domingo, março 06, 2011

Manif pra quê???

Este ano ainda não tinha deixado aqui nenhum registo para a posteridade.

Não é que não me ocorram pensamentos soltos com alguma frequência, mas daí a lembrar-me deles quando chego a casa e ter pachorra para me sentar ao pc para escrever qualquer coisa de intelegível, vai uma grande distância.

Mas se há coisa que me tem irritado, é esta convocatória para uma grande manifestação social, alegadamente com o propoísito de provocar "a demissão de toda a classe política".

...

Custa-me a acreditar nisto. Tudo bem que, vendo os acontecimentos em África e no médio oriente, seria demasiada ingenuidade não pensar que algum iluminado iria tentar fazer o mesmo aqui na terrinha. Ainda tive esperança que a onda de protestos contra chefes de estado déspotas e eternos pudesse chegar à Madeira, mas não, foi directo para Lisboa.

Habitualmente, não gosto de insultar ninguém, gosto de dar o benefício da dúvida a quem lança uma opinião contrária à minha. Mas a meu ver, os organizadores de uma manifestação como esta não podem ter dois dedos de testa, é burrice a mais. É uma acção que demonstra uma imensa inépcia social, de quem não faz a mínima ideia de como se gere um país.

Senão, vejamos...

"Demissão de toda a classe política"??? E a seguir, acontecia o quê? Havia eleições? As últimas sondagens indicam um empate técnico entre PS e PSD, ou seja, pouca coisa iria mudar, além de um processo eleitoral caríssimo para um país já próximo da bancarrota. Se não fosse essa a ideia, seria colocar "gente idónea e realmente interessada em solucionar os problemas do país" à frente do governo? Hmm... isso soa-me a ditadura...
Ah, não, dizem eles que "Acreditamos que existem políticos, juízes e gestores públicos com honestidade e competência. Exigimos que deixem de omitir e pactuar com o descalabro organizativo do país." Sim, sim, de repente formam todos um partido de salvação nacional, resolvem os problemas criados por 20 anos de subsídio-dependência em três penadas, resolvem os problemas de iliteracia sócio-económica de que padece o português comum, ensinam os empresários portugueses a gerir empresas correctamente e a pensar no lucro a longo prazo em vez do porsche na garagem, e baixam as taxas de juro de um dia para o outro. Ah, e aumentam o salário mínimo para 1500€, já agora, não?

Ainda por cima, tiveram a lucidez extrema de enviar um convite para participar na manifestação a todos os deputados. Ou seja, quase todos os políticos existentes actualmente. Alguém terá enviado ao Passos Coelho? Ou ter-se-hão esquecido que o homem não é deputado por birrice da anterior presidente do partido? Sim, essa que ainda não há muito tempo disse que o melhor era suspender a democracia para impor as reformas necessárias. Mais ou menos o que acontecerá quando o FMI entrar.

Espanta-me que esta gente não se canse do síndroma do "está tudo mal e a culpa é de quem manda". Parece uma cena de futebol, em que se a equipa joga mal, o problema é sempre do treinador. Cansa-me o protesto só porque está na moda protestar. Cansa-me a anosognosia de quem é incapaz de perceber que grande parte dos problemas está em nós próprios.

Querem uma proposta? Eu sugiro uma: exceptuando os profissionais liberais, que tal se todos os trabalhadores por conta d'outrem a quem seja proposto trabalho a recibo verde se recusem a aceitar? Ah, mas aí há sempre um ou outro que precisam de dinheiro e acabam por aceitar. E depois vêm queixar-se para a rua.

E outra: E que tal se os bancos começarem a recusar empréstimos a quem já tiver 70 ou 60% de envididamento? Deixavam de haver tantos carros topo de gama na estrada, mas se calhar deixava de haver tanto crédito mal parado, e o pessoal já tinha dinheiro para medicamentos...