quarta-feira, maio 28, 2008

Smoke-Free Air

O nosso PM foi apanhado a fumar no avião...

Eu não sei até que ponto devia ter sido multado. Podemos ver isto de várias formas.

Por um lado, são as próprias companhias que escolhem se é ou não permitido fumar no avião. Por isso dizem, no início de cada vôo: "este é considerado um vôo verde, pelo que não é permitido fumar". Ora, o vôo do Primeiro-Ministro, além de não ser uma carreira normal (fretado), deve ser um vôo rosa...

Por outro lado, considerando que é um avião de uma companhia portuguesa, deve estar obrigado a cumprir a legislação portuguesa. Ou seja, não deve ser permitido fumar dentro do espaço fechado.

Há quem diga "ah e tal, é por causa do ar condicionado..." Pois, como se todos os desastres aéreos dos últimos 60 anos fossem causados por um puto que resolveu acender uma passa na casa de banho...

O certo é que incomoda quem está na mesma zona. Seria como alguém acender um cigarro num autocarro. É como largar uma bufa nessas ocasiões. Sabemos que não se deve fazer porque incomoda os outros, por isso não o fazemos. Certo???

Mas acho muito bem que lhe tenha servido para deixar de fumar!

Mas hoje em dia, começa a ser complicado. Mas ainda hoje há situações complicadas para quem não é fumador. Numa entrevista de emprego, por exemplo. Perguntam-nos se somos fumadores, e com uma resposta negativa, vem um "ah, então lamento mas vamos ter que o excluir do processo de candidatura"
"...ah? Atão porquê?"
"Oras, se o nosso pessoal fumador faz sempre 3 ou 4 pausas de 5 minutos por dia para ir fumar, você vai fazer o quê? Vai com eles para ficar de braços cruzados? Não senhor, não queremos cá pessoas de braços cruzados..."

1 comentário:

Anónimo disse...

Deixo aqui em 1ª mão, o desabafo do Sócrates, ao fim de 4h na sala de espera do St. António:

"Phoooooniiiix, tou cheio desta mer** (fiquei na dúvida se estava a referir-se ao tempo de espera ou à polémica do cigarro).
Já não se pode dar uma passa tranquilamente num avião (era ao cigarro)!
Que piada tem fazer uma lei se depois tenho de a cumprir escrupulosamente só porque sou PM?
É neste alturas que invejo o Zé Povinho, porque esse pode acender o cigarro na disco, no bar, ou no hotel, mesmo tendo a sinalética vermelha que proíbe tal acto, à frente das bentas (sim, também sei falar à moda do Nuorte, carago)sem ser cruxificado e na maioria das vezes, sem sequer ser multado!
Depois sou obrigado a ir pra TV dizer aquelas barbaridades do tipo "peço desculpa, prometo que de agora em diante, vou deixar de fumar", na tentativa desesperada de limpar o cadastro e ganhar alguma credibilidade junto do meu eleitorado (se é que ainda me resta algum)"...

Ass.: Mulher Sardenta
(desculpem o pseudónimo, mas depois de uma revelação destas, há que proteger a identidade a todo o custo). E não, não era a única sardenta na sala:)