segunda-feira, maio 12, 2008

Maio de 2008

Hoje bateu uma saudade...

Comemoram-se, este mês, os 40 anos do Maio de 68... Esse evento primordial para o desenvolvimento social e cultural da europa de hoje.

Ainda hoje me lembro de ter ateado o rastilho da revolução estudantil...

Sim, o que muita gente não sabe é que aquilo foi tudo culpa minha, ao ter deixado um pionés no assento do tipo que deu o primeiro berro de contestação. Na verdade, não foi de contestação, mas de susto e raiva, ao sentar e sentir a picadela na nádega direita. O problema foi de ele ter começado o grito de raiva com "Esse grande filhodap...", e o exército do De Gaulle ter pensado que era para ele. A partir daí, a coisa descambou até ter atingido proporções épicas.

No fundo, é o que se passa hoje em dia com as críticas ao primeiro-ministro em Portugal...

Agora, nem queiram saber qual o papel que eu tive na manifestação da queima de soutiens, uns anos antes... :)


PS: Falando um pouquinho (só um pouquinho) a sério, na televisão viu-se o José Hermano Saraiva, na altura em que a coisa alastrou a Portugal, a indicar na televisão (antes da novela das 8), que (em bom português) "ou os estudantes se portam bem e a ordem regressa à universidade, ou daqui a uns anos estou a fazer um programa de televisão a dizer 'E foi aqui... que inseri uma vara de madeira, no ânus de um dirigente estudantil burocrato-fascista". Curioso, agora ninguém lhe fez perguntas sobre aquela altura...

6 comentários:

JR disse...

Não vivi o Maio de 68, felizmente:-))) mas por pouco :-()
no entanto já fiz um trabalho em francês sobre o Maio de 68. Adorei fazer o trabalho e adorei ter aprendido pormenores sobre essa brilhante revolução estudantil. Um dos slogans de que mais gostei foi "C'est interdit d'interdire!" não vou traduzir porque deves ser um gajo culto ou não fosses amigo da Aldora (ou Beyba para os amigos). Foi ela que me falou do teu blog, não de ti.

Um abraço,
JR

JR disse...

Ainda bem que não traduzi, já soube que até sabes croata, chinês,etc._ UHF!!!! e pensei que eu sabia mts línguas:-(((

JR

Andrew disse...

Croata? Não... ainda me falta visitar esse país, o que quero fazer, juntamente com a Eslovénia. Mas não vai ser este ano (cont€nção...).
Quando muito dou uns toques de checo, ainda me lembro de algumas palavritas...
E o que raio têm os UHF a ver com isso? O Zé Manel Ribeiro é poliglota? :)

Obrigado pelos comentários, abraço e beijocas à minha prima...

JR disse...

Ahahah....

Ok, darei as beijocas à tua "prima".
Quando fores à Croácia e à Eslovénia avisa, eu dou-te umas dicas. Já lá estive e adorei! Este ano vou Barcelona, Istambul, Berlim (e arredores), Valencia (talvez) e USA. Pensas: " é rica a gaja!" eu respondo: "só de espírito!!" pertenço ao Couchsurfing. Sabes o que é? Não? pergunta à tua "prima". Se quiseres saber mais pormenores falaremos depois.

Bjs,
JR

Andrew disse...

Couchsurfing? Ainda outro dia dizias que sou um gajo culto, e agora achas que não sei o que é isso... Eu, que sou um dos grandes surfers da história...
Quanto a viagens, Istambul já lá estive, os vendedores de tapetes são como moscas, chatos com'á...
Barcelona, é sempre Barcelona, uma das minhas cidades favoritas.
Dos USA, só NY, e mesmo aí, só Manhattan, que é um mundo à parte, não é "USA"...

O resto, ainda não lá cheguei :)

Boa viagem!

JR disse...

Um dia ainda me vais falar do surf qua fazes...

Boas viagens para ti também!