quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Ecologia de vão-de-escada...

Eu acho piada que as marcas tomem atitudes pró-ecológicas.

Talvez sejam ainda ecos da minha presença no mundo da gestão do lixo durante quase 5 anos, mas o facto é que, mesmo sabendo que muitas atitudes não passam de golpes publicitários, ou com objectivos claros de lucrar um pouco mais, a verdade é que na prática, fazem sentido acções como a do Pingo Doce passar a cobrar os sacos de plástico, mantendo a possibilidade de levar sacos de casa, ou comprar um que se pode reutilizar várias vezes.

Eu tenho un desses, ou melhor, tinha, até a senhora que cá vem a casa 1x por semana fazer umas limpezas utilizá-lo como despensa de tupperwares. Mas será que ela ainda não descobriu que em casa de engenheiro solteiro, não há lugar a arrumações desta índole ignóbil??? Tupperware que é tupperware deve estar guardado, sim, mas em local de fácil acesso, para que quando começar a derramar a sopa ou o arroz para fora do prato, seja fácil encontrar um recipiente onde colocar imediatemente o excesso.

Mas enfim... agora, o Jumbo, que afinal pertence à mesma cadeia (Jerónimo Martins), decidiu também implementar "Caixas Ecológicas". Ou seja, no meio das cerca de 60 caixas que tem no Jumbo da Maia, lá meteram uma em que não dão sacos gratuítos. Suponho que seja necessário pagar por eles, ou levar de casa.

Digo "suponho", porque como se vê na foto, o raio da caixa estava vazia! Vazia não por não ter gente, mas sim por estar fechada! Isto num final de tarde, pelas 7 da tarde, ou seja, provavelmente o horário com mais gente.

Que raio de consciência ecológica é essa? Com um pouco de sorte, amanhã volto lá, e já aparece um letreiro com outros conselhos ecológicos, como "Compre embalagens com poucas sub-embalagens, mas aproveite a nossa promoção de iogurtes Auchan na nova embalagem colorida, em pacotes de cartão de 4 unidades, envoltos em celofane, com etiqueta impressa a petróleo do mar do norte"...

10 comentários:

Anónimo disse...

Andrew, a menina da caixa tinha ido fazer xixi...!
ou então estava fechada para ser ecológica, para não gastar energia! bem visto...

mas não deixas de ter razão!

abraço,
Monteiro

Filipa disse...

De facto, no que diz respeito a preocupacoes ambientais a Alemanha esta muito à frente! Aqui só existem "Caixas Ecologicas". Queres um saquinho, pagas!
Nós por cá, compramos um cestinho todo catita a condizer com a cor do nosso carro, é claro. Podemos ser mais ecologistas, mas nao nos podemos esquecer de faze-lo com estilo :)
Só agora me apercebo da praga que sao esses malditos sacos.
Beijo

Beyba disse...

Meu querido PRIMO:
O Jumbo (o do trevo na tromba do elefante) é grupo AUCHAN, enquanto que o Pingo Doce (sabe bem pagar tão pouco)é grupo JERÓNIMO MARTINS.
Agora há uma panóplia muita grande de alternativas aos sacos "gratuitos": os sacos-alcofa, os trolleys, os sacos reutilizáveis tipo sarapilheira!

Parabéns pela diversidade de temas.
De uma ex-colega de trabalho da gestão de resíduos

Anónimo disse...

para a Filipa:
eu também sou ecologista! agora até faço separação de resíduos e tudo! e quando vou às compras também levo um saquinho (é pena não condizer com a cor do carro) que até é grandote e que depois de dobrado ocupa o espaço de uma maço de tabaco! não custa nada!
mas o problema é o seguinte: já estou a acusar a falta de sacos do Modelo para o lixo...!
podem imaginar a chatice que é!

cumprimentos,
Monteiro

Filipa disse...

Para o Monteiro:
Esses sacos do lixo podem ser adquiridos no próprio supermercado, tudo bem que têm que se pagar, mas ainda não vi escrito em nenhum jornal que tenha sido essa a causa do sobre-endividamento das famílias, nem tão pouco a causa da CRISE, se bem que, isso dava uma excelente reportagem num telejornal da TVI.
E eu posso ter um cesto de compras a condizer com a cor do caro, mas há alguém que gosta de ter lixo de marca "Modelo"... ;)
Beijos

Andrew disse...

Primita, tens toda a razão, tinha ideia que o tio Jerónimo abrangia o Feira Nova e Jumbo, por uma participação no grupo Auchan, mas não.
Falha grave para quem está num MBA!!!

E jovem mamã luso-germana :), sabes bem que o nosso país tem uma tradição secular em sacos de lixo do modelo e continente, é difícil mudar hábitos...

Anónimo disse...

apoiado, Andrew!
os hábitos são muito difíceis de mudar, mas como diz o outro "a tradição já não é o que era!". portanto...

Filipa, os sacos de lixo comprados nos supermercados (do tio Jerónimo ou não) ainda são carotes...!
mas lá está, é um hábito que todos temos que adquirir! contribuindo para a crise ou não!

cumprimentos,
Monteiro

Anónimo disse...

Amei esta coisa dos sacos de lixo, mas que raio é um engenheiro solteiro? pra se ser solteiro temos que ter qualquer coisita atrás da solteirice? Mau mau....

Anónimo disse...

Andrew adoro-te, és um fofo

Ritucha disse...

Andrew,
Ainda ontem tive uma experiência dessas.
Como as caixas ecológicas estão sempre vazias (de clientes) optei recentemente por levar comigo os ditos sacos reutilizáveis e na altura de me dirigir para a caixa, utilizo as ecológicas que não têm ninguém.
No entanto, também já me apercebi que durante a semana elas estão vazias de clientes e de assistentes!!!!
E depois querem que se seja ecológico!!!
Vou apresentar uma queixa ao Grupo Auchan por publicidade enganosa!!