segunda-feira, junho 08, 2009

Eleições Europeias 2009

Ontem foi mais uma jornada eleitoral, a primeira deste ano, e para eleger os nossos deputados no Parlamento Europeu.

Era certo e sabido que o PS iria perder pontos. Não pela falta de políticas, ideias ou pela oposição do PSD, mas porque o seu candidato era claramente dos piores que se podiam arranjar. Até o Tino de Rãs faria melhor que o Vital Moreira. Certo, o Paulo Rangel não é propriamente um líder carismático, mas ao lado do Avô Cantigas, parece uma versão branca, baixinha e gorducha do Obama!

Mas estas eleições, para mim, ficaram marcadas pelo episódio do Movimento Mérito e Sociedade, o Partido MMS. Resolveram ir fazer campanha para a Auto-Europa. "Têm lá largos milhares de trabalhadores!", dizem eles, inconscientes de que a fábrica emprega cerca de 2900 pessoas.

E lá vão, partindo de Lisboa. Perdem-se pelo caminho mais do que uma vez, até finalmente lá chegarem.

"É inadmissível, é um exemplo de que, no nosso país, a sinalização rodoviária é uma vergonha! Como querem pertencer à Europa se nem em Portugal nos conseguimos movimentar??"

E dão com o nariz na porta. Ninguém os avisou que, naquele dia, era feriado em Palmela...

"É inadmissível! Como é que, num país Europeu, se trabalha em Lisboa mas é feriado em Palmela???"

O homem não deve viver na mesma Europa que eu... tive mesmo pena que não tenha conseguido ser eleito, seria interessante ver na Euronews "deputado português finalmente consegue chegar ao parlamento europeu, ao 18º dia de tentativas, e após ter sido encontrado 3 vezes a vaguear nas ruas de Bruxelas, à procura do dito..."

Claro que outro episódio, semelhante, foi o do PP ter resolvido ir fazer campanha para uma feira do Fumeiro (penso eu), algures em Trás-os-Montes, para descobrir, ao chegar lá, que a dita feira tinha sido um mês antes...

Ah, e quanto a propostas para a Europa? Bom, diz a Ilda Figueiredo, do PC (oops, eles teimam em dizer que é CDU...), que o seu partido foi o único que votou contra uma lei europeia que visa uniformizar os salários dos eurodeputados. Para o deputado português, isto significa o dobro de vencimento.

Então... mas a senhora foi eleita... Então e agora? Vai doar metade do salário a instituições de caridade? Ao partido? A crianças desfavorecidas? A projectos de solidariedade com África? Cá pra mim, vai ficar mesmo pela cozinha, entre tachos e tachos...

E claro, todos os partidos cantam vitória. Todos, excepto o PS, não há maneira de arrnajar um discurso positivo. Os criativos da "máquina PS" olham para o Vital Moreira e desanimam automaticamente.

Mas achei piada ver o PSD cantar "Viva Portugal! Portugal escolheu a mudança!", numa votação em que mais de 62% do pessoal não apareceu. Dois terços da população! Isto nem devia ser válido. É que depois o pessoal diz mal e porcamente dos eleitos, mas não mexeu uma palha para ir lá contrariar.

Mas é natural, o povo ficou a ver a bola, que por acaso tinha sido no dia anterior. Às tantas foi alguém do MMS ou do PP que lhes terá indicado a data do jogo...

terça-feira, junho 02, 2009

Oralidades

Há muito tempo que não ia ao dentista. Diria mesmo que não ponho os pés num há vários anos.

Sempre tive dentes relativamente bons, o problema sempre foram as gengivas.

Há coisa de meio ano atrás, começaram a nascer os dentes do siso. E deste então, rara é a refeição em que não tenho dores ao mastigar. Até já pensei em ir ao dentista, mas há sempre aquele pensamento "hmm... ainda não é assim tão grave, deixo prá semana".

Ultimamente, ao ver-me ao espelho, nomeadamente após as operações de higiene oral (não, não é um trocadilho para posições sexuais), tinha reparado que dois dentes da frente, os dois centrais, do maxilar inferior, estavam num estado que inspirava respeito. Já tinham ultrapassado aquela cor amarelo-creme do sorriso-pepsodent-versão "antes do tratamento" para uma tonalidade mais escura. Já me preocupava.

E sentia que havia ali uma saliência num dos dentes. Já andava a pensar "agora é que vou ganhar coragem e marcar um raio de uma consulta!"

Mas ontem... ao escovar, e principalmente ao ir lá com o dedo, a tal saliência no dente salta fora.

Porras! Saiu-me um pedaço do dente!!! Assim, sem mais nem menos!!! Num repente vêm-me à memória as imagens do filme "A Mosca", em que o protagonista (o grande Jeff Goldblum) começa a perder partes do corpo... primeiro uma unha, dentes, orelha... Já me imaginava careca de apêndices corporais! Só faltava aparecer o Albarran para o "a tragédia... o drama... o horror!" (esta é uma private joke).

Vai daí, hoje de manhã, com a ajuda de uma excelente colega de trabalho, lá se marcou uma consulta numa agenda cheia de um dentista, lá perto da fábrica.

Um dos meus temores com dentistas tem a ver com a realidade de que em muitos casos, mesmo sendo a 1ª visita, sentamo-nos na cadeira, a assistente prepara a coisa e mete-nos um ou dois tubos goela abaixo, e heis que aparece o carniceiro dentário, qual entrada triunfante (faltando apenas a música do Old Spice), senta-se na cadeira e apenas exprime, quando muito, a frase "ora então vamos lá...". E zás, toca a brocar! Tratamento chapa 5.

Este a que fui hoje, honra lhe seja concedida, perguntou a razão da minha ida, examinou previamente os dentes e expressou o seu veredicto, tranquilizando-me relativamente à lasca que me tinha saltado. Realmente os tais dentes da frente estavam em mau estado, com bastante tártaro, e tinha sido isso a saltar fora, não uma parte do dente... Diz ele que, se a dentição, por acaso, não fosse tão boa como é, aí sim, a situação poderia estar pior, e o dente já estaria a abanar.

Uma limpeza e pronto, problema resolvido.

Resolvido... ou nem tanto, já que como qualquer médico comercial, há que render o peixe, e lá descobriu três cáries, uma das quais num dos tais dentes do siso, o que poderá significar tratamentos mais drásticos...

Por via das dúvidas, vou tratar já de melhorar os meus hábitos de higiene oral... (sim, esta também não é nenhuma referência a posições sexuais!)