segunda-feira, dezembro 13, 2010

Leve-se o Assange a tribunal, digo eu...

Ocasionalmente, surgem-me comentários aos meus posts que claramente não são feitos por quem os lê. Serão adicionados ao blog automaticamente, por programas automáticos, como robôs. Por isso mesmo se chama a este tipo de programas "bots" (de robots).

Ontem recebi um desses comentários, em inglês, a perguntar se eu não reagia ao bloqueio do Wikileaks pelos USA.

Obviamente, não respondo, limito-me a apagar o comentário. Mas é óbvio que o assunto anda na ordem do dia.

E, sinceramente, eu sou daqueles (poucos, aparentemente) que acham que o senhor Assange devia ser julgado por terrorismo.

Digo isto pela leviandade e irresponsabilidade ao revelar informações que obrigam a substituir embaixadores e são susceptíveis de causar problemas diplomáticos graves em vários países do mundo. E isto no mesmo mundo em que vive o tal australiano.

Claro que há coisas em que não vejo grande mal que se saibam, mas ao indicar, por exemplo, quais as estruturas que os USA consideram sensíveis a ataques terroristas, estão a indicar à Al-Qaeda quais as estruturas que não estão vigiadas, e que podem atacar à vontade...
E ao revelar opiniões de embaixadores, que acham que determinado governante não é mais que um miudo mimado, estão a criar incidentes diplomáticos que atrasam a diplomacia mundial uns 20 ou 30 anos. Os Estados Unidos já tiveram que substituir alguns embaixadores, e porquê? Para que um site da internet possa ter algum mediatismo???

Se quem lê isto acaba de estar com um trengo, e quando ele sai se vira para o amigo e diz "aquele tipo tem um jeitinho que parece gay", não gostaria de ver isso escarrapachado no jornal da terra, no dia seguinte... É precisamente o que aconteceu. No meio de três ou quatro informações que realmente interessam ao público e que deviam ser reveladas por constituir semi-conspirações e atentados à liberdade e tal, há milhares e milhares de coisas insignificantes, de diz-que-disse entre embaixadores e países de origem, que não interessam para nada, a não ser para causar problemas entre esses países... De que raios me interessa saber que o embaixador dos USA na Chrychechnia do Sul acha que o presidente da Chrychechnia do Norte tem três tomates???

Ok, não diz isso no wikileaks, mas a maioria das coisas que lá aparecem, são do género...

1 comentário:

Anónimo disse...

olha lá: e se tu começasses a fazer um pouco "tugaleaks"? havia de ser giro...!
:)

abraço,
Monteiro