sexta-feira, janeiro 16, 2009

Civismo... hoje e sempre!

Há uns tempos, andava eu de carro com um amigo, e resolvi parar no Norteshopping. Páro lá habitualmente, não para aproveitar os saldos, mas para ir ao supermercado Modelo. Coisa de entrar e sair em pouco tempo.

Quando lá vou, raramente deixo o carro no parque. Não gosto da confusão do parque interior, andar à procura de lugar, ter cuidado com os azelhas que saem de repente ou vêm em contramão. Mesmo estando a chover, prefiro deixar o carro num parque em frente a um prédio, mesmo ao lado do shopping.

Estaciono o carro, em cima de um passeio (onde não atrapalha os peões). E o meu colega chama-me a atenção de que devia estacionar melhor, para permitir que outro carro pudesse estacionar ao meu lado.

“Ok, tens razão. Até costumo ter alguma atenção a esse género de coisas”, respondi.

E é verdade, geralmente tenho cuidado com isso. Mas quantas pessoas o fazem??? Quantas vezes não chego a um sítio, e num local onde cabiam dois carros, algum energúmero resolveu deixar a carroça mesmo a meio? E quantos se preocupam em “fugir” das poças de água, para não encharcar o pessoal que espera na paragem de autocarro? Bom, há muitos que vão lá de propósito…

Outro exemplo vi hoje, na escolinha… Numa escola de gestão, seria de supor que o pessoal teria o mínimo de civismo. Mas não! Chego à casa de banho, e dos três urinóis disponíveis, um tipo escolheu precisamente o do meio! O do meio!!! Que desconsideração! É óbvio que quem entrar, não se vai colocar ao lado dele! Isto de dar uma mijoca encostado ao parceiro não é coisa de macho! Claro que tive que ir a uma das sanitas disponíveis… É mesmo chegar ali e dizer “ah, esta fila de mictórios é só pra mim”, e zás, toca a usar o do meio. Ou será que esperava que algum sensível se fosse colocar ao lado? Nah senhor! O meu pinto não se mistura com qualquer um! E os salpicos que podem saltar para o lado errado???

Todo o gajo que é gajo sabe que a regra é um urinol de distância! A não ser em caso de discoteca à pinha e com os copos. E claro, em wc’s em que só há dois, sejamos realistas.

A minha sugestão? Colocar um aviso nos wc’s, como tem nas auto-estradas: “Mantenha a distância de segurança”…

5 comentários:

Anónimo disse...

..."circule pela direita"!
ou então, colocar umas guias sonoras "para sua protecção"!

é verdade! a regra é: mínimo um de intervalo.
concordo contigo, Andrew. já me aconteceu mais que uma vez encontrar desses egoístas...esses alarves que querem tudo só para eles!
indecente!

abraço,
Monteiro

Minha louca vida disse...

Mais uma da série "O que passa na cabeça de um gajo". Acho que no seu livro de crônicas vc poderia até escolher um capítulo para esse tema. Bizarro!!
Bem, se for por falta de convite aí vai mais um: Que tal passar suas próximas férias no Rio de Janeiro? Acredito que esse jogo da sedução carioca distrai bastante àqueles que estão somente de passagem pela cidade. Aposto que vc ia adorar:)
Beijocas

Anónimo disse...

a este menino tudo o incomoda, meu filho quando aperta, a gente nem olha para o parceiro.....mas enfim, eu sou mulher né?:)

Anónimo disse...

Já passou o momento de rir a chorar, basta fechar os olhos e imaginar a situação que o André descreve de maneira soberba, diga-se de passagem e não conseguimos ficar impassiveis sem rir.
Obrigado André, um excelente momento, embora ainda não tenha entendido lá muito bem a tua cisma com o raio dos urinóis..
Mas será verdade que voçês não olham mesmo para o ladito, pelo canto do olho para comprovar se a Natureza nao beneficiou este ou aquele?
Não te preocupes André tamanho não é sinal de bom desempenho. :)
Constatei mais uma diferença entre Homens e Mulheres, nós adoramos ir para o Wc aos pares, assim aproveitamos e cortamos na "casaca", dos HOMENS claro!
Dahhhhhhhhhh

Anónimo disse...

Ai Jazus !!
Então é por esse motivo que quando vou ás sanitas, fazer o que de verdadeiro se deveria fazer, dar umas cagadas, estão as ditas todas mijadas porque uns mimados não conseguem mijar em grupo.

Mijão