segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Abstenção

Este referendo teve uma abstenção de quase 60%. Se não me engano, foi de 56%.

Não é mau de todo, considerando o mau tempo e o normal nestas coisas.

Eu nunca falhei uma eleição, e nem sempre ganhou aqueles em que votei.

Mas é curioso ouvir pessoas dizer "eu nem quero saber disso, não vou votar", mas depois reclamam porque o Sim ou o Não ganhou.

É curioso ouvir estas pessoas dizer que o país está uma miséria, e os governantes são zeros à esquerda, quando elas próprias são incapazes de ir fazer uma cruz numas quadrículas.

É curioso ouvir estas pessoas dizer que a estrada que passa lá por casa está toda esburacada, quando elas próprias foram incapazes de ir lá votar para o presidente da Junta...

A melhor forma de combater a abstenção, a meu ver, era simples: impor uma tolerância de falta ao trabalho de meio dia a cada cidadão para ir votar, mas obrigar também a pessoa a ficar com um certificado de que tinha ido votar (um carimbo, uma certidão, algo que apenas se obtivesse na mesa de voto). Assim, as pessoas iam votar em pouco tempo, e ficavam com meio dia para o ócio ou outras coisas. Ah, isto durante a semana, claro.

Se fosse comigo, eu ia... Ou isso, ou se as mesas de voto só fossem ocupadas por meninas do gás...

Pensando bem, talvez não fosse grande ideia, se eu votasse no lado errado ainda me davam com a bilha nas trombas...

1 comentário:

Anónimo disse...

realmente, a maneira como escreves é fantastica.... sem pretenções, simples, directo... e com um sentido de humor sempre apurado...

Continua assim :))