capacidades limitadas.

Mas que raio de superstições, é uma noite como outra qualquer! Ok, é verdade que é um marco em muitos aspectos, mas não é por usarmos uma cuequinha nova que tudo vai correr bem... Mas se for uma cuequinha rota, aí é que pode não dar grande resultado... Depende de como corre a noite! ;)