sábado, setembro 20, 2008

Caminhos telefónicos

No trabalho, tenho um telefone (fixo) de secretária, e um telemóvel. E é vulgar receber chamadas para o telemóvel enquanto estou sentado na secretária.

E é normal, principalmente quando o assunto é mais delicado, levantar-me e andar de um lado para o outro enquanto falo, muitas vezes com gestos mal coreografados a acompanhar a discussão.

E já reparei que não sou o único...

É estranho...

Porque raios sentimos necessidade de andar às voltas para discutir um assunto qualquer?

Há pessoal, no MBa, que começa a falar num sítio e acaba pr'aí a 500m de distância, ou não fosse este um espaço relvado enorme. Há pessoal que chega à aula cansado.

E no trânsito? Pessoal a falar ao telemóvel e a esbracejar como se estivesse à caça de moscas numa coreografia oriental a 45 rotações. A prática proibida, de falar com o telemóvel seguro pela mão encostadinho à orelha, ainda é a única que deixa perceber que a pessoa está com uma chamada telefónica. Com os sistemas maõs-livres, o pessoal faz o verdadeiro espectáculo, principalmente quando fica exaltado.

Mas porque raios não conseguimos falar e ficar quietos ao mesmo tempo???

sábado, setembro 13, 2008

MBAventura...

Não foi propriamente pela vontade de estudar, nem a ânsia de conhecimento, mas inscrevi-me num MBA.

Confesso, foi para valorizar o currículo, e ver o que me cai na rifa daqui a uns tempos, talvez consigar valorização suficiente para obter uma posição catita numa empresa situada mais próximo de casa, que isto de ir e vir para Braga todos os dias, já cansa, por muito que goste de trabalhar naquela empresa.

Vai ser um desafio, espera-me um ano de trabalho intenso, de algo que prevejo como muito difícil, que será a conciliação do trabalho normal com o estudo, mas todos os que por isto passaram dizem que vale a pena. A ver vamos. Além disso, vai-me custar os olhos da cara em propinas. E se ficar só pela cara, já me dou por sortudo...

Mas... difícil também é ouvir N vezes "ah vais fazer um MBA? Em quê?"...

Caraças... eu vou deixar de responder "em gestão", e um dia destes ainda passo a ser mais ríspido.

Gente: "MBA" quer dizer "Master in Business Administration", ou seja, "Mestrado em Gestão de Empresas". Ponto final! Não é especializado em coisa nenhuma, seja marketing ou gestão hospitalar. É um MBA e pronto!

A turma é imensa, demasiadamente grande. 81 inscritos, fora os que falharam alguma disciplina no ano anterior e estão a repetir este ano. As aulas de economia aproximam-se dos 100 alunos, o que torna a compreensão nas aulas mais complicada, há mais dispersão. E ainda hoje o "tio Bessa" confessou que dos 81, pensam ficar com 75 após o periodo inicial de uniformização de conhecimentos, que tem exames eliminatórios no final. Passa-me pela cabeça ficar pela 1ª fase, nunca fui grande aluno, mas a ver vamos. E os colegas, aquilo que já vou conhecendo, parecem ser porreiros.

Se penso ser gestor "a sério"? Nah, não tenho perfil para isso. Os colegas geralmente dizem-me que sou demasiado "bonzinho", e às vezes é preciso dar um murro na mesa. Mas em contrapartida, o meu chefinho holandês vai dizendo que estou melhor nesse aspecto. O que ele não percebe é que, a partir do momento em que vejo que ele não dá aumento a ninguém, trabalhe mais ou menos, começo a ficar menos preocupado em não dizer "bacoradas", logo fico mais respondão...