quarta-feira, maio 17, 2006

Piratarias

Ultimamente temos assistido a uma campanha de luta contra a pirataria.

As formas mais visíveis dessa luta são as rusgas nas feiras, onde deixam os perfumes, as roupas "de marca", e os relógios, e, porque não dizê-l0, as cuecas, estar onde estão, muito descansadinhos, e atiram-se a todos os vendedores de filmes que não repararam a tempo na moina.

Poder-se-há argumentar que os ciganos não fizeram bem o trabalho, porque normalmente vê-se sempre um ou outro atento, para poder avisar o vendedor, para este esconder a mercadoria a tempo. Também já ouvi a teoria de que é tudo concertado, ou seja, a polícia aparece às X horas, e os vendedores já sabem que vão ficar sem a mercadoria, mas depois não são chateados durante uns tempos. Tipo uma mão lava a outra.

Por outro lado, vê-se a publicidade nos DVD's originais e nos cinemas. "Você não roubaria um telemóvel, não roubaria uma bolsa, você não roubaria um carro, etc". Não? De certeza? Não há tantos carros roubados hoje em dia? E bolsas? E telemóveis???? Telemóveis??? É o pão nosso de cada dia! Acham que os ladrões não vão ao cinema? E não vêm dvd's em casa? Ainda outro dia me roubaram a antena do carro, isso não aparece lá no raio do filme, ah pois é!!!

Mas depois desta campanha toda, depois de ameaçarem as pessoas ao dizer que iam monitorizar o tráfego da internet para ver quem faz downloads ilegais (o que não é possível, a não ser que a pessoa seja mesmo idiota e anuncie a todos quem é e onde mora...), heis que hoje, o telejornal das 20h da SIC apresenta o início do estágio da Selecção de futebol (sim, aquela onde NÃO vai jogar o Quaresma). E quando perguntam a vários jogadores o que levam na mala, o que respondem TODOS???:
"- Pá, levo o computador, tás a ver, e o leitor de dvd's, e claro, vários filmes para me ir distraindo"
"- Ah, e que filmes levas?"
"- Pá, coisas recentes, que ainda não vi, tipo o último da Sharon Stone, que anda aí, o da Atracção Fatal, e também o Missão Impossível 3" (Ricardo)
"- Pá, levo aqui todos bem arrumadinhos, tás a ver? aqui nestes sacos. (a câmara mostra dois sacos cheios de dvd's naquelas caixas mais finas, típicas de dvd's piratas. ah, e fora da caixa estava um filme "Os Produtores", que está aí nas salas...)" (Petit)

Que grande exemplo, hein? Da próxima vez que a moina me vier prender na feira, quando estiver a comprar um filme, respondo logo "então se o Ricardo, que é o guarda-redes de todos nós, pode, porque é que eu não posso???"...

Sem comentários: