domingo, outubro 12, 2008

Se conduzir, não.....

Ontem fui para os copos, à noite. Para libertar do stress dos exames do MBA, para aproveitar porque não devo ter muitas mais noites de sábado ainda relaxadas (pela mesma razão), para estar com amigos que, ultimamente, tenho visto pouco.

A noite foi divertida, e obviamente, bebi uns copos. E teve mesmo que ser, pois só assim alguém me apanharia a cantar num bar de karalhoke... Bebi uma série de gin's.

Ao pagar o cartão, a rapariga do bar perguntou se não queria beber mais nada, pois ainda tinha saldo no cartão para perfazer o consumo mínimo. "Então venha daí uma 7-up, é prá viagem", disse eu.

À vinda para casa, pelas 6 da matina, uma operação stop, nas bombas da Galp da Via Rápida, mais ou menos em frente ao Continente. Bonito...

Normalmente, não é habitual mandarem-me parar em operações stop, porque vêm o meu carro, típica carripana de pai de família, e preferem mandar parar o fiat uno turbo ie que vai à frente, ou o seat ibiza artilhado que vai atrás. Por acaso ia mais ou menos sozinho, o carro atrás vinha bastante longe, de modo que tive que parar.

Sabia que ainda tinha alguns efeitos do álcool, isso sente-se. Mas achava que estaria OK para passar no teste do balão.

O polícia que me atendeu parecia simpático, ainda que também parecesse que tinha uma vassoura enfiada pelo recto, pelo que confirmei logo que tinha bebido uns canecos, e que me tinha o livrete em casa.

Fui bufar... 0.63.

Ganda porra, penso eu.

Diz-me o homem que vou ter que o acompanhar até uma mesinha (isto tudo na berma da estrada), para preencher a contra-ordenação (vulgo: multinha) relativa à falta do livrete (lá se vão 30€), e depois disso teria que fazer a confirmação da análise, bufando outra vez. Como o homem me pediu para aguardar um pouco, pedi-lhe para ir à bomba comprar uma garrafa de água. Ele perguntou ao chefe, que disse "não, que aguarde aí".

À falta de água para diluir, nem possibilidade de suar um bocado, procurei respirar fundo, numa tentativa idiota de oxigenar o máximo o corpanzil, na expectativa ignóbil que isso me baixasse o valor. Mas ia falando com o "sr. agente", numa de simpatia e resignação. Ele diz que é possível que a 2ª análise desse abaixo de 0.50, seria normal após 10 ou 15 mins, o que me deixou com alguma esperança, mas fiquei na dúvida que a taxa de alcoolémia baixasse tanto em tão pouco tempo. Mas se isso acontecesse, poderia ir à minha vida. Caso contrário, teria que ir "lá acima" (que era uma carrinha na zona da bomba de gasolina onde se fazia a análise oficial e se apanhava a multa).

Finalmente acabou de preencher a papelada da multa, e lá me passou o aparelho outra vez. Bufo novamente, a pensar "porque raios nunca prestei atenção ao pessoal que ia dizendo truques para dar "bons" resultados???", e a máquina demora uma eternidade para dar o valor.......... 0.51!

Raios, ganda sorte a minha, hã??? O homem olha para mim, e, talvez pela conversa que tentei manter, talvez por não estar para ter chatices, diz que "Com este valor, não deve ser necessário ir lá acima". Mas resolve perguntar ao chefe...

"Chefe! 0.51, vai lá acima ou posso mandá-lo embora?"
"Vai lá acima!"

Ganda porra! Obrigadinho, ó chefe!

Mas começando a caminhar, o "digníssimo sr. agente" lá solta "olhe, com 0.51 era o que faltava estar a ir lá acima, aguarde aí 10 mins no carro, que depois aqui o colega há de lhe dizer para ir embora".

Ufffff! Agradeço ao "excelentíssimo e muy nobre sr. agente" e sento-me no carro.

Passados 20 minutos, e eu farto de esperar, pergunto a outro agente se já não é altura de me por a andar... E heis que este me faz sair do carro e ir bufar outra vez, para confirmar... irra! Claro que agora estava mais confiante, seria um milagre se tivesse aumentado a taxa entretanto... 0.34. Este manda um berro para o chefe, que não deve ter reparado que antes me mandara ir "lá acima", e responde "ok, siga embora!".

Depois de me ter dito que "isto que sirva de lição, se conduzir não beba", mas também que "ah, isto de parar miudas jeitosas é outra coisa, é outra forma de trabalhar", ao passar por uma boazona que tinha acabado de parar, lá me mandou embora.

Com isto eram 7 da matina, e com um crédito de 30€. Mas se não fosse o tempo a preencher a multa desses 30€, provavelmente não tinha descido tanto, e era bem pior...

2 comentários:

Anónimo disse...

pois é, quando se bebe não se pensa e lá continua a eterna boa ou má simpatia da nossa policia

Anónimo disse...

isto de te andares a bufar a torto e a direito pela via rápida é que não tá bem!!
e o Protocolo de Quioto, pá?!

abraço,
Monteiro