sexta-feira, novembro 30, 2007

Joke

Esta, que recebi hoje, está tão boa que tenho que a colocar aqui...


No Metro, um anão escorregou pelo banco e um outro passageiro, solidário, recolocou-o em posição.

Pouco depois, o anão voltou a escorregar e o mesmo passageiro voltou a colocá-lo no assento.

Como a situação repetiu-se sequencialmente, o referido passageiro irritou-se e protestou:

“Bolas! Não me importo de ajudar, mas será que você não consegue sentar-se em condições?"

O anão respondeu:

"Meu amigo, há mais de cinco estações que estou a tentar sair, mas o senhor não deixa!!!"

quarta-feira, novembro 28, 2007

Congestionamentos???

Hoje cheguei ao apeadeiro onde habitualmente apanho o combóio para Braga à hora habitual, ou seja, em cima da hora.



Saio do carro já com o combóio a chegar ao apeadeiro, e vou em passo apressado para entrar na carruagem.



Vejo um lugar sentado. Sento-me. Reparo que ao meu lado está um tipo nos seus 30 e muitos/40's, de manga curta. À minha frente está outro tipo todo encasacado, de cachecol e barrete. "Portugal é um país de contrastes", penso eu, antes de reparar que não conhecia ninguém à minha volta (nenhum personagem do tal "quadro" de que falava num post anterior).

Suponho que seja normal, estou sentado numa carruagem diferente da habitual, mais próximo da frente do combóio.

Mas de repente, o combóio pára numa estação diferente da habitual. O que apanho às 7:44 não pára em S. Frutuoso. Nessa altura, olho para o indicador electrónico: diz "Destino: Guimarães".

Raios... Olha se tinha adormecido logo, acordava em terras do tal que batia na mãe, sem grande hipótese de vir para Braga!

Saio na estação seguinte, e aguardo pelo combóio para Braga, que aparece passados 5 minutos.

Neste, o display electrónico indicava que o atraso se devia a "congestionamento de tráfego"... Ora porras, estamos a falar de combóios! O número de aparelhos a circular é o mesmo todos os dias! Como é que pode haver "congestionamento de tráfego"???? Houve um engarrafamento??? O combóio para Viana do Castelo queria virar à esquerda no cruzamento e bateu no que vinha de frente??? Como raios é que há "congestionamento de tráfego" em linhas de combóio???

Podiam dizer a verdade, e indicar que o atraso se deveu a alguma criatura que se tenha atirado para a linha em suicídio (já não seria a 1ª nem a 2ª vez, desde que comecei a utilizar esse meio de transporte).

Bom, na realidade, é possível que haja algum congestionamento, se as fábricas que utilizam a via férrea para transporte de produtos não fizerem a gestão do tráfego correctamente. Mas em Portugal não acontecem erros de organização desse tipo. Naaaahhhhh...

terça-feira, novembro 27, 2007

Orgulho

Imagens que ficam do passado fim de semana...

Podia dizer muita coisa, da miserável prestação do guarda-redes da Académica frente ao Benfica, às declarações sobre a necessidade de demissão do Jardim Gonçalves, para que se coloque alguma ordem no BCP.

Mas não, para mim, não ficará nada disso na retina.

Ficará um combate de boxe, que vi no Domingo à noite no Eurosport, entre um Americano e um Russo. Dois pesos-pesados, profissionais, que deram um bom combate, a fazer papas de sarrabulho do crânio de cada um. O Americano (negro) tinha o filho, aí dos seus 10 ou 11 anos, durante todo o combate a incentivá-lo, incluindo uma boa série de "hit that motherfucker!!!", que se ouviam por todo o pavilhão. Em cada intervalo, o puto lá estava, com os treinadores, a incentivar o pai. Tal não tinha escapado aos ouvidos atentos dos comentadores, que por entre os impropérios típicos de comentador desportivo, que tanto comenta uma final do campeonato mundial como o funeral do Ti Manel Padeiro.

Até que, ao 11º assalto, o homem leva mesmo uma carga de porrada, e antes que ficasse com o cérebro em gelatina, o próprio treinador atirou a toalha para o ringue, o que significa a desistência do combate.

O miúdo, mal o árbitro dá o combate por terminado, salta lá para dentro, vai ter com o pai e abraça-o com força, reconfortando-o.

O próprio comentador não se conteve e soltou um "bom... este agora é um momento forte!".

A imagem ficou. Apesar de novo, o miúdo aceitou a derrota do pai, e foi reconfortá-lo assim mesmo. Quantas vezes um pai não se vira para o filho e, em vez de lhe dizer "sei que deste o teu melhor", o insulta por não ter atingido o objectivo?

Bom, tirando isto, ficou também a caricatura dos Gatos ao Scolari... "e o burro sou eu? o ruim sou eu?..." Na 2ª estava toda a gente a fazer gestos estranhos com a cabeça! :)

sexta-feira, novembro 23, 2007

Rapariguinha do Combóio.

Há uns anos, cantava o Rui Veloso sobre a Rapariguinha do Shopping. Hoje em dia isso está muito batido, por isso vou transpor a coisa para outro contexto...

No horário em que vou de combóio para Braga, todos os dias, era habitual entrar uma rapariguita bem interessante, em Famalicão.

Bom, mulheres bonitas há em toda a parte, e vão aparecendo algumas no combóio, mas aquela era diferente... Era mais sofisticada, sempre com a indumentária aprimorada (em termos correntes: "bem arranjadinha"). E chamava a atenção por isso.

Fazia parte do quadro, das personagens que se encontram todos os dias, e que praticamente já se cumprimentam, sem dizer uma palavra. Basta um encontrar de olhares para perceber se há ou não uma ligação, nem que seja "oh, mais um dia a aguentar a tua fronha!". Não era o caso com esta miúda.

Mas, já há umas 4 ou 5 semanas que não aparece, pelo menos não naquele horário, nem no imediatamente anterior. Já pensei no que lhe terá acontecido... mudança de emprego... mudança de casa...

Nunca tinha falado com ela, e provavelmente nunca iria falar, mas senti a alteração no quadro, ao ficar sem aqueles breves, brevíssimos segundos diários em que a via entrar no combóio e passar por mim em direcção a um lugar livre...

Bom, já de outras personagens não posso dizer o mesmo. Esta semana tive o infortúnio de ser acompanhado duas vezes por uma família (será?) de romenos. Pelo menos parecem-no, ar cigano e a falar algo que me pareceu Romani. Não que sejam mal comportados, nem arranjam confusão, muito menos não estão lá para assaltar ninguém, mas.... têm um odor... que raios, cheiram a presunto!!!

Sim, a presunto, como quando entramos numa taberna com imensas pernas da pernoca do bicho penduradas no tecto. Agora imaginem que as pernocas estavam já todas um pouco rançosas. Pronto, é esse o cheiro. Não deixa de incomodar, quando saíram (fizeram o percurso Porto-Famalicão), já estava algo nauseado, e deu para respirar de alívio... literalmente!

Eu até gosto bastante de presunto... principalmente no pão... ou com meloa, mas quer-se dizer... com braços e pernas e a falar alto... oh meus amigos... zz-zz....

segunda-feira, novembro 19, 2007

Primária

Na passada 6ª-Feira participei num jantar de colegas da primária.

Já foi o 2º jantar, mas o 1º já tinha sido há cerca de 10 anos, pelo que já não me lembrava de muita gente.

Foi bom ver como toda a gente está bem, pena não terem aparecido todos.

Basicamente, eu e o outro jovem moçoilo que apareceu, somos os únicos ainda solteiros e sem filhos! Todas as miúdas já estão casadas e com pequenotes, algumas das quais com vários.

Já me perguntaram "e isso não te dá vontade de também ter uma família?", ou "e isso não te faz sentir velho?"...

A resposta é "Não!" a ambas as questões. Não tenho nada contra quem constitua uma família cedo, mas não é para mim. Ainda me sinto novinho, com muito para viver!

E convenhamos, hoje em dia, quando falo com amigos casados e falo das viagens que faço, ou da vida que levo, e invariavelmente a resposta que ouço é "ah, pois, tu é que estás bem..." ou mesmo "eeee, quem me dera poder ter essa vida...". Claro, todos dizem também que a vida de casado tem vantagens e desvantagens, e que as vantagens compensam, mas geralmente dizem isto com uma cara que diz tudo....

Por isso, vou mantendo vivo o movimento pelo solteirismo! Viva as noitadas sem horas para acordar! Viva a liberdade de chegar a casa às tantas! Viva a liberdade de fazer o que nos apetece, quando nos apetece.

Isto, claro, até encontrar quem me faça pensar o contrário...

segunda-feira, novembro 05, 2007

Pepitas de...

Hoje cheguei a casa e tinha uma prenda da minha gatinha...

Tão gira que ela é... tão fofinha, tão riquinha.... a lindinha deixou-me um resto de poia na mesa da entrada. Um pedacito de uma cagadela inocente, que terá ficado preso ao seu rabiote felpudo depois da necessidade feita, penso eu.

Bom, acontece, com uma gata de pelo comprido, isto iria acontecer mais cedo ou mais tarde. Ainda bem que deixou este resto numa superfície vidrada, o que tornará a limpeza muito fácil.

Quando chego com papel higiénico embebido num produto para limpeza de "azares" causados por felinos, reparo que também está um pedacito na parede, mesmo junto à dita mesa.

"Bom, ela ao virar-se na mesa, roçou na parede e pronto, lá ficou aqui outro pedacito". Penso eu... Felizmente a parede tem tinta lavável, pelo que a limpeza também não foi difícil.

Coloco o papel higiénico no lixo, e reparo que pela cozinha tem mais alguns pedacitos... 3 ou 4... no chão... Começo a achar estranho... vou para a sala, mais dois pedacitos... alegria... uma data de pepitas de ouro negro para uma qualquer mosca mineira em dia de sorte.

Resolvo dar uma olhadela à bicha, já que todos os restos de caca parecem relativamente frescos.

Analisando a bicha, o horror: tinha uma poia presa nos pelos da cauda. Por onde passasse, deixava a sua marca!

Apresso-me a lavar-lhe a cauda (ao qual acedeu sem problemas, o que muito me espantou!), e depois disparo pela casa, para tentar perceber se os sofás ou a cama tinham sido afectados. Ufff! Felizmente, não. Posso descansar...

A miúda salta-me para o colo para pedir festas, e ao fazer-lhe a vontade, reparo que o horror ainda não tinha acabado... ela tinha um pedaço de merda nas costas, provavelmente trazido pelo que tinha na cauda! Toca a correr para o WC para acabar o servicinho! Já não foi tão fácil lavar-lhe as costas como a cauda, mas lá acedeu, algo relutante. Tornou-se mais fácil quando se entreteu a comer uma planta da sala, não ligando à minha limpeza.

E já agora, venha daí uma limpeza ao chão da sala e cozinha, com detergente perfumado!

Ainda assim, e depois de ter passado 1 hora nisto, depois de um dia de trabalho cansativo como são todos, não consigo deixar de olhar para os olhitos verdes da bicha, e pensar que é o animal mais bonito do mundo...