segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Carnaval 2008...

Foi Carnaval.

Esta semana, cumprindo-se a tradição, celebrou-se o Carnaval em Portugal, no meio de chuva e frio, como habitualmente.

Sinceramente, não entendo porque raios insiste a nossa sociedade em manter este carnaval desta forma, miserável imitação do estilo brasileiro, com desfiles de pessoal em trajes menores, com temperaturas de 5 ou 6ºC... Acho que consegui ouvir um tipo na televisão, ao assistir ao desfile numa qualquer terreola, a dizer para a amiga "olha, aquela está com uns collants com desenhos", e a rapariga a responder "não são collants, burro, é ela que está com tanto frio que o pelame todo dos presuntos fica eriçado..."

E depois são ordes de artistas brasileiros a "abrilhantar" os desfiles, geralmente de uma qualquer telenovela em exibição.

Temos a sorte de ver actores de papéis secundários a desfilar quietinhos no carro alegórico puxado por um tractor agrícola, a ganhar centenas de contos para cá vir. É que no verdadeiro carnaval, eles mexem-se. Ah mexem-se, porque se a escola ganhar a competição, é uma espécie de orgulho nacional. Aqui, já ficam orgulhosos se conseguirem chegar ao fim do desfile e não tiverem que amputar o nariz ou os dedos, ou outras extremidades corporais, no melhor estilo João Garcia...

Falando a sério, que raio é isto??? Podíamos ser diferentes, fazer como os ingleses em Notting Hill, que fazem o desfile do corço em Agosto. Ou como em Veneza, onde o carnaval envolve fantasias de luxo, elaboradas, que cobrem o corpo todo!

Podíamos ter sido diferentes, atrair turismo com um carnaval único, mas não... Como o povo consome telenovelas como quem consome tremoços, tínhamos que fazer as coisas iguais ao país irmão... E o importante é que o povo se divirta...

Mesmo o carnaval de Torres Vedras, o tal mais português, pode não ter estrelas brasileiras, mas vamos lá a ver que tipo de música se ouve, e como é o desfile... Ter uns gigantones a agitar os braços e a sambar, pra mim vai dar ao mesmo!!!

Felizmente tive um bom carnaval, com praticamente nenhuma influência brasileira...

Nota: Nada tenho contra os brasileiros, apenas contra a nossa "aportuguesisação" do carnaval do rio...

3 comentários:

Anónimo disse...

concordo plenamente contigo Andreíto, só n gostei foi da gralha do houve pk seria do verbo ouvir n? mas um deslize qualquer um tem mais a mais no carnaval lol beijitos

Andrew disse...

Tens toda a razão, já corrigi, porque era realmente um erro crasso, e não habitual.
Por outro lado, "andreíto" também não é muito normal... :)

Mas agradeço mesmo a chamada de atenção. Não tenho pretenções a entrar no campeonato da língua portuguesa, mas gosto que me indiquem quando me engano.

Beijocas

M.Maria M. Coutinho disse...

Sou brasileira, não me sento ofendida com seu post! Amei! Carnaval é tão triste no Brasil!!