segunda-feira, junho 26, 2006

Portugal-Holanda

Depois de muita insistência de toda a imprensa internacional, heis que comento um jogo do Mundial.

Que não pensem que não gosto de futebol! Gosto e muito, mas também acho que toda a avalanche de notícias sobre a selecção e o mundial começam a, bem bem lá no fundo, ter aquele pequeno desejo que a selecção perca, para deixar de se falar tanto nisto.

Mas ontem ganhamos. Contra a Holanda. E não incluo o árbitro, porque também apitou mal para a Holanda. E que não venham dizer que os nossos foram heróis injustiçados. O Deco apanhou o 1º cartão amarelo numa jogada em que devia ter visto o vermelho directo. E no 2º, já muitos jogadores este mundial levaram cartões amarelos por apanhar a bola e atrasar o recomeço do jogo. E o Figo, que resolveu ver se o Van Bommel tinha cabeça dura? E o Nuno Valente (ou o Ricardo Carvalho, já não me recordo) que deu um coice de karaté num avançado holandês com o jogo já parado? Pois, isso não interessa.

Não estou a dizer que os holandeses foram santos, mas que raio, fizeram o papel deles, como nós fizemos o nosso. Detesto facciosismos, há que ver as coisas como são, sem fanatismos irrealistas ou nacionalismos hipócritas.

Eu continuo a dizer que o Scolari é uma besta! E que o Vítor Baía faz falta a esta selecção! E o Quaresma (ainda mais sem o Deco no próximo jogo). Ainda hoje a Ucrânia utilizou um puto que tinha estado no europeu de sub-21, porque não podia o Quaresma fazer o mesmo?

E o Costinha já tinha feito uma falta para cartão depois de levar o 1º amarelo, mas o Scolari não o quis tirar, nem deve ter reparado, só tem olhos para o Ricardito, que lá ia mamando um frango mas por acaso a bola passou ao lado.

Claro que disso não interessa falar.

Ou seja, Portugal ganhou, e ganhou bem, mereceu-o. E têm equipa para chegar longe, pelo menos para ganhar à Inglaterra, mesmo sem o Deco. Mas, senhores, são só alguns jogos de futebol, não façam de cada jogo a vinda de Cristo à Terra... Por pouco não via o jogo contra a Holanda, e não vinha daí mal ao mundo, estava em boa companhia, e valorizo bem mais isso do que um jogo de futebol...

Sem comentários: