quarta-feira, maio 28, 2008

Smoke-Free Air

O nosso PM foi apanhado a fumar no avião...

Eu não sei até que ponto devia ter sido multado. Podemos ver isto de várias formas.

Por um lado, são as próprias companhias que escolhem se é ou não permitido fumar no avião. Por isso dizem, no início de cada vôo: "este é considerado um vôo verde, pelo que não é permitido fumar". Ora, o vôo do Primeiro-Ministro, além de não ser uma carreira normal (fretado), deve ser um vôo rosa...

Por outro lado, considerando que é um avião de uma companhia portuguesa, deve estar obrigado a cumprir a legislação portuguesa. Ou seja, não deve ser permitido fumar dentro do espaço fechado.

Há quem diga "ah e tal, é por causa do ar condicionado..." Pois, como se todos os desastres aéreos dos últimos 60 anos fossem causados por um puto que resolveu acender uma passa na casa de banho...

O certo é que incomoda quem está na mesma zona. Seria como alguém acender um cigarro num autocarro. É como largar uma bufa nessas ocasiões. Sabemos que não se deve fazer porque incomoda os outros, por isso não o fazemos. Certo???

Mas acho muito bem que lhe tenha servido para deixar de fumar!

Mas hoje em dia, começa a ser complicado. Mas ainda hoje há situações complicadas para quem não é fumador. Numa entrevista de emprego, por exemplo. Perguntam-nos se somos fumadores, e com uma resposta negativa, vem um "ah, então lamento mas vamos ter que o excluir do processo de candidatura"
"...ah? Atão porquê?"
"Oras, se o nosso pessoal fumador faz sempre 3 ou 4 pausas de 5 minutos por dia para ir fumar, você vai fazer o quê? Vai com eles para ficar de braços cruzados? Não senhor, não queremos cá pessoas de braços cruzados..."

terça-feira, maio 27, 2008

Boi...cote!

Bom, já é tempo de deixar alguma consideração sobre o preço da gasosa...

Eu tenho um carro a gasóleo, e se durante muito tempo compensou, a verdade é que hoje... ainda compensa! Quanto mais não seja porque gasta menos.

Mas fala-se em boicotar nos dias 1,2 e 3 de Junho os postos da Galp.

Tudo bem. Até gostava de acreditar que poderia ter algum efeito, mas o mais provável seria fecharem postos, e não a baixa de preços.

Mas o facto é que os preços estão demasiado altos. Não só pelo imposto sobre os combustíveis, estupidamente alto no nosso país, mas também pela concertação entre as gasolineiras. Senão, não se explica o aumento enorme de preços das principais marcas, enquanto as marcas mais baratas se começam a distanciar.

Posso estar muito enganado, mas a ideia que tenho é que o Petróleo é refinado nas refinarias (passo o pleonasmo...) de Matosinhos e Sines (da Petrogal, ou seja, Galp), e depois vendido às gasolineiras, que podem ou não adicionar aditivos ou coisa parecida, para obter as gasolinas "premium".

Ou seja, eu ando a fazer o meu próprio boicote à Galp há cerca de um mês. Agora só coloco na Esso, preferencialmente na bomba do Arrábidashopping, que tem estado a menos 10 cêntimos. E a minha trotinete não se queixa. Tem as mesmas prestações, tem os mesmos consumos. Mas o povão parece que quer lá saber, eu vejo sempre as bombas da Galp cheias de gente!!! Está tudo doido, mas continuam a queixar-se!!!

Por isso... venha daí esse boicote!!!

quarta-feira, maio 14, 2008

Peregrinos... ou Pellegrinos?

Ontem foi dia 13 de Maio, culminar da grande peregrinação a Fátima para celebrar as aparições da nossa senhora.

"Tudo bem", penso eu, não sou religioso, mas cada um tem direito às suas crenças. É pena a coisa não ser como a celebração da nossa senhora del Rocío, em Espanha, aquilo é que é bonito de ver, um milhão de pessoas à batatada para ver quem consegue chegar a tocar a imagem da santa, aquilo sim, é sacrifício!!!

Mas... outra coisa é quando me enviam mensagens para o telemóvel...

Recebi uma com o seguinte texto: "Em 1917 Os pastorinhos encontraram NOSSA SENHORA de FàTIMA e dai para a frente ELA foi a protectora de todos k NELA creem.ELA já fez muitos milagres,já curou muitos doentes.Não kebres esta corrente.Manda a 7 pessoas.Se tiveres fè hoje irà acontecer 1 milagre na tua vida ! Faz 1 pedido e ELA atender-te-à. Força."

Posto isto, uma série de considerações saltam à vista...

Respondi logo à mensagem com um singelo texto aludindo ao facto do próprio Vaticano ter recusado o processo de beatificação dos pastorinhos, e de ter muitas dúvidas que eles alguma vez tivessem tido telemóveis...

Não me responderam de volta. Estranho...

Mas tão pouco me parece que a virgem tivesse também um telemóvel para seguir quem envia a mensagem a 7 desgraçados.

Quanto a esse milagre... não podiam ser mais específicos? Que tipo de milagre? Financeiro, tipo génio da bola? De Saúde, tipo curarem a micose? Ou daqueles milagres do tipo "epá, ver o nascer do sol é como assistir a um milagre..."???

E o pedido? Tenho que enviar outro SMS para algum número celestial? Ou é telepaticamente, tipo Lara Li??

E também não me parece que a Nossa Senhora aprovasse o envio de mensagens com "Quebres" escrito com K!!!!!

Oops, reparei agora.. pelo "Força" no final, deve ter sido a Nelly Furtado a enviar... Essa não está mal...

(sim, tinha que acabar com uma boca tipicamente machista!!!)

PS: Que me desculpe quem em enviou a mensagem, mas é daquelas coisas para as quais hoje não tenho pachorra...

terça-feira, maio 13, 2008

Vem aí o Euro-2008

Ontem foram anunciados os convocados para o Campeonato Europeu de Futebol. Entre eles um rapazola que, a meu ver, não terá grande hipótese de jogar, numa posição para a qual há mais e melhores, mas enfim.

Aliás, a selecção parece-me claramente desiquilibrada. Não por haver jogadores bons ou maus nesta ou naquela posição, mas por haver vários jogadores que não jogaram a maior parte da época! Ou por lesões ou por serem suplentes. Ricardo? Petit? Postiga? Nuno Gomes???? Nunca gostei do Scolari, disse-o da primeira hora, mas agora acho que mostrou que não sabe escolher equipas. Por alguma coisa passamos à fase final à rasca... com um empate a 0 com a Finlândia, em casa...

A minha previsão para o campeonato europeu? Sou pela selecção, claro, mas não prevejo nada de bom. Uma vitória com a Suíça por 1 ou dois golos, para levantar o moral estupidamente alto e anunciarem-se como campeões, para depois empatarem com a Turquia (provavelmente 1-1) e perderem com a Rep. Checa. Como estas últimas vão ambas ganhar à Suíça, Estou a ver a Turquia e a Rep. Checa a passarem à 2ª fase.

Mas até lá, será imensa a publicidade na TV e jornais, as inundações de promoções associadas ao evento.

Aliás, já são tantos os concursos e passatempos em que se podem ganhar bilhetes e viagens para os jogos da selecção, que só com isso já enchemos os estádios! É que são pequenitos!

Ao menos teremos lá os imigrantes para nos apoiar. O problema é que sempre que os clubes e selecção jogam em terra de imigrantes, geralmente sai asneira. Tem sido assim com Porto, Sporting e Benfica, e com a Selecção não tem sido muito diferente. Talvez os jogadores se sintam inibidos na presença das primas imigrantes, sei lá.

É óbvio que espero que Portugal vá o mais longe possível, mas se não passarmos da 1ª fase, estou pra ver quantos não saem à rua para dizer "eu nunca gostei daquele gajo!!! Maldito Brasileiro!!!"... Mas por este andar, ainda metem o Chalana a substituí-lo... venha o diabo e escolha!!

segunda-feira, maio 12, 2008

Maio de 2008

Hoje bateu uma saudade...

Comemoram-se, este mês, os 40 anos do Maio de 68... Esse evento primordial para o desenvolvimento social e cultural da europa de hoje.

Ainda hoje me lembro de ter ateado o rastilho da revolução estudantil...

Sim, o que muita gente não sabe é que aquilo foi tudo culpa minha, ao ter deixado um pionés no assento do tipo que deu o primeiro berro de contestação. Na verdade, não foi de contestação, mas de susto e raiva, ao sentar e sentir a picadela na nádega direita. O problema foi de ele ter começado o grito de raiva com "Esse grande filhodap...", e o exército do De Gaulle ter pensado que era para ele. A partir daí, a coisa descambou até ter atingido proporções épicas.

No fundo, é o que se passa hoje em dia com as críticas ao primeiro-ministro em Portugal...

Agora, nem queiram saber qual o papel que eu tive na manifestação da queima de soutiens, uns anos antes... :)


PS: Falando um pouquinho (só um pouquinho) a sério, na televisão viu-se o José Hermano Saraiva, na altura em que a coisa alastrou a Portugal, a indicar na televisão (antes da novela das 8), que (em bom português) "ou os estudantes se portam bem e a ordem regressa à universidade, ou daqui a uns anos estou a fazer um programa de televisão a dizer 'E foi aqui... que inseri uma vara de madeira, no ânus de um dirigente estudantil burocrato-fascista". Curioso, agora ninguém lhe fez perguntas sobre aquela altura...

quinta-feira, maio 08, 2008

Umas de Vénus, outros de Marte

Vou comprar uma televisão. Há de ser um LCD.

Durante a fase de escolha, que em mim costuma ser longa, para no final ficar a pensar "eeepá, afinal isto não era bem o que pensava"..., obviamente comparo vários modelos diferentes, e fico especado nas lojas de electrodomésticos a comparar as várias televisões ligadas ao mesmo tempo, mesmo como o burrito a olhar para o palacete.

Ao conversar com amigos, e isto num grupo em que estavam raparigas, a certa altura fala-se na questão de ser uma tv de 50 ou 100Hz.

As raparigas deixam bem claro que não vêm diferença nenhuma. Os rapazes rebatem dizendo que a diferença é bem visível.

Já me tinha apercebido que os homens são diferentes das mulheres. Quer dizer... neste aspecto... (noutros já tinha descoberto há algum tempo... mas não muito!)

Já no tempo do secundário, e depois na faculdade, tinha percebido que os homens aparentam ter maior facilidade em imaginar construções ou planos tri-dimensionais do que as mulheres. Isto era muito visível nas aulas de Desenho Técnico.

Não sei se terá a ver com as televisões, mas é verdade que a grande maioria das mulheres não nota diferença entre uma tv de 50 ou de 100Hz. Para simplificar, a de 100 tem uma velocidade de actualização da imagem mais rápida, pelo que cansa menos a vista, porque fica com uma imagem e movimentos mais fluidos.

Por outro lado, um amigo que me diga que também não vê diferença, será gay??? Bom, se a seguir rematar com um "ah! E já agora, acho o futebol uma coisa muito bruta", aí sim, aí será o atestado.

Por um novo lado, também já me disseram que a minha forma de mergulhar o saquinho do chá na água quente é algo afeminada. E não percebo patavina de mecânica automóvel. Oh raios, serei gayzola?!?!?!?

Ah, não, claro que não, eu sei a diferença entre tv's de 50 e 100Hz... Por alguma coisa estou a pensar comprar uma de 120Hz! Haja machismo que aguente com isso!!!