domingo, outubro 05, 2008

Outdoor violento...

Integrado no âmbito do MBA que estou a (tentar) fazer, ontem tivémos um dia de actividades físicas, um Outdoor em Vila Verde (arredores de Braga). Chamam-lhe um Market Game, em que várias actividades simulam clientes que representam uma determinada quota de mercado, e as equipas que as completarem em menos tempo ficam com essa quota.

Ou será cota? Bom, não interessa.

O que interessa é que estas actividades têm o objectivo de nos fazer reflectir sobre a forma de resolver problemas, e em como a coordenação entre todos pode ajudar a atingir o melhor resultado. E transmitir isso para a vida profissional, e a nossa maneira de encarar os desafios profissionais.

Tretas!

Já fiz vários destes "outdoors", e nunca vi resultados práticos nas empresas! Quando muito, o chefe ficava a saber que quando organizasse actividades físicas para o pessoal, era melhor contar com o fulaninho e o sicraninho na sua equipa, porque fisicamente eram os mais aptos.

Agora, melhorar a comunicação? Já vi mais casos de atritos a nascerem durante estas actividades (e a reflectirem-se no emprego) do que o contrário, ou porque aquele não queria seguir a sugestão do grupo, ou porque a outra estava muito fraquinha para completar aquele exercício, ou algo do género. Nestas coisas, criam-se rótulos negativos com uma velocidade estonteante.

Não foi o caso de ontem, até porque não somos uma empresa. Foram criados grupos que, muito provavelmente, nunca se irão repetir nas actividades do MBA, porque somos muitos. 80, mas seremos menos no final da próxima semana, em que alguns serão cordialmente (?) dispensados. Eu incluo-me nos que acham que já assistiram à última aula.

Mas não deixei de expressar a minha opinião quanto a este género de exercícios. O pessoal da Teamwork Consultores já não me tem em grande conta de uma acção anterior em que também critiquei as formas de análise deles, e com esta, vão-me colocar na lista negra.

Mas a comprovar aquilo que me parece uma nítida falta de tacto da Teamwork, em 4 equipas, houve uma plaquinha para os 3 primeiros, e nem uma plaquinha de consolação para a 4ª classificada, que só perdeu essa classificação a 3 minutos do fim. Parece-me mal. Não estão a lidar com putos, nem com empregados de uma empresa. Estão a lidar com pessoas que mal se conhecem, e que se esforçaram ao máximo para atingir resultados.

E esforçaram-se mesmo ao máximo, senão vejam-se as mazelas com que fiquei... Parece uma daquelas reportagens tipo "saí da discoteca e os armários a que chamam seguranças caíram-me em cima...", mas não, são os resultados da porcaria do "jogo da rede"... E perdemos o raio do jogo!!!




4 comentários:

Manela disse...

http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=1532



ah! e as melhoras...isso tá (parece) mau...

guimas disse...

35 anos?... ;)

Andrew disse...

33! ;)

Anónimo disse...

não será que é o menino que está muito fraquinho?