terça-feira, junho 02, 2009

Oralidades

Há muito tempo que não ia ao dentista. Diria mesmo que não ponho os pés num há vários anos.

Sempre tive dentes relativamente bons, o problema sempre foram as gengivas.

Há coisa de meio ano atrás, começaram a nascer os dentes do siso. E deste então, rara é a refeição em que não tenho dores ao mastigar. Até já pensei em ir ao dentista, mas há sempre aquele pensamento "hmm... ainda não é assim tão grave, deixo prá semana".

Ultimamente, ao ver-me ao espelho, nomeadamente após as operações de higiene oral (não, não é um trocadilho para posições sexuais), tinha reparado que dois dentes da frente, os dois centrais, do maxilar inferior, estavam num estado que inspirava respeito. Já tinham ultrapassado aquela cor amarelo-creme do sorriso-pepsodent-versão "antes do tratamento" para uma tonalidade mais escura. Já me preocupava.

E sentia que havia ali uma saliência num dos dentes. Já andava a pensar "agora é que vou ganhar coragem e marcar um raio de uma consulta!"

Mas ontem... ao escovar, e principalmente ao ir lá com o dedo, a tal saliência no dente salta fora.

Porras! Saiu-me um pedaço do dente!!! Assim, sem mais nem menos!!! Num repente vêm-me à memória as imagens do filme "A Mosca", em que o protagonista (o grande Jeff Goldblum) começa a perder partes do corpo... primeiro uma unha, dentes, orelha... Já me imaginava careca de apêndices corporais! Só faltava aparecer o Albarran para o "a tragédia... o drama... o horror!" (esta é uma private joke).

Vai daí, hoje de manhã, com a ajuda de uma excelente colega de trabalho, lá se marcou uma consulta numa agenda cheia de um dentista, lá perto da fábrica.

Um dos meus temores com dentistas tem a ver com a realidade de que em muitos casos, mesmo sendo a 1ª visita, sentamo-nos na cadeira, a assistente prepara a coisa e mete-nos um ou dois tubos goela abaixo, e heis que aparece o carniceiro dentário, qual entrada triunfante (faltando apenas a música do Old Spice), senta-se na cadeira e apenas exprime, quando muito, a frase "ora então vamos lá...". E zás, toca a brocar! Tratamento chapa 5.

Este a que fui hoje, honra lhe seja concedida, perguntou a razão da minha ida, examinou previamente os dentes e expressou o seu veredicto, tranquilizando-me relativamente à lasca que me tinha saltado. Realmente os tais dentes da frente estavam em mau estado, com bastante tártaro, e tinha sido isso a saltar fora, não uma parte do dente... Diz ele que, se a dentição, por acaso, não fosse tão boa como é, aí sim, a situação poderia estar pior, e o dente já estaria a abanar.

Uma limpeza e pronto, problema resolvido.

Resolvido... ou nem tanto, já que como qualquer médico comercial, há que render o peixe, e lá descobriu três cáries, uma das quais num dos tais dentes do siso, o que poderá significar tratamentos mais drásticos...

Por via das dúvidas, vou tratar já de melhorar os meus hábitos de higiene oral... (sim, esta também não é nenhuma referência a posições sexuais!)

Sem comentários: