quinta-feira, dezembro 20, 2007

Solteirismo vs Pets

Hoje, ao responder a um mail, falei mais uma vez sobre o movimento Solteirismo.

No texto, indicava que, até prova em contrário, não planeio deixar esse movimento.

Mas entretanto, ocorreu-me comparar uma relação amorosa com uma relação com um animal de estimação, ao nível de sabermos de antemão que vamos sofrer. Isto depois de ter visto uma jovem moçoila indicar que teve recentemente várias paixões em pouco tempo.

Quando temos um animal, a não ser que seja um papagaio ou uma tartaruga (cágados não contam...), a probabilidade do bicho morrer no espaço de 15 anos é muito alta. Ou seja, para quê ter o bicho, se já sabemos que, quando morrer, vamos ter momentos de dor e tristeza, perfeitamente evitáveis se optássemos por não o ter?

Aí a resposta é fácil... porque todos os outros momentos compensam isso. Penso nisso ocasionalmente, porque a minha gatinha "já vinha" com uma doença debilitadora, que torna a sua esperança de vida mais curta do que um gato normal. Mas nunca pensaria em não tê-la. Encho-me de ternura de cada vez que me olha com os seus olhos verdes e me pede festas. Ou seja: sei que, quando chegar a altura, vai doer, e muito, mas de cada vez que a ouço ronronar sinto que vale bem a pena.

Porque não sinto o mesmo quanto a potenciais relações amorosas? Porque, até prova em contrário, não seria o primeiro a pensar, quando a relação "morre": "Talvez não tenha valido a pena perder este tempo todo"... ;)

2 comentários:

The word show disse...

Subscrevo tudo, mas no feminino.

Adicionei-o no hi5 e vim espreitar o blog.
Deixo o meu, que em rodapé tem uma foto do meu companheiro de solteirismo, o sushi.

wordshow.blogspot.com

Anónimo disse...

Esses dois relacionamentos de que falas têm em comum uma coisa: o amor. E quando perdemos alguém que amamos seja animal seja humano, a dor é a mesma (eu sei do que falo, já passei por ambas as situações, mais do que uma vez).

Mesmo assim sou uma optimista e continuo a dizer que vale sempre a pena investir numa relação, porque mesmo que não seja eterna (não há nada que o seja) terá sempre valido a pena.
Mas só quem arrisca é que chega a essa conclusão!

Votos de um excelente 2008!

Bjs,
Mara (deixei de ser anónima :))