segunda-feira, janeiro 14, 2008

É a pronúncia do nooooorte...



A imagem ao lado foi tirada num dos WC's da produção, na fábrica onde trabalho, mais propriamente no urinol.

Alguém teve a feliz ideia de deixar um papel indicando que este urinol não funcionava, mas em vez de "Avariado", escreveram "Abariado", algo que algum iluminado fez questão de corrigir, acompanhado pelo devido impropério.

Aparte de ser uma boa imagem para o "Portugal no seu melhor", faz-me pensar noutra questão: Uma das coisas que me impressionou em Braga foi o sotaque, a pronúncia do Norte realmente cerrada. Muita gente fala com uma pronúncia muito semelhante à da Ribeira, no Porto.

O curioso é que, se quase todos trocam os V's pelos B's, há uma pequena franja da população que também faz o inverso, ou seja, troca os B's pelos V's. Isto implica dizer "savia", em vez de "sabia", ou "vranco" em vez de "branco".

A troca do "v" por um "b", a meu ver, é normal, já que a nossa língua nasceu do castelhano, que tem essa mesma troca incutida na própria língua (ou não soletrassem o V como "ube"). Mas o contrário... deixa-me algo perplexo. Como terá surgido esta troca? Terá algum viriato acordado um dia e dado o grito do ipiranga linguístico? Do género "porra, a partir de hoje, para nos distinguirmos dos malditos castelhanos ou leoneses, vamos inverter a troca dos v's e b's. A partir de hoje, chamem-me de Vruno Sevastião Vento de Varros!!!"

Se algum linguísta puder auxiliar-me nesta demanda, agradeço a ajuda... Vem hajam os vem abenturados...

5 comentários:

Anónimo disse...

engraçado k este homem arranja sempre qualquer coisinha p destabilizar a nação,mas é berdade,sempre achei engraçadissimo essa coisa da troca das letras,no entanto creio k os devemos deixar em paz, são felizes n são? beijos Andreíto

Anónimo disse...

S.O.S. recebido!

Lamento, mas nem sempre tenho resposta para tudo e nem sempre sou detentora da verdade, o que por vezes, como neste caso, me causa profunda irritação!!!

Infelizmente creio que este enigma linguístico é um daqueles mistérios da vida que jamais iremos desvendar...

Ass: Mara

Pandora disse...

A pronúncia do nooooorte...
Gostei do teu texto...nos deixa mesmo a pensar...
Mas k havemos de fazer...???
Somos do norte carago...
"veijinho"

Anónimo disse...

Eheh...
Por acaso não foste tu que deixaste o outro que lá está?! Dois "urinoles" à direita?! E também está "aBariado"...!! Ou ainda não viste?!
Espectáculo!!
Abraço.

Andrew disse...

Sim, já reparei no aviso ao lado. Senti-me tentado a escrever por baixo "Navo!"...