sexta-feira, agosto 21, 2009

Uma crise para me tirar da crise...

Enquanto as coisas vão sendo um pouco menos difíceis a cada dia que passa (porque nunca será fácil ficar sem uma das pessoas que tornavam este mundo um lugar melhor), lá vão surgindo algumas coisas com que me entreter.

Hoje, dei-me ao sacrifício de ver a entrevista à Manuela Ferreira Leite.

Eu sou perfeitamente apartidário, mas se esta senhora ganha as eleições, parece-me que estamos bem tramados. Afinal, foi esta que disse que "Em Portugal, as reformas não funcionam", e que a única maneira de se fazer alguma coisa seria suspender a democracia por 6 meses...

A mulher disse tanta treta, eu diria mesmo tanta trampa que até uma mosca lá foi ver o que se passava, deve-lhe ter cheirado a...

Irrita-me ver os políticos portugueses dizer que a culpa da crise é do governo. E que este governo não fez nada para a prevenir. Era só o que faltava.

Estive há umas semanas em Madrid, onde conceituados professores de economia e finanças referiram, por mais que uma vez, que estamos bem melhor preparados para aguentar a crise do que a própria Espanha. É pena é que tenham que ser os estrangeiros a dizê-lo, e que o português médio nem se aperceba.

Se as empresas multinacionais fogem para países onde o salário mínimo é de 100€ ou menos, o que vai fazer o estado??? Bom, segundo os partidos da oposição, deve aumentar ainda mais o salário mínimo, isso é que nos vai tornar competitivos...

Seria verdade se este fosse um país de trabalho especializado e qualificado. O que não é.

Por isso há que investir para que se mude o paradigma. Para que Portugal possa passar a ser visto como uma oportunidade de negócio, e não como um país onde se bebe bom vinho.

Penso que este governo está a tentar fazer isso. Se o faz bem ou mal, não sei. Mas...
...acho que nunca vi tantos turistas no Porto como este ano.
...não me lembro de termos tantas indústrias nacionais de renome mundial nas áreas tecnológicas (Ydreams, Crital Software, etc)
...não me lembro de ver investimentos tão grandes como o PlanIT Valley em Paredes;
...não me lembro de ter tão bons acessos a quase todo o país, enquanto toda a gente reclama que as auto-estradas estão vazias (mas não vejo essas pessoas a ir pelas estradas nacionais como forma de protesto!);

Sim, claro que este governo tem os seus problemas, e idiotices, e não são tão poucas. E claro que o aumento do PIB se deveu a uma quebra menor nas exportações do que nas importações, e não necessariamente a uma evolução da economia. Mas o facto é que não fomos tão afectados como outros países, não tivémos tantos bancos a ir à banca-rota, temos um défice inferior ao de países como a Alemanha.

Mas provavelmente, o povo vai seguir a tendência de votar na oposição porque "este governo meteu-nos na crise...". Enfim...

4 comentários:

Anónimo disse...

Enfim. Este governo foi o de melhor que nos aconteceu. Com erros, claro. Quem nao erra? Com defeitos, claro. Quem os não tem? Agora a D.Manuela, por favor poupem-me. Mentalidade nova e recente é isso que quero. Mas sim claro. Ainda hoje o canalizador (por estas bandas assim se chamam os picheileiros) dizia-me que gostava de ouvir o Paulo Portas. Coitado. Bom homem. O meu Picheleiro claro.
A tia C (who else?)

Anónimo disse...

Não estou certa de que este governo foi o melhor que nos aconteceu... mas também sou da opinião que algumas coisas que aconteceram eram um mal necessário...
O que nos falta mesmo é uma oposição à altura, julgo que este é um dos grandes problemas deste País.
Quanto a suspender a democracia o Sócrates, de certa forma, acabou por nos tirar um pouco dela...
Acho que podes ficar tranquilo, quanto às eleições, não creio que a oposição ganhe mas também vai ser muito difícil uma maioria... As medidas deste governo afectaram mais os funcionários públicos e como eles não são muito bem vistos, o resto do povinho até achou muito bem. Por isso, o mais provável é levarmos com o nosso amigo Sócrates outra vez.

Bjs
Cristina

Anónimo disse...

Não estou certa de que este governo foi o melhor que nos aconteceu... mas também sou da opinião que algumas coisas que aconteceram eram um mal necessário...
O que nos falta mesmo é uma oposição à altura, julgo que este é um dos grandes problemas deste País.
Quanto a suspender a democracia o Sócrates, de certa forma, acabou por nos tirar um pouco dela...
Acho que podes ficar tranquilo, quanto às eleições, não creio que a oposição ganhe mas também vai ser muito difícil uma maioria... As medidas deste governo afectaram mais os funcionários públicos e como eles não são muito bem vistos, o resto do povinho até achou muito bem. Por isso, o mais provável é levarmos com o nosso amigo Sócrates outra vez.

Bjs
Cristina

Anónimo disse...

Li não sei aonde que temos tantos funcionários públicos como Espanha. Será possível?
Será que somos nos que temos o numero certo e Espanha está em deficit? Não me parece.
Essa é efectivamente uma das áreas que absorve mais dinheiro. Não digo que não haja excelentes profissionais no funcionalismo publico.
Mas sinceramente julgo ser uma área que era urgente ser revista. E não me quer parecer que a oposição (e digo a que pode ser governo, e não os que estão sempre na oposição e que por isso podem dizer e parecer ser facil executar todas as impossibilidades do mundo) não estará descontente com muitas das alterações feitas nessa área. Por muito que diga que não. Infelizmente como tudo, há sempre os que injustamente comem por tabela. Eu incluo-me ai. E não sou funcionária publica. Há despesas que não me são deduzidas e que fazem parte integrante do meu trabalho, porque os Chico espertos (e há tantos) fazem trinta por uma linha para desvirtuar despesas efectivas. Enquanto continuarmos a cometer os crimezinhos foleiros de algibeira (vender os Magalhães nas feiras e mercados é um dos mais foleiros), enquanto, como perfeitos idiotas, nos rirmos todos muito com estas noticias, enquanto não quisermos fazer um esforço para termos mais cultura, enquanto não quisermos fazer mais do que esperar que faça sol ou chuva (e se isso não acontecer pedir um subsidio), enquanto nos medirmos sempre pelos que estão mais abaixo e nunca seguir exemplos de países mais evoluídos, enquanto acharmos que somos uma merda de povo, enquanto não tivermos a capacidade de pensarmos por nós, termos a nossa própria opinião que não seja apenas sobre futebol, enquanto isso acontecer, continuo a achar que o melhor que nos aconteceu até hoje foi este governo. E faço notar que vivi em idade adulta todos os pós 25 de Abril. Porque entre outras coisas deixou de pensar com provincianismo. E isso, quero acreditar, vai ajudar a mudar a nossa atitude.
Tia C (conhecida ultimamente tambem por Tia Lusa)