quinta-feira, maio 13, 2010

Kiss Here, Pope!

Mais um dia Papal em Portugal. Hmm... gosto desta sonoridade... "Portugal Papal".

Juntaram-se 500 mil almas em Fátima, com relatos de êxtase para quem via o senhor. Ainda não há um escrutínio de quantos quantos desses terão ficado sem carteira.

Por acaso não vi a chegada do homem a Portugal, mas agora fiquei a pensar... O seu antecessor, o bonzinho João Paulo II, quando chegava a qualquer lado, a primeira coisa que fazia era beijar o chão do aeroporto. Nunca o vi, à saída do país, fazer com que a última coisa a fazer fosse chegar a face ao alcatrão para ver se recebia uma beijoca de volta. Mas aí está uma coisa que nunca fiz: dar uma beijoca no pavimento. Eu diria que deve haver pouca coisa menos higiénica. Ok, lembro-me de algumas, mas tenho que manter este blog um repositório de textos de cariz familiar.

Será que em cada aeroporto havia um local marcado no chão para o Papa beijar? Uma seta a dizer "Please Kiss Here"? Quiçá limpo na véspera? Como seria se por acaso calhasse do homem beijar um local onde repousasse uma vulgar pastilha elástica, como infelizmente se vê tanto pelos passeios deste país? Ou então como seria num dia de 40º à sombra, a chegar a um aeroporto no Kénia e a ficar com a boca cheia de alcatrão derretido!

Mas imagino como se tenha iniciado essa tradição: tal como aqueles que, quando caem numa zona cheia de gente, tentam levantar-se da forma mais harmoniosa possível, como quem indica a quem quiser saber "eu queria fazer isto, foi de propósito!", provavelmente um dia o homem tropeçou no último degrau da escada do avião e foi directo ao alcatrão. Ao levantar-se lá terá dito "err.. sim, eu fiz de propósito...er... fui... beijar o chão, porque... huh... o considero sagrado?", e a partir daí teve que fazer isso sempre que partia em tournée... Só nunca recuperou aqueles 2 dentes que deixou no nível 0.

Já o Bento XVI... de facto não o imagino a dar um linguado ao pavimento quando chega a qualquer lado. Tem mais ar de quem vai fazer uma revista às tropas.

Mas o povo fica feliz... juntando o Papa e Jesus a dizer que já vai ganhar a liga dos campeões, e o país nem repara que nos vão aumentar os impostos de forma drástica, apesar do crescimento económico fantástico de 1% no último trimestre... Nunca fomos tão religiosos!

PS: Antes que receba algum comentário azedo de algum cristão, lembro que estamos num país democrático que pratica a liberdade de expressão, e que os tempos em que se acabava com o programa do Herman José por mexer com figuras sagradas já lá vai há muito... Hoje em dia a censura só aparece se eu começar a comparar o Sócrates à Virgem Maria. Oops! Delete, delete! :)

2 comentários:

Anónimo disse...

se ele é a Virgem Maria...quem são os três pastorinhos? ora deixa cá ver...hmmm...pode ser a Gabriela Canavilhas a Isabel Alçada e o Teixeira dos Santos!!!
:)

já dizem que isto foi tudo uma cabala! o papa veio a pedido do estado para distrair o povão; e o benfica é campeão (slb..slb...slb, slb , slbbb...!) para se esquecer a crise em que vivemos (e vamos viver)!

abraço,
Monteiro

Anónimo disse...

k mauzinho!!! brancadeneve