sexta-feira, maio 29, 2009

Higiene pública

Num destes dias, ao sair da EGP às tantas, fui, com um colega, comer qualquer coisa rápida ao Norteshopping.

Chegado lá, deu-me vontadinha de ir ao WC.

Para já, acho piada aos WC's de shopping em que os das mulheres são num andar, e o dos homens é noutro. Imagino sempre um rapazola de bexiga cheia, apertadinho, tão apertadinho que já anda com as pernas cruzadas, a olhar para a indicação "homens - lá em cima" e a pensar "eu não aguento!!!".

Enfim. Lá dentro, deparamo-nos com um homem, meia-idade, a lavar os sovacos. Com a camisola vestida, tinha já acabado de lavar com sabão e estava na fase de secar. Nestas alturas, é muito chato reparar que o WC não possui toalhetes de papel para secagem de mãos, e apenas tem secador. Torna mais difícil o processo, e obriga a posições algo constrangedoras.

Já noutro shopping, alguns dias antes, tinha encontrado no WC dois jovens de etnia cigana a acabar de se lavarem e secar com papel higiénico.

Será reflexo da crise, o pessoal tratar da higiene em sanitários públicos? Será falta de água em casa?

Uma coisa é certa: não posso criticar quem tenta lavar o sovaquinho no wc de um shopping, principalmente se tiver uma profissão de contacto com o público. Já me aconteceu perder totalmente o apetite num restaurante ao ser atendido por um empregado a tresandar a suor.

Mas ao mesmo tempo que me parece bem que haja alguma preocupação com a higiene, também fico a pensar no que virá a seguir... será que um dia destes entro num WC e aparece-me um tipo a esfregar os slips no lavatório???

Sem comentários: