quarta-feira, setembro 06, 2006

Mateus, és cá dos meus!

Enquanto escrevo isto, o país aguarda ansiosamente o resultado da assembleia geral do Gil Vicente (que será amanhã - 5ª), para que os sócios decidam entre continuar com o Caso Mateus, ou cancelar a reivindicação e jogar a 2ª Divisão.

Caso decidam continuar, a FIFA vai retirar tanto os clubes portugueses como a selecção nacional das competições internacionais na época 2006/2007.

Isto pode levar muita gente a manifestações de júbilo e alegria, por pensar que vamos ficar 1 ano inteirinho sem discussões sobre futebol.

Mas será que isso acontece?

O campeonato nacional não pára. Ou seja, não há jogos à 4ª-Feira, mas continuam a haver ao Domingo. Ou melhor, de 6ª a 2ª, como é hoje em dia, se não for pior, para rentabilizar os contratos de transmissão televisiva.

E será que queremos ter 2 ou 3 milhões de homens (e algumas mulheres – não só as mulheres dos jogadores) tristes durante 1 ano? A choramingar todas as semanas porque "o Benfica/Sporting/Porto devia ter jogado ontem contra o XYZ".

E o Scolari??? Será que queremos pagar 30 mil contos por mês a um tipo para passar 1 ano de férias??? Ah, de férias não, o homem ainda faz publicidadea relógios, o que dá o seu trabalho…

E o governo, veio dizer, ao melhor estilo estudantil, alto e em bom som "A Fifa não manda aqui!". Isto a propósito do Gil Vicente poder ou não recorrer a tribunais civis. Se todos os clubes recorressem aos tribunais civis para resolver os seus assuntos, aí é que o pessoal se queixava de listas de espera!!! E dizem que é uma questão de contrato de trabalho, logo não é desportiva. É um contrato de trabalho de um jogador influente numa equipa, logo, para mim, é uma questão desportiva.

O jogador em causa já tinha sido profissional, mas inscreveu-se como amador para poder jogar numa equipa menor, enquanto não arranjava coisa melhor. Quando arranjou, quiseram ir contra os regulamentos que dizem que teria que esperar um ano para poder voltar a ser inscrito como profissional, precisamente para evitar "jogadas" como se fazia no antigamente, em que jogadores saíam de clubes "grandes" para clubes insignificantes, onde só ficavam umas semanas antes de irem para o rival do clube anterior. O Gil, para ter uma resolução, recorreu aos tribunais civis, o que é proibido pelos regulamentos tanto da Liga, como da Fifa, como da própria legislação portuguesa.

Para mim? Descia o Gil e o Belenenses, e subia o Leixões, que não tem nada a ver com isto…

PS: Em Itália, a Juventos (que não chega aos calcanhares do Gil Vicente…), foi castigada com a descida de divisão, e ameaçou recorrer aos tribunais civis. Quando a Fifa lhes disse para não o fazerem, retiraram logo a intenção. Acho até que o presidente da Juve foi ouvido a responder "Nós? Descer de divisão? Mas é que é já a seguir!!! E agradecemos terem-nos mandado para a 2ª e não para a 3ª ou para as distritais! Muito obrigado!!!"
Mas claro, o presidente da Juventos não é o do Gil Vicente. O Sr. Fiúza só está interessado em aparecer na TV, como se viu na entrevista que deu à RTP, em que olhava mais para o ecrã que estava ao lado do que para a câmara que estava em frente…

Sem comentários: