sábado, setembro 13, 2008

MBAventura...

Não foi propriamente pela vontade de estudar, nem a ânsia de conhecimento, mas inscrevi-me num MBA.

Confesso, foi para valorizar o currículo, e ver o que me cai na rifa daqui a uns tempos, talvez consigar valorização suficiente para obter uma posição catita numa empresa situada mais próximo de casa, que isto de ir e vir para Braga todos os dias, já cansa, por muito que goste de trabalhar naquela empresa.

Vai ser um desafio, espera-me um ano de trabalho intenso, de algo que prevejo como muito difícil, que será a conciliação do trabalho normal com o estudo, mas todos os que por isto passaram dizem que vale a pena. A ver vamos. Além disso, vai-me custar os olhos da cara em propinas. E se ficar só pela cara, já me dou por sortudo...

Mas... difícil também é ouvir N vezes "ah vais fazer um MBA? Em quê?"...

Caraças... eu vou deixar de responder "em gestão", e um dia destes ainda passo a ser mais ríspido.

Gente: "MBA" quer dizer "Master in Business Administration", ou seja, "Mestrado em Gestão de Empresas". Ponto final! Não é especializado em coisa nenhuma, seja marketing ou gestão hospitalar. É um MBA e pronto!

A turma é imensa, demasiadamente grande. 81 inscritos, fora os que falharam alguma disciplina no ano anterior e estão a repetir este ano. As aulas de economia aproximam-se dos 100 alunos, o que torna a compreensão nas aulas mais complicada, há mais dispersão. E ainda hoje o "tio Bessa" confessou que dos 81, pensam ficar com 75 após o periodo inicial de uniformização de conhecimentos, que tem exames eliminatórios no final. Passa-me pela cabeça ficar pela 1ª fase, nunca fui grande aluno, mas a ver vamos. E os colegas, aquilo que já vou conhecendo, parecem ser porreiros.

Se penso ser gestor "a sério"? Nah, não tenho perfil para isso. Os colegas geralmente dizem-me que sou demasiado "bonzinho", e às vezes é preciso dar um murro na mesa. Mas em contrapartida, o meu chefinho holandês vai dizendo que estou melhor nesse aspecto. O que ele não percebe é que, a partir do momento em que vejo que ele não dá aumento a ninguém, trabalhe mais ou menos, começo a ficar menos preocupado em não dizer "bacoradas", logo fico mais respondão...

7 comentários:

Anónimo disse...

o chefinho é do camandro, pá!! eheh...
mas pronto, estuda muito pra teres boa nota! sabe-se lá o que te pode aparecer...!

mas já agora... esse MBA é de quê?!
:p

abraço,
Monteiro

Filipa disse...

PARABÉNS! Boa sorte para os estudos!
Essa do vais fazer um MBA em quê é gira, mas confesso que o meu curso ganha o primeiro prémio! Perguntam-me: "És engenheira de quê?"
sou eng. de materiais!
"de materiais? ah... de materiais de construção, não é?"
Eu já nem me preocupo em argumentar, sim, sim... desses...

Andrew disse...

Bom, essa realmente bate-me aos pontos.
Mas olha que a minha licenciatura também deixa alguns olhares desconfiados - Engenharia Metalúrgica...

Anónimo disse...

Querida Filipa, agora fiquei cu
riosa, são materiais de??????

Filipa disse...

Para a anónima:
Podia dizer-te que sou engenheira de materiais de "construção" e poupava o meu latim como tenho feito ao longo dos últimos anos... mas não vou faze-lo, até porque acho que o meu curso, embora muito pouco divulgado junto das empresas que não sabem o que é um engenheiro de materiais, e por isso lhe confere um carácter pouco atractivo por falta de saídas profissionais, é uma engenharia muito interessante e importante tanto nas industrias de transformação maduras assim como no desenvolvimento de novos produtos. A ciência dos materiais, compreende o estudo das propriedades físico-químicas, estruturais, caracterização, processamento e desempenho de todo o tipo de materiais, ou seja tudo que nos rodeia! Para dar uma ideia da evolução da ciência de materiais, quando acabei o curso não vai há muito tempo, estávamos na era do mícron, hoje já os estudam na escala do nano... os nano-materiais, como é o caso dos famosos nanotubos de cartono!
Mas basicamente, acho que posso resumir o curso numa abordagem às 4 grandes classes de materiais: Metais, Cerâmicos, Polímeros e Compósitos. Por exemplo, o curso do Andrew, em algumas universidades passou a ser engenharia metalúrgica e de materiais… na minha universidade existia uma engenharia cerâmica e do vidro, em Braga existe a engenharia de polímeros, assim sendo, a engenharia de materiais passou a ser uma fusão de todas essas engenharias que em muito casos passaram a fazer parte de “especializações através da escolha de cadeiras de opção nos últimos anos da licenciatura.
Andrew desculpa, abusar do teu espaço, mas de vez em quando até eu gosto de convencer-me que o meu curso tem alguma relevância!

Andrew disse...

Oh mulher, tu abusa à vontade, que eu deixo! :)

Mas, já agora, o meu curso é dos tais: o nome completo da minha licenciatura é Engenharia Metalúrgica e de Materiais, só que hoje em dia, além de cansar muito dizer essa treta toda, falo só em Metalurgia, até porque na altura era por isso que era conhecido.

Mas sim, também estudei os polímeros, cerâmicos, biomateriais, etc... Velhos tempos...

Anónimo disse...

Querida Filipa, brigada
pela explicação, graças a deus não estudei nada disso, parece-me bastante complicado.
gabi