terça-feira, maio 27, 2008

Boi...cote!

Bom, já é tempo de deixar alguma consideração sobre o preço da gasosa...

Eu tenho um carro a gasóleo, e se durante muito tempo compensou, a verdade é que hoje... ainda compensa! Quanto mais não seja porque gasta menos.

Mas fala-se em boicotar nos dias 1,2 e 3 de Junho os postos da Galp.

Tudo bem. Até gostava de acreditar que poderia ter algum efeito, mas o mais provável seria fecharem postos, e não a baixa de preços.

Mas o facto é que os preços estão demasiado altos. Não só pelo imposto sobre os combustíveis, estupidamente alto no nosso país, mas também pela concertação entre as gasolineiras. Senão, não se explica o aumento enorme de preços das principais marcas, enquanto as marcas mais baratas se começam a distanciar.

Posso estar muito enganado, mas a ideia que tenho é que o Petróleo é refinado nas refinarias (passo o pleonasmo...) de Matosinhos e Sines (da Petrogal, ou seja, Galp), e depois vendido às gasolineiras, que podem ou não adicionar aditivos ou coisa parecida, para obter as gasolinas "premium".

Ou seja, eu ando a fazer o meu próprio boicote à Galp há cerca de um mês. Agora só coloco na Esso, preferencialmente na bomba do Arrábidashopping, que tem estado a menos 10 cêntimos. E a minha trotinete não se queixa. Tem as mesmas prestações, tem os mesmos consumos. Mas o povão parece que quer lá saber, eu vejo sempre as bombas da Galp cheias de gente!!! Está tudo doido, mas continuam a queixar-se!!!

Por isso... venha daí esse boicote!!!

Sem comentários: