domingo, dezembro 03, 2006

Suécia - país civilizado???

Quem disse que a Suécia é um país civilizado? Na vanguarda da Europa e tal e coisa...

É verdade que na estrada, estão uns pontos à nossa frente. Se a estrada tem um limite de 90, não passam dos 90. Isto faz alguma confusão a um português típico...

Estive lá no final de Novembro, numa terreola no centro, a uns 70Km a norte de Gotemburgo, chamada Trollhattän.

Fiquei uns 4 dias, pelo que fui para um hotel que parecia jeitoso. O Scandic Swania Trollhattän.

Logo ao 2º dia, fico sem um saco com roupa. Levaram-no do quarto do hotel!!! Que roubo idiota! Quem é que leva um saco só com roupa??? É que estava aberto, notava-se bem que não tinha lá nada a não ser roupa. Nem telemóveis, nem câmaras.

Descobri isto de noite, ao preparar a roupa para o dia seguinte. Depois da perplexidade inicial, e depois de gorada a esperança de ter deixado o saco num qualquer canto do quarto ( e de ter revirado o quarto de cima a baixo), ligo para a recepção:

- Sim? Olhe, eu estou no quarto 327, e fui roubado, levaram-me um saco com roupa...
- Aahh? A sério? Olhe, nem sei o que dizer. Levaram muita coisa?
- Levaram-me a roupa toda!!!
- Pois... isso é mau...
- Eu diria que sim!!!
- Mas olhe, eu tenho pouca experiência aqui, posso pedir-lhe que aguarde até de manhã, e fala com os meus colegas? Eu deixo-lhes já o recado...

E fui dormir, pouco, ainda com os nervos de quem foi assaltado e não pôde fazer nada.

Dia seguinte, falo com o gerente, e peço-lhe para conversar com o pessoal da limpeza, pois parece-me que o saco terá sido levado durante a limpeza do quarto.

Volto a meio da tarde, e nada. O homem pergunta-me se quero ligar para a polícia, ao que respondo algo como "obviamente que sim!!!". Ligamos do gabinete do gerente.

- Sim? Eu sou do hotel XPTO, e tivémos um roubo. Pode vir cá alguém?
- Ahh? Roubo? Aqui? Oohh. Hmm... O roubado, está aí?
- Sim, está aqui comigo.
- Ah, e ele vai estar aí até que horas hoje?
O homem pergunta-me até que horas vou estar no quarto (pormenor importante: nesta altura eram 16:30 da tarde)
- Ah, olhe, então diga-lhe que logo dizemos alguma coisa. E logo se vê.

O tempo passou, fui jantar, e no regresso dizem-me que a polícia esteve lá às 21:45.
Eram 22:15, pelo que ligo para o número que a polícia tinha indicado.

- Sim? Olhe, eu estou no hotel XPTO e fui...
- Ah, sim, já sei. Olhe, importa-se de ligar para este outro número? Obrigadinho!
- Sim? Olhe, eu estou no hotel XPTO e fui...
- Ah, sim, já sei. Olhe, agora não temos ninguém para ir aí. Só se for no próximo turno, que entra às 23h00...
- Que seja, eu quero é a polícia aqui...

Apareceram às 24h00. E claro que só tomaram conta da ocorrência. E o hotel não se quer responsabilizar.

O que é ridículo! Como é que, roubam-me uma mala do quarto, e o hotel não quer assumir responsabilidades??? Nem é pela compensação monetária, é mesmo pelo princípio da coisa!!!

Ainda estou a ver no que isso vai dar. Mas cheira-me que é uma guerra perdida...

Ainda por cima não havia miúdas giras no raio da terreola...

1 comentário:

Anónimo disse...

afinal uma menina do gás sempre suavizaria esta história... eh eh