domingo, abril 29, 2007

The waiting game


Aqui, já estava há 3 horas no aeroporto. Mas pelo menos já tinha os bilhetes para o dia seguinte, e esperava apenas que me indicassem o hotel. Verdade seja dita: foram sempre simpáticos e trataram de tudo, hotel, taxi, e uns trocos para o pequeno-almoço...


A minha gatita é que ficou mais um dia sozinha... coitadita, foi a verdadeira bicha solitária!

quinta-feira, abril 26, 2007

25 de Abril Sempre! - Haja Alegria 2

Pelos vistos, o cancelamento foi devido a uma greve. A SAS é operada por pessoal de 3 países escandinavos, Dinamarca, Suécia e Noruega. E a greve foi realizada pelo pessoal dinamarquês. Isso afectou uma data de vôos realizados pela SAS, tive a imensa sorte de estar num deles.

Lá se foi o vôo de ligação para o Porto. Lá vou eu ter que passar a noite nesta terra.

Ao fim de 2 horas e meia de fila, lá me arranjaram um vôo no dia seguinte. E arranjaram um hotel e taxi para o hotel e no dia seguinte para o aeroporto. Mas para o hotel ainda tive que estar mais meia hora noutra fila...

Quando saí, eram quase 10 horas, e o computador continuava à procura de alguma forma de me levar para o Porto...

O taxista era curioso. O homem chama-se Muhammed Hasan, e fugiu do Iraque durante a 1ª Guerra do Golfo, em 1991. Andou a saltar pela Europa até ter assentado arraiais em Gotemburgo em 92. Diz ele que o sueco é fácil de aprender, principalmente para quem fala inglês. Curioso é que ele fala pouquíssimo inglês...

E hoje é taxista... claro que isto significa que, quando lhe disse qual era o hotel, o tipo teve que ligar não só para a Central de Taxis como para dois amigos, a perguntar como se ia para lá.

Bom, mas chegou. E o hotel não é o Sheraton, mas não está nada mau. A zona parece bonita, tenho pena de não poder visitar, já que amanhã tenho que me levantar às 5:45 para sair às 6:30 da madrugada...

A essa hora, lá estava o meu amigo Muhammed, estoicamente à espera. Por momentos pensei que tivesse dormido lá, à espera que eu pagasse a viagem do dia anterior. Mas não, já tinha começado um novo dia de trabalho. Pergunto-lhe se trabalha 24h por dia, diz que não, trabalha em média 12 ou 13 horas. Diz que se trabalhasse apenas 8h, não lhe chegava para ganhar algo de jeito, já que paga 57% de impostos. 57%!!! Ainda assim, não desgosta de viver na Suécia. Diz que é mais frio do que no Iraque, mas já se habituou. Tanto que no verão passado foi à terra natal, e entre a confusão criada pelos americanos e as máfias internas que surgiram depois da pseudo-libertação, diz que já era calor a mais e já não pensa em voltar definitivamente. Até porque se não forem os americanos a matarem iraquianos, são os próprios iraquianos que se matam uns aos outros (Muhammed dixit...).

Estou agora a aguardar que comece o embarque para o vôo para Estocolmo. Como houve alguns receios pela greve, ontem asseguraram-nos de que o vôo seria composto por tripulação exclusivamente sueca, e não por esses “malditos dinamarqueses”...

Haja alegria...

25 de Abril Sempre!!! - Haja Alegria 1

HAJA ALEGRIA!!!

Saio do hotel de manhã, para descobrir uma multa de estacionamento no vidro do carro. Maravilha. Estava com medo que “na Suécia, as multas são a doer”, mas são apenas 300 coroas, cerca de 25 €. E nem adianta alegar que não percebi o sinal, por estar em sueco.

Depois da reunião, nada melhor do que fazer 100 Km, devolver o carro alugado, chegar ao interior do aeroporto e descobrir que o vôo para Frankfurt foi cancelado...

Maravilha. O vôo era às 7 da tarde, e descobri isto às 6. Fiquei 15 minutos na fila para um balcão de informações da companhia (SAS – Scandinavian Airlines), onde me informaram que tinha que tirar um ticket e ir para outra fila. Assim o fiz, e saíu-me na rifa o ticket 457. Olho para o ecrã, que indica que vai na pessoa 348. Maravilha...

Entretanto, como não tenho bem a certeza de quais os meus direitos nesta situação (é daquelas coisas com as quais não nos preocupamos até nos acontecerem), ligo para casa, para pedir uma pesquisa rápida na internet. Depois ligo para a agência de viagens a pedir mais algumas informações. Atende-me um rapaz português que não foi grande ajuda, e pediu o contacto para voltar a ligar. 15 minutos depois liga-me um brasileiro a informar-me que o meu vôo foi alterado para as 15:30. “Bom (penso eu), então a companhia apenas terá que me arranjar um hotel para hoje, e amanhã de manhã sempre posso ir passear por Gotemburgo”. Mas aí o brasuca remata: “...15:30 de hoje!!.

... de hoje???

“É... o senhor não foi informado?”

“Não, estou a saber disso agora, e sinceramente, parece-me algo estúpido chegar aqui às 6 da tarde e dizerem-me que o meu vôo já ocorreu, 3 horas antes”.

“É, mais foi o que acontéceu, mais eu creio qui à companhia deverá si responsabilizá”

“Crê, mas não tem a certeza...”

“Pois, só vendo o que lhe dirão no balcão da companhia”.

“Obrigadinho...”

Grande ajuda. Para tentar ir adiantando serviço, vou a um computador no meio do espaço, que apenas tem acesso às reservas de vôos da SAS. Vejo que a pessoa que lá esteve antes de mim procurou vôos alternativos para Frankfurt. Faço uma pesquisa por “vôos Gotemburgo-Porto”, já que esse era o destino final. Aguardo. Dá erro. Volto a tentar. E fica a pensar... e a pensar... e a pensar, sem que apareça nada. Será assim tão difícil encontrar forma de me levar à Invicta???

25 de Abril sempre!

Para comemorar o 25 de Abril, o dia da Liberdade, nada melhor que uma viagem a trabalho, para uma reunião com clientes. Venha daí uma reuniãozita na Suécia.

Gosto de viajar, mesmo que sendo a trabalho. Gosto da azáfama dos aeroportos, da organização que requer a gestão de um aeroporto, da engenharia que é necessária para colocar um avião de não sei quantas toneladas a voar, e até gosto de alguma comida de avião! Encontro sempre motivos de interesse nas viagens.

Esta não foi excepção. Logo à entrada no aeroporto, o segurança ficou-me com o frasco de gel para o cabelo. Que raios, tudo bem que o frasco era superior ao permitido, mas o conteúdo não! Estava quase a acabar, tinha pouca coisa! Por via disso, hoje estou aqui com uma cabeleira rebelde que assusta.

E a procura dos lugares... aaahhh a procura de lugares... É sempre típico, não quer dizer que só ocorra com os tugas, mas parece que temos uma capacidade inata de querer subverter o sistema. Há sempre quem queira trocar de lugar, para ficar ao pé do amigo que encontrou na fila. Ou quem se engane e vá para a cauda do avião, quando o lugar é na frente. Um tipo alterou o lugar, só que a pessoa com quem tinha trocado já se tinha enganado inicialmente, por isso deu alguma confusão.

Um senhor já com uma idade avançada recebe uma chamada no telemóvel quando já estão com os preparativos para arrancar o avião. O homem desliga, e aproveita para desligar o telemóvel, conforme os avisos? Nah... Ele atende, mas diz “agora não, depois ligo”, e aproveita para desligar o telemóvel? Nah... O homem atende, e começa em amena cavaqueira com algum familiar, e só interrompe 5 minutos depois, quando a hospedeira de bordo da Lufhtansa o obriga a desligar, porque o avião já estava na pista, pronto a levantar.

Ah, e isto no fim do avião, ali mesmo ao lado da porta do WC, como convém.

Na viagem, lá veio a comida, uma espécie de Tortelinni que não estava má de todo, regada com uma aguinha primeiro, e uma cola depois. E no final, perguntam se queremos um chá ou café. Claro que a maior parte dos Tugas responde logo “RRRREEED VIIIINE, plize!”

Haja alegria... vá lá que na aterragem, só um sentiu o tal ímpeto para bater palmas...
PS: A viagem de Frankfurt para Gotemburgo foi mais calma, e sem portugueses, mas a primeira coisa que ouço quando passo as portas da saída do aeroporto de Gotemburgo foi “... f***-se, ou piavas fininho ou a p**a dava-te cabo dos cornos!!!”... Aaahh como é bom ouvir a língua materna...

segunda-feira, abril 23, 2007

Vai uma Sueca?

Amanhã vou à Suécia.

Será coisa pouca, vou amanhã e volto depois de amanhã, após uma reunião em que devo levar na cabeça forte e feio. E é numa terreola a cerca de 100 Km de Gotemburgo. Ou seja, não vou ter tempo para andar a ver a paisagem.

No entanto, é um local onde já estive há uns meses atrás, na altura com mais tempo. Além disso, já tinha estado na Suécia (noutro lado, bastante mais a norte), em 1998.

Sinceramente, o estereótipo da mulher sueca alta, elegante, bonita, não corresponde bem à verdade... Sim, há suecas assim, mas não são tantas como se poderia pensar. E apenas se vêm nas grandes cidades, como Estocolmo e Gotemburgo.

Fora destes grandes centros urbanos, o que se vê mais são miúdas loiras rechonchudas, de face rosadinha, prontas para a guerra. Não me esqueço de uma, em 1998, que quando cheguei (com um amigo) à terra, pega na minha mala e na dele, e desata por ali fora com as malas, cada uma com os seus 15 Kg, mais coisa, menos coisa. E desmanchou-se a rir quando nós, após a estupefacção básica, corremos para lhe abrir a porta que se aproximava, por não estar habituada a um gesto simples como esse.

Ou seja, as suecas não me fazem esquecer as portuguesas. Sim, podem ser difíceis, mas já passei por vários países, e as portuguesas ainda me parecem ser das mais bonitas, principalmente comparando a quantidade com a qualidade...

Note-se que, apesar disto, durante o período que lá passei em ’98 (duas semanas), deparei-me com uma das mulheres mais bonitas que já vi. Daquelas que nos deixam a balbuciar sons incoerentes até recuperarmos a clareza de espírito (altura em que já é tarde demais, a impressão inicial de otário já se tornou indelével). Ou seja, ainda melhor que as de Ermesinde...

Só que não era sueca, era da Eslovénia...

sexta-feira, abril 20, 2007

Pesquisas google

Quando iniciei este blog, a ideia era ser uma coisa muito pessoal, apenas para mim próprio, um local onde pudesse registar coisas idiotas que me ocorressem a qualquer altura, e em qualquer lugar.

Ainda assim, e porque o processo de criação do blog o sugeria, no início instalei um contador de acessos, que indica quanta gente já acedeu à página. É um programita catita, que até indica de onde (geograficamente) será a pessoa que acedeu, e de que página vinha, no caso de ter vindo de alguma página de pesquisa, tipo google. É acessível clicando num ícone que está no final da página, acho que qualquer um pode clicar lá e ver.

É curioso ver de onde aparecem alguns visitantes...

Um dos últimos pesquisou no google por "o medico que faz ecografia diz o resultado", e veio cá parar. Todas essas palavras estão no meu post sobre urulogia, ainda que não nessa ordem. Curioso.

Várias visitas pesquisaram "urulogia" e foram lá parar, deve ser o meu post mais concorrido!

Outro pesquisou por "Como eliminar nódoas difíceis"... e foi parar ao meu post sobre o Salazar! Tem tudo a ver!!! Há outro que procurou por "tudo sobre salazar", aí tem mais lógica...

Entre outras pesquisas mais ou menos estranhas, como "tracto urinario no homem" ou "comentário do hi5", há uma que nem sei o que pensar dela...
Assusta-me pensar que pesquisando por isto, vão parar ao meu blog: "homens nus balnearios"...

Porras, essas palavras estão no post sobre o health club onde (ainda) estou inscrito. Todas as restantes páginas resultantes desta pesquisa no google são gay!!!!

Bom, enquanto não começar a receber convites estranhos, vai-se andando...

Desaparecida na noite

Este não é para ter piada.

Ontem estava num barzito em Braga a tomar um copo com colegas, quando a dona do bar, que já nos conhece, vem ter conosco e conta-nos que a 50 metros dali (isto na zona dos bares em Braga, ao pé da Universidade, zona muito frequentada), num canto mais escuro, estava um casal de namorados no carro a conversar.

Chegam 2 tipos, apontam armas ao casal, ficam com dinheiro, carro e rapariga.

Quando saímos do bar, 2 horas depois, ainda não se sabia da jovem.

Está bonito, isto...

quinta-feira, abril 19, 2007

Free Hug Campaign

Na net há dezenas de vídeos sobre "Free Hug Campaigns". Para mim, o meu favorito é o que retrata a campanha original:

http://www.youtube.com/watch?v=vr3x_RRJdd4

Trata-se de abraços de graça. Mai nada. Um tipo (ou vários) andam pela rua a oferecer abraços aos transeuntes. No youtube há vídeos feitos em vários países no mundo

Hmm... quantos de nós seriam capazes de abraçar um desconhecido? Claro que nestes casos, o letreiro grande "ABRAÇOS GRÁTIS" e o pessoal com a câmara de filmar atrás ajudam a que a desconfiança seja menor.

Mas mesmo assim, muitos devem ter verificado que a carteira continuava lá depois do abraço... :)

E quantos se terão arrependido devido ao cheiro a sovaquito, hmm? Já imaginaram ir pela rua, abraçar um rapazola qualquer, e vir aquele aroma a esforço e dedicação a uma qualquer causa? Maravilha, reminiscente dos autocarros públicos sobrelotados.

E se ao dar um abraço ao tipo, sentia que ele ficava muito... entusiasmado? Não sou homofóbico, mas... como diria a poetisa: Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Ainda assim, gosto do vídeo cujo link coloquei acima. Está bem feito, puxa ao sentimento. A música ajuda.

Eu gosto de dar e receber um abraço, sabe bem, é reconfortante, seja amigo ou amiga. Se a iniciativa teria sucesso no país como o nosso, à beira mar tão pacatamente plantado? Vejam por vocês mesmos, é apenas um de vários exemplos nacionais... http://www.youtube.com/watch?v=0Q96KN-e7P4 (curiosamente, escolheram a mesma música... falta de imaginação?)

quarta-feira, abril 18, 2007

Foi-se o Efigénio... viva o Efigénio...

Oh... o Efigénio foi-se.

O Efigénio era o meu pelito branco, de que falei num post anterior. Que me perdoem os Efigénios deste país, mas se há tanta gente a dar nomes de pessoas a cães, gatos e passaritos, porque não a um pêlo branco???

Nem sei quando, nem a que horas, nem porque se foi... Seria de esperar que existiria alguma alegria por ficar sem cabelos brancos, mas não neste caso... Já me tinha afeiçoado ao dito-cujo. Mas bom, lá se vai mais um marco importante na minha vida, a caminho da andropausa.

Agora só me resta esperar pelo primeiro pelito branco no peito, já que na barba já tenho vários. No peito tenho pouquíssimos pelos, sou tipo o Toni Ramos, mas ao contrário, contam-se pelos dedos das mãos. Ou seja, não é preciso ir buscar o corta-relva antes de me dar um abraço!!! :)

terça-feira, abril 17, 2007

Balas na Universidade

Mais 33 mortos numa escola americana, no caso uma universidade. Quase 8 anos depois de outro tiroteio numa escola secundária, o famoso de Columbine.

Esse deu origem a um documentário excelente, o “Bowling for Columbine”, que expunha o ridículo da sociedade americana, e do lobby das armas, encabeçado pela NRA (National Rifle Association), com os seus 4 milhões de sócios.

Uma forma de acabar com isto era manter a posse de armas legal, porque todos (segundo os americanos...) temos direito à auto-defesa, mas colocar impostos fantásticos nas balas, de modo a que uma única bala custasse uns mil contos ou coisa parecida.

Para o estado, era o fim do défice. Para os assaltantes, era um grande dissuasor.

Reparem: de cada vez que um assaltante pensasse em disparar uma arma, ia pensar duas vezes, no mínimo. Então se fosse um gang, no momento em que um destrava a arma para disparar, caem-lhe em cima os outros elementos do gang, e desatam à pancada, aos berros de “tás maluco, pá?!? Sabes quanto custa essa bala???”

Se os assaltantes soubessem que iriam ter que pagar por cada bala gasta pela polícia numa perseguição, paravam ao ouvir o primeiro disparo, por saberem que para pagar muitas balas, iriam ter que fazer trabalho comunitário até ao fim dos dias. O que seria um problema se esse trabalho envolvesse tarefas como:
- Sentar no Rivoli durante os espectáculos do la Féria, de forma a que o teatro pareça cheio;
- Sensiblizar a população portuense para as vantagens da utilização do parque pago da rotunda do castelo do Queijo, sabendo que há lugares grátis 100 metros ao lado.
- Prestar apoio psicológico a adeptos do Benfica... (isto sim, seria traumatizante!!!)

segunda-feira, abril 16, 2007

Ainda sobre o Sócrates...

Outro dia não dei grande valor à questão da licenciatura do Sócrates.

Desde essa altura, e face aos desenvolvimentos (escrevi o post antes de ver a entrevista do homem), a opinião mudou um pouco.

Continuo a achar que é um fait-divers, um assunto que face aos reais problemas do país, é de pormenor.

Ainda assim, já começa a cheirar tão mal que começa a ser grave. Isto porque o homem não diz uma prá caixa!!! Na entrevista, diz categoricamente que tem 7,5 anos de “ensino superior”, esquecendo-se que esteve inscrito 4 ou 5 anos noutra privada, no curso de Direito. E todas as discrepâncias entre os vários certificados não ajudam nada.

Ou seja, cada vez é mais evidente que houve ali marosca. Ele diz que “epá, na altura eu era um reles deputado da oposição, nem sequer estava no governo!”. Pois, mas basta o facto de ser deputado para já ter poder suficiente para fazer muita coisa, neste país. E se houve marosca, então aí concordo com o minorca do Marques Mendes: devia haver uma investigação à coisa, porque não deixa de ser uma forma de corrupção.

Por outro lado, as pessoas pegam por tudo e por nada. E dizem sempre o mesmo: “Neste país é sempre assim, em Portugal funciona tudo à lei do Factor C”.

“Neste país”??? É assim em toda a parte!!! Nesse aspecto, estamos ao nível dos países mais avançados!!!

Ainda na semana passada, o presidente do Banco Mundial admitiu que transferiu a namorada para outro lado, mas deu-lhe um aumento brutal, acima de qualquer valor legal. O Banco Mundial!!! É só a instituição que mais luta contra a corrupção! E o filhinho do último Secretário-Geral das Nações Unidas aproveitava-se da estrutura da organização para traficar armas e diamantes. As Nações Unidas!!!

Volto a dizer, nesse aspecto, e vendo os apitos dourados e coisas que tais, estamos a acompanhar os países mais avançados, estamos na linha da frente... Viva o Factor C!!!

sexta-feira, abril 13, 2007

Azares...

Hoje é, ou foi, ou está a acabar de ser, Sexta-Feira 13.

Não posso dizer que tenha tido azar. Até saí mais cedo do emprego.

Mas depois fui ajudar uma amiga que tinha ficado sem bateria no carro. E enquanto esperava pela oportunidade de ir lá utilizar os recém-comprados cabos de bateria, fui comer qualquer coisa a um cafezito perto.

Terá sido azar calhar num daqueles cafezitos em que todos os que lá estão se conhecem há não sei quantos anos... Daqueles em que, quando entramos, sentimos toda a gente a olhar para nós. Note-se que toda a gente tem mais de 40 anos, no mínimo. E olham para nós com olhar reprovador... como se entrássemos ali para perturbar a paz do lugar... E ao fim de alguns segundos examinadores, lá viram costas e esperem que o jovem não arme confusão, senão vai ver o que é bom prá tosse!

É nestes cafés que encontramos os amigalhaços que se encontram ao lanche, para jogar dominó ao sabor de 5 ou 6 (ou 7, ou 8) cervejolas. Até que toca o telemóvel de um deles, e o homem diz "sim? Ah mulher, tá bem, bou já pra casa, daqui a 5 minutos tou em casa, tou só aqui a acabar de falar com o inginheiru". Desliga, e os amigalhaços riem ao dizer "és mesmo filhadap***, a dizeres que tás em casa daqui a 5 minutos e se fores sempre a andar demoras 20 pra lá chegar..."

É também nestes cafezitos que podemos ouvir pérolas como a que lá ouvi hoje "Aquela Carolina Salgado, eu desde que a bi no estádio (do Dragão) sempre soube que não era boa peça, aquilo não era material pró Pinto da Costa"...

É a verdadeira sabedoria popular. Há sempre muitos que dizem "pooois, esse/a nunca me enganou, sempre achei que havia ali coisa...".

É como o Benfica: a seguir ao jogo em Barcelona, em que perdem 3-2 com o Espanhol, dizem "Ah, o jogo decisivo será em Lisboa". Como empataram em Lisboa e não conseguiram passar a eliminatória, aí o discurso já foi "ah, o jogo que decidiu isto foi em Barcelona"... Deve ter sido por isso que não jogaram quase nada em ambos os jogos, não se decidiram em qual era o decisivo!

quarta-feira, abril 11, 2007

Bacharelo? Bacharelas!

Mas para que raio interessa esta polémica à volta da licenciatura do Sócrates???

Porras, o homem é Primeiro-Ministro, até podia ter só a 4ª-Classe, desde que fizesse o que é suposto fazer!

Sim, é claro que se usou da influência de ser deputado para conseguir uma licenciatura à pressa, aí a coisa muda de figura. Mas duvido que tenha sido esse o caso.

Até porque, apesar das confusões das últimas semanas, a Universidade Independente tem um ar de seriedade, e tinha naquela altura. Eu conheço um marialva que saiu de lá, e parece ser um rapaz inteligente (parece...). E diz boas coisas daquilo.

Além do mais, meus amigos, algo que muita gente não sabe: uma pessoa que acabe um curso de Engenharia apenas pode intitular-se como tal, ou seja "licenciado em Engenharia". Para a pessoa se apresentar como "Olá, eu sou o Eng.º tal e coisa", tem que estar inscrito na Ordem dos Engenheiros. Ah, e teria que mudar o nome, para começar com "Eng.º". Pelo menos, quando alguém vem ter comigo e diz "Eu sou o Eng.º Fulano", eu tenho aquela vontadinha secreta de perguntar "ah sim? Curioso, deixaram passar esse nome no registo civil? Só se Engenheiro for nome de família, parece-me que nomes próprios não deixam...".

A inscrição na ordem dos Engenheiros é útil para os Eng.os Civis (para poderem assinar projectos) e pouco mais. Temos acesso a algumas coisas, a maioria das quais sem importância. Ou pelo menos, que justifiquem as cotas mensais... Eu não sou membro, fui no tempo da faculdade (era mais barato!). Por isso, digo (com orgulho) que sou Licenciado em Engenharia.

Pelo menos, era assim no meu tempo, suponho que ainda seja. Não sei como será nas restantes ordens.

Quanto ao Primeiro... epá, se o homem era bacharel, azar o dele. Se agora é licenciado, não é por aí que muda o que quer que seja. Aliás, licenciados burros que nem portas, não são tão poucos. E vindos das universidades públicas...

segunda-feira, abril 09, 2007

História da Páscoa

É Páscoa, aleluia, o Senhor ressuscitou, aleluia.

Eu não sou crente. Mas o feriado sabe mesmo bem, por isso não chateio. Mas o que fazem os muçulmanos, ou os budistas, por exemplo? Vão trabalhar na 6ª-Feira Santa, porque para eles, Cristo era só mais um carpinteiro?

No fundo, o Estado dá liberdade religiosa, mas os feriadinhos são os católicos, e é para quem quer.

Há sempre dúvidas sobre o porquê da Páscoa ser móvel, por isso fui pesquisar um pouquinho.
O termo "Páscoa" vem do hebreu "Pesach", que significa "Passagem", o que se refere à libertação dos hebreus da escravatura. O JC estava em Jerusalem para celebrar esta data quando foi preso, e posteriomente cruxificado numa 6ª, para ressuscitar no domingo (a tempo de ver o benfica-porto). Por isto, a Páscoa era celebrada dois dias depois do dia da Passagem. Ou seja, era num dia fixo, o que causava que na maior parte dos anos, fosse realizada à semana.
E convenhamos, ter a "Quarta-feira Santa" não é bem a mesma coisa. Por isso, no ano 325, o imperador romano Constantino (há uns anos havia um whiskey com esse nome, mas não tinha nada a ver) ordenou que fosse celebrada sempre a um domingo, pois era o dia em que o JC tinha subido para outro plano. Seria realizado no primeiro domingo depois da lua cheia posterior ao equinócio da Primavera (que ocorre a 21 de Março - isto é fixo, as fases da lua é que não...). Isto significa que pode calhar em qualquer dia (domingo...) entre 22 de Março e 25 de Abril.
Os ovos de Páscoa aparecem como celebração da fertilidade e da vida. Começaram a ser pintados, e de vermelho, como alusão ao sangue derramado pelo JC. Ou seja, quando comerem um ovo de Páscoa vermelho, pensem bem no que aquilo representa...
Ainda bem que gosto de frango de cabidela...

quarta-feira, abril 04, 2007

Habituação a Odores

Há uns dias, assisti a uma simulação de formação. Uma colega, profissional da saúde, apresentou uma sessão sobre os nossos 5 sentidos.

Nela, na altura de falar sobre o olfacto, mencionou a habituação rápida dos nossos sensores olfactivos. Um exemplo? Quando colocamos um perfume, rapidamente deixamos de o cheirar, não porque este perca “potência”, mas porque o nosso nariz se habitua ao odor.

A não ser que a pessoa não saiba desse pormenor e coloque perfume até cheirar a sério, o que significa despejar meio frasco. E aí, por muito bom que seja o perfume, pouca gente consegue aguentar 10 segundos ao nosso lado. Nota-se muito isso em certos eventos, principalmente ao passar alguma tia pseudo-VIP.

Além do perfume, eu noto isso quando entro em casa. Inicialmente cheira-me a gato, mas esse odor desaparece em poucos segundos. A gatinha é asseadita, mas é natural deixar o seu odor pela casa.

As partículas que “cheiram” são os Compostos Orgânicos Voláteis (COV’s). Mas não vou entrar em questões técnicas agora.

Agora, eu gostaria apenas de perceber uma coisita...

Uma perguntita simples e delicada...


Quando entramos num WC público, porque raios não desaparece o cheiro a merda?????????????

terça-feira, abril 03, 2007

Salazar, esse grande português!!!

Andei a pensar um pouco na questão da eleição do Salazar. É verdade que já passou do prazo, já foi há algum tempo, mas acho que cheguei a uma conclusão!

Ou melhor, uma de duas:

- Ou a votação foi composta maioritariamente por donas de casa, que votaram no utensílio de cozinha;
- Ou a votação foi composta maioritariamente por donas de casa, que votaram no homem que inventou o Tide;

Senão, vejamos: não há cozinha portuguesa onde não exista um salazar! Aliás, não deve haver cozinha no mundo onde não haja essa espátulazita que tanto jeito dá. Bom, talvez uma ou duas cozinhas no Burkina Faso não o tenham. E acho que uma outra no interior do Sri Lanka. Daí a pensar que é a melhor coisinha portuguesa, é um passo. Bom, senhoras, fica aqui a informação: o salazar tem esse nome porque o tipo que o inventou levou uma porrada da mulher com esse utensílio. Daí tê-lo chamado com o nome do homem que desenvolveu a repressão em Portugal.

Por outro lado, muita dona de casa há de ter o ditador na mais elevada estima e consideração, por ter sido o inventor do TIDE, que tanto jeito dá para tirar as nódoas mais difíceis e encardidas, tanto à mão como à máquina, a temperaturas altas e baixas. E agora até há detergente para lavagem à mão com aroma a sabão antigo. Bom, comprar um pó que cheira a sabão, quando se poderia comprar... sabão, é algo que me transcende, mas quem sou eu... De qualquer forma, senhoras, fica aqui a informação: o homem não criou o TIDE, mas sim a Polícia Internacional de Defesa do Estado, ou seja, a PIDE. E quando muito, a ideia era eliminar as nódoas difíceis da sociedade. Ou pelo menos, aqueles que o Estado Novo considerava como nódoa social, ou seja, toda a gente com um palmo de testa.

Ah! E lembrem-se que a Coca-cola só chegou depois do 25 de Abril por causa dele. Foram anos e anos em que podíamos ter descalcificado os ossos e perdemos essa hipótese!

Pronto, depois destes esclarecimentos à sociedade, tenho a certeza que se a votação fosse agora, ganharia o Obikwelu!!!

segunda-feira, abril 02, 2007

O país parou neste fim de semana... só neste?

Ontem foi o grande dia, o dia em que “o país parou” para ver o Benfica-Porto.

Bom, nem todo o país. Houve alguns que viram a gala dos Globos de Ouro.

Ah! E outros ainda que viram a Bela e o Mestre, essa mostra de cultura, em que mulheres bonitas (se bem que isso é algo duvidoso) se misturam com tipos espertos e tímidos (o que também é duvidoso).

Bom, ainda havia gente a festejar o final do Rally de Portugal, em grande festa, dizendo que foi um sucesso. Sim... um sucesso... os principais pilotos a dizerem em uníssono que não gostaram da super-especial no estádio do Algarve por ser muito lenta. E um ferido no 1º dia, inserido num grupo de gente que estava fora da zona de segurança.

Ah! E alguns eram internados em hospitais públicos, sabendo que já iam pagar mais pelo internamento, um sistema de saúde público onde se paga cada vez mais.

Bom, alguns também se entretiam em tertúlias sobre a OTA, discutindo a viabilidade de construir um aeroporto numa zona pantanosa e com uma fauna que será destruída em três tempos.

Bem, com um país destes, ainda se admiram que o Salazar tenha ganho a votação?...