quarta-feira, agosto 26, 2009

Nomes Feios

"Leucemia Mieloblástica Aguda".

É um nome feio, assustador, petrificante. Numa pesquisa rápida pela internet, surgem-nos frases como "é a forma de leucemia mais mortal", o que não ajuda.

Segundo os médicos, ainda é rara em crianças pequenas, sendo mais habitual em adultos e, particularmente, em idosos. Eu sabia que a pekenota era especial, mas não a este ponto...

Por falar em nomes feios, o tal pseudo-pediatra leva o nome de Dr. Pedro Araujo. Se o encontrar, tenho aqui uma papeira para lhe dar, para que ele a meta num sítio que eu cá sei...

Bom, mas do mal, o menos. Segundo os médicos do IPO, nas crianças esta até será uma das formas de leucemia de mais fácil tratamento, e de menor tempo de recuperação. Claro que isto é na condição de que tudo corra bem e o tratamento seja bem recebido. Claro que o "menor tempo de recuperação" é muito relativo, falando num periodo de 6 a 9 meses. Mas a esperança de que tudo vai correr bem, e de que, apesar do rim ser filho único, o frágil corpito dela vai aguentar bem as sessões de quimio e os malditos efeitos secundários que ainda nem sabemos ao certo quais vão ser (pois divergem de pessoa para pessoa). Sempre foi uma miuda muito bem disposta, isso ajuda.

E ainda dizem que "cada um tem o que merece"... Não acredito. O meu pai não mereceu aquilo que lhe aconteceu, a pekenota não merece isto, nem nós (os que ficamos) merecemos passar por tudo isto em tão pouco tempo.

No caso do meu fantástico progenitor, ainda acho que houve um erro. O Joe Black terá recebido a indicação errada quanto ao endereço da pessoa a levar. Não se pode confiar nos correios, ou então a secretária do ceifeiro já precisa de ir à Optivisão, com o desconto de idade, ainda lhe pagam para levar umas lentes com as diopetrias correctas*...


PS: Branquinha, foi muito bom saber que conseguiste ultrapassar este maldito problema, e a tua experiência pode ser muito valiosa para quem tem que aguentar isto agora, havemos de nos por em contacto...


* - Antes que receba uma reclamação da Optivisão, eu sei que o desconto apenas incide sobre o preço da armação!!!

5 comentários:

Filipa disse...

Ultimamente ao ler os teus posts tb me passam pela cabeça umas palavras muito feias, realmente, a vida não te tem sorrido muito nos ultimos dias!
Espero que a "tempestade" vá embora depressinha para voltarmos a ter por aqui o "tipo feliz, normalmente por estar contente...:)"
Desejo muita sorte à pequenina, espero que ela consiga vencer essa coisa feia num piscar de olhos.
Bjinhos e um abracinho do pequenino Miguel.

Joana André disse...

1 Abraço muito forte desta, se calhar já esquecida, voyeurista ex-colega da Lipor que guarda a melhor das recordações do pouco, mas precioso, tempo que pode partilhar contigo!!

Joana André

Ritucha disse...

Li sobre este assunto no "O Códex 623" do José Rodrigues dos Santos. No livro, a menina faz um transplantes de medúla óssea. Estão a ponderar essa hipótese? Caso seja uma opção, eu sou dadora de medula e pode ser que, por uma feliz coincidência, sejamos compatíveis e eu possa ajudar. Gostava muito de poder ser útil num momento destes...

Anónimo disse...

O teu pai e meu irmão (o meu protector de brincadeiras durante a minha infância) já está a fazer algo pela nossa piratinha. Como tu dizes, if she is happy we are happy. And so far ela esta happy. E claro nós saltamos de alegria. Às vezes sentirmo-nos bem pode ser bem simples.
A tia Lusa.

Anónimo disse...

André,

Lamento mt a tua perda:((( sei não consigo dizer nada que te faça sentir melhor (até porque a minha especialidade é mais o oposto):), não adianta encher o teu blog com as minhas "ladaínhas de fé", porque sei que não acreditas em Deus, mas deixa-me só dizer-te que o teu pai continua contigo, nunca te deixou e nunca te deixará, só que não está contigo da forma como gostarias que estivesse...

As melhoras para a tua Piratinha, vou rezar por ela e pela alma do teu pai...

Beijinhos e p.f. não cresças mais:)))

Mara