segunda-feira, agosto 16, 2010

A virtude na estrada

Todos os anos se fala no número de mortos nas estradas portuguesas.

Culpa-se o excesso de velocidade. Às vezes o estado das estradas.

Eu não concordo. É verdade que muitas estradas podiam ser feitas "como deve ser", e não remendadas com bocados de alcatrão martelado, que sai com a primeira chuvada. É verdade que muita gente ainda ganha muito dinheiro com alterações ao que estava estipulado no caderno de encargos, o que invariavelmente resulta em pisos a abater e falhas graves no pavimento.

Mas eu ainda acredito que a maior parte dos acidentes na estrada ocorrem porque os condutores não têm cuidado, e muito menos civismo. Todos conhecemos imensa gente que se acha um Fangio na estrada, e melhor do que todos os outros. Todos são burros, excepto o típico Tuga F1. Para ele, a estrada é uma pista, é uma extensão do seu ser, e a sua máquina nada mais do que o seu membro sexual, pois é com ela que gosta de se vangloriar às mulheres e causar inveja aos outros homens.

Mas isso vem muito da educação que é dada aos futuros assassinos, oops, queria dizer condutores.

O exemplo que aqui apresento é uma foto tirada por mim, na zona final da A4, já a chegar a Matosinhos. Um jovem aprende a conduzir exactamente pelo meio da estrada. Essas indicações de "conduza pela direita" são para os tansos, "porque pode sempre aparecer um idiota disparado da direita, e aqui no meio tens boa visão para toda a estrada", dirá o instrutor.

Poderão dizer alguns mais atentos "ah e tal, mas logo a seguir ele vai ter que se chegar à esquerda, para seguir para Matosinhos, senão vai para o Porto". A questão é que eu já vinha atrás deste supra-sumo da condução há algum tempo, sempre pelo meio da estrada. "ah, mas daqui a 5km vais ter que te chegar à esquerda, por isso vai-te chegando", diria o instrutor, feliz por ensinar o jovem a prever o futuro... e todos os outros que se lixem!

3 comentários:

Beyba disse...

No comments!
É vê-los todos os dias na faixa do meio ou na da esquerda sem niguém para ultrapassar!!!

Anónimo disse...

apoiado!

a multa não devia ser €250, mas sim voltar à instrução primária! para aprender a ler, pois tá claro...! mas os €250 também eram pagos!!!

abraço,
Monteiro

Anónimo disse...

Essas coisas a mim não me chateiam, vou no meu cantinho sossegadita e os outros que se amanhem como quiserem, desde que não me batam na traseira tasse bem, eh eh. Beijinhos - brancadeneve