A Europa e o mundo ocidental andam algo chateados com o Sarkozy por querer expulsar os ciganos romenos e búlgaros.
Agora veio também sua santidade o Papa apelar ao bom senso. Pois sua santidade nunca deve ter andado de combóio com uma catrefada romenos ciganos. Sua santidade e os opinion-leaders que reclamam deste acto bárbaro nunca devem ter inalado o ar fétido e pestilento, impossível de descrever, que fica entranhado nos tecidos das carruagens depois de uma horde de 20 ou 30 romenos percorrerem o trajecto Porto-Braga.
Mesmo nos dias em que não aparecem, o cheiro está lá...
E nem é só o cheiro. É o barulho. Por alguma insondável razão, não conseguem falar baixo, não conseguem manter uma conversa com um nível sonoro aceitável para uma situação social.
Sua santidade nunca deve ter tentado adormecer no final de um dia longo de trabalho e não conseguir pelos berros incompreensíveis. Nem lhe devem ter tentado vender sandálias Lacospe ou Reetruck. Muito menos deve ter tido que aguentar o banquete de frango às 7 da manhã, cujos restos fazem questão de atirar desde a porta da carruagem para um monte de lixo que se vai acumulando na estação da Trofa. Ou melhor, ia, porque com a estação nova não têm para onde atirar os restos.
É claro que este tipo de iniciativas é inútil, pois sendo a Roménia e Bulgária parte integrante da União Europeia e do espaço Schengen, terão todo o direito de voltar a França, passado pouco tempo. A meu ver, a opção mais justa e quiçá humanitária seria tentar integrar este povo na sociedade, com formação e apoio social. Mas isso custaria dinheiro, e os outros todos que estão em casa a receber o RSI (pois esse não é um mal exclusivamente português), pensam "então estes vêm de fora e ainda são ajudados? Então e eu, que sou nativo???". Pois, mas esses não cheiram a presunto rançoso, até porque o RSI dá para pagar shampoo, o gel de banho, a loção pós-banho, a massagem no spa, o mercedes para ir até ao spa, etc, etc...
Mas não posso culpar o baixito presidente de França. Sua santidade, já que curte lavar uns pézinhos uma vez por ano, faça algo de útil à sociedade venha para a estação de Braga, já que perto da estação central tem uma bomba de gasolina, onde a horde romena costuma lavar os pés após a longa e desgastante viagem...
PS: Antes que me acusem de xenofobia, já conheci romenos muito porreiros... e não tenho nada contra os ciganos! Dá-lhe Quaresma!!! :)
Saúde mental (escrito em 16/08)
-
Hoje levantei da cama agora às 7:00 da manhã e desisti de dormir. Estava
muito ansiosa, com muitos pensamentos e resolvi levantar e ser produtivo.
Enfim, ...
Há 5 anos