terça-feira, março 02, 2010

Estratégia ferroviária

O acto de escolher um lugar no combóio é um exercício de estratégia interessante.

Cada "célula", chamemos-lhe assim, de lugares tem 4 bancos, dois a dois (frente a frente). Eu diria que 95% das pessoas, ao entrar no combóio, procuram encontrar um lugar isolado, virado para o sentido do movimento. Eu, pessoalmente, tento fazê-lo porque tenho alguma facilidade em enjoar, caso vá de costas e tente ler, por exemplo.

Aqui coloca-se o primeiro dilema. Onde sentar? Já não é fácil encontrar células sem ninguém, pelo que aí coloca-se o segundo dilema: quem escolher para companheiro de viagem?

Não querendo parecer discriminatório, é óbvio que todos evitam sentar ao lado do imigrante romeno com poucos hábitos higiénicos (ou poucas possibilidades de os exercer). Mas estranhamente, também pouca gente se senta ao lado da jeitosona sexy. Talvez por receio de enjoar com o previsível perfume rasca, ou quiçá simplesmente por timidez. Por isso há que procurar por uma pessoa com aspecto "normal", seja lá o que isso for. Depois, entra em causa a 2ª variável: a possibilidade da pessoa sair em breve, deixando a célula livre para gozarmos uns minutos de descanso.

Hoje, na impossibilidade de um lugar isolado na direcção de Braga, vi uma senhora sozinha numa célula, que eu sabia que iria sair em Lousado, a paragem seguinte à Trofa. Pronto, não se fala mais nisso, fico já aqui. Mas trocaram-me as voltas. Em S. Romão, na paragem imediatamente anterior à Trofa, entra uma jovem que se senta naquela célula, ao meu lado. Estava-se mesmo a ver. Assim que a senhora sai, ao chegar a Lousado, a jovem apodera-se daquele desejado lugar, e em pouco tempo adormece. Que raiva, que ódio! E não saiu dali o resto da viagem!

Se me podia ter levantado e sentado noutro lado? Podia, mas não seria a mesma coisa... não podia dar o braço a torcer, nestas situações há que agir como se na realidade aquele lugar onde acabamos por ficar sentados fosse o nosso lugar preferido em todo o combóio. Suponho que seja o mesmo tipo de atitude que têm aqueles heróis da estrada, que quando fazem alguma burrada no trânsito, desatam a acelerar como se na realidade fosse tudo planeado...

4 comentários:

Anónimo disse...

mas...há jeitosonas sexys no comboio para braga e tu ficas ao lado de uma "senhora"?!
oh pá...leva uma mola para o nariz no caso de se confirmar o perfume rasca!

:)
abraço,
Monteiro

Andrew disse...

Aparece um pouco de tudo, meu jovem, um pouco de tudo... e já sabes que sou tímido ;)

Beyba disse...

No meu tempo não era nada assim!!! Calhavam-me sempre os magalas verdes no comboio de regresso Braga-Porto... E nada de jeitosões sexys!!! Ou então calhavam-me aqueles senhores que entravam em Nine, de corta-unhas na mão ou com a ceira de palha com as couves e o garrafão a espreitarem para fora das asas!!!
Como o mundo muda em meia-dúzia de anos!
Bjs

Anónimo disse...

Mas k marikinhas está este menino a pôr tantos problemas num simples lugar de comboio
beijocas á nossa gatinha
brancadeneve