segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Baile? Oriental????

Gosto de festas.

Gosto de aproveitar os fins de semana para extravasar o stress da semana, sair da rotina diária de casa-trabalho-casa, sendo este percurso invariavelmente feito de noite, nos dois sentidos, o que se torna deprimente.

Gosto de estar com os amigos, beber (com moderação...), divertir e divertir-me. Dançar, curtir boa música.

Nesse sentido, quando começaram a surgir anúncios ao "Baile Oriental", a realizar no lindíssimo Palácio da Bolsa do Porto, comecei a pensar que seria, provavelmente, a festa do ano, apesar de ainda estarmos em Janeiro.

A expectativa era grande, tanto pelo local, que ainda não tinha visitado (apesar de ser tripeirinho de gema), como pela música, que prometia ser boa (DJ conhecido planeado), como pela classe do evento. Para isto contribuiu a indicação de que o "jeanswear" seria interdito. Ou seja, esperava-se uma noite de gala, com motivo oriental.

Bem...

Que porcaria...

O espaço, de facto, vale a pena. É bonito, é emblemático, é histórico. Mas os fundadores da Associação Comercial do Porto devem ter dado voltas no túmulo quando surgiu o convidado musical... um tipo saído de algum restaurante "Real Indiana", a anunciar uma valsa, para a qual convidava os casais para uma dança na pista ("Oriental"???).

E heis que ele começa a cantar... a valsa...

so-ee mukand durbal Dhan laaDheeeeeeeeee... jap mukand mastak neesaanaaaaaa... E por aí fora. ("Oriental"??????).

Canta meia dúzia de músicas e no final ainda acaba com uma versão ignóbil do "World Hold On", do Bob Sinclair. Deve ter sido mais uma valsa, nós é que devemos ser ignorantes ao pensar que é pop de Bollywood.

Note-se que o homem começou a cantar pela 1h30, quando supostamente aquilo devia ter começado à meia-noite. Mas a essa altura, o jantar (para quem pagou 60€) ainda ia a meio, éramos rodeados de empregados a transportar pratos com 3 fatias de carne assada e arroz de ervilhas, a caminho do salão árabe.

Depois, uma exibição de Kung-Fu de alunos da Escola de Artes Marciais do Porto. Ah, mas havia um chinês, a tirar fotos e a bater pratos musicais. Sim, porque os atletas eram todos portuguesinhos de gema.

Depois vem a música... De salão. Música tipo chill-out, só que ao início da noite. E assim ficamos até às 3h, altura em que finalmente entrou em cena o DJ Ravin. Esse sim, lá puxou pela malta. Só que nessa altura, estava eu na fila para deixar peças de roupa no bengaleiro, onde fiquei mais algumas dezenas de minutos.

Mas isso não foi nada, comparado com o suplício de quem tentava obter uma bebida num dos bares disponibilizados. Houve quem ficasse bem mais do que 1h a tentar chegar ao balcão, para descobrir que o leque de escolhas era paupérrimo. Tinham gin, mas nem uma garrafa de água tónica. Fiquei-me pela 1ª bebida da noite, tendo desistido das outras 2 a que tinha direito. E noite sem copos, dificilmente é noite...

Ah, e a classe do evento? Finíssimo, com talvez 1/6º do pessoal em calças de ganga ou pior. E isto tendo eu um amigo que foi barrado à entrada, precisamente por estar de calças de ganga.

Enfim, salve-se o espaço e o DJ, mas tão cedo não me metam noutra. "Bailes" formais não resultam no nosso país, muito menos no Porto, onde os amigos entram como querem, e a organização deita a perder algo que podia ter sido especial...

...e o indiano nem um cartãozinho de desconto no restaurante nos deu!!!

10 comentários:

Anónimo disse...

ahahahahah que cómico.
Bem feito, quem manda o menino meter-se a snob?
Palácio, baile oriental, dasse

Anónimo disse...

eu! eu estive 1 hora e tal pra ir buscar qualquer coisa que me ajudasse a esquecer aquela noite (ainda a decorrer) "oriental"!!!!!!
Andrew...tu decoraste a letra da valsa, pá!!! incrível! este gaiato é levado da breca!
tu não fumas, mas se tivesses ido espreitar a porta dedicada aos fumadores vias lá dois gorilas ou lá o que era aquilo a impedir que o fumo viesse para dentro do palácio...no fim da noite quantos "orientais" estavam a fumar lá dentro, hum?! santa paciência...! e copos no chão?!
mas olha que o leque de escolhas não era assim tão paupérrimo! havia vodka, cerveja, sumo de limão, sumo de laranja e água! digno de baile de gala "oriental"! é que nem saqué havia!
agora tou pra ver a festa "eyes wide SHOUT"...! :) mais vale ir mesmo de eyes wide shut...!
grande abraço.
Monteiro.

Constança Correia disse...

Eu só entrei às 2/3 da manhã, mas no que concerne à festa, concordo plenamente! Tive uma hora no bengaleiro e mais uma para ser empurrada e apalpada até ao bar... para descobrir que só havia vodka, whisky, gin e red bull...! muito chique.
como se não bastasse, quando consegui contacto com o balcão, um dos barmans manda um berro "calma, não há vodka, copos nem gelo!"...
de maneira alguma o "baile" valeu os 20€, mas ao menos a organização da festa de sexta é diferente! será que ainda há esperança? fool me once, shame on you. fool me twice, shame on me...

Andrew disse...

Já me garantiram que o acesso aos bares será mais fácil na festa desta próxima 6ª. A ver vamos... Pelo menos, se a coisa correr mal outra vez, certamente não seremos os únicos fools da cidade... ;)

Por via das dúvidas, eu vou abraçar logo as 3 bebidas ao início da noite... Espero, pelo menos, que desta vez haja uma aguinha tónica para juntar ao gin!

Anónimo disse...

Andrew, rapaz...vais oferecer-me uma das tuas bebidas, é?! boa...! (para evitar que vás confirmar no mail, digo-te já: são 4 para os homens que pagam €20 e 3 para as mulheres que pagam €15! espera aí...se calhar vais disfarçado...hmmm...!)
e eu acho que vou levar abastecimento de casa! homem prevenido vale por dois, já dizia o outro!
:) à Constança foi o barman que berrou, a mim foi a "bargirl" (sim, porque ainda não era woman) que me disse, com carinha de coitadinha e olhinhos de cachorro abandonado "desculpe, mas acabou-se a água tónica..." - menos mal!
estamos lá pra curtir e mai' nada!
acho que já disse tudo.

abraço,
Monteiro

Constança Correia disse...

Eii! Sinto-me enganada... a mim disseram-me que era 20 euros para eles e para elas, mas nós temos direito a 4 bebidas e os homens a 3...
Só resta averiguar quem tem razão!
Ainda assim, ainda não estou convencida que esta festa vai ser um fiasco menor que a outra...
O abastecimento de casa parece-me uma boa opção ;)

Andrew disse...

Se quiseres reencaminho-te o mail em que me dizem isso, podes sempre tentar mostrá-lo à entrada a ver se pagam só 15€ :)

Mas isso é boa ideia - levar um cantil cheio de néctar organoléptico... ;)

Na 6ª vemos! Não te esqueças da mascara!

Anónimo disse...

Gostaria simplesmente dizer que deve haver um engano grosso, uma vez que os restaurantes Real Indiana nada tiveram a ver com o evento mencionado.
Gostaria de esclarecer o Sr Andrew, e restantes bloggers que o nome do Real Indiana nunca esteve associado a qualquer tipo de evento ate hoje realizado no Palacio da Bolsa.
Agradeço portanto que evite escrever/emitir opinioes sem fundamento.
Acidentalmente numa pesquisa em motor de busca cruzei me com este blog, e ousar a deixar este breve esclarecimento.

Cumps,

Real Indiana

Andrew disse...

Antes de mais, obrigado pelo comentário.

Eu penso que é bastante claro que não faço qualquer associação do evento à cadeia Real Indiana, da qual aliás sou frequentador e adepto.
Nem tenho nada contra o povo indiano! Excepto o pessoal que trata da informática lá da empresa, mas profissionais menos competentes, há em toda a parte.

O meu texto indica apenas que, num baile oriental, supostamente com o tema comemorativo do Ano Novo Chinês, iniciou-se com uma série de músicas de pop indiana, e como tal, cantadas por um indiano (pelo menos aparentava sê-lo).
E isso caiu mal, não só a mim, mas a muita gente.

Na nossa cidade, além de restaurantes indianos, a única associação directa que temos aos nativos (ou com características daquela região) é, infelizmente, de lojas pouco glamorosas em centros comerciais decrépitos. Trata-se, portanto, apenas de uma referência para contextualização da pessoa, não uma associação a algum patrocínio ou participação.

Nesse sentido, obviamente não concordo com o comentário, já que não emito qualquer opinião no texto sobre a Real Indiana!

Fosse ou não indiano, o cantor não caiu nas preferências da populaça. Paciência.

Espero poder continuar a usufruir da bela da Chicken Tikka Masala...

Anónimo disse...

Baile Oriental!! Que suplicio!!! Nada a ver!!

Cumprimentos,
DB