quinta-feira, março 01, 2007

O Fantas!

Esta é a semana do Fantas.

Ah, o Fantas, a grande manifestação cultural do Porto. Essa montra de grande cinema.

Ou não, muitas vezes não se vêem filmes de jeito, mas a malta curte na mesma.

O que interessa é a festa, é o ritual. Se bem que os rituais já não são como antigamente.

Antigamente, era uma mole humana na entrada do Carlos Alberto, ali no final de Cedofeita, a tentar obter um bilhete. Era uma altura em que se viam filmes que de outra forma, raramente veríamos no circuito comercial. E apesar do Fantas sempre ter tido filmes ditos "normais", ou seja dramas, romances, comédias, o forte sempre foi o cinema Fantástico, o que não quer dizer necessariamente filmes de terror.

Como diz o outro, já fui muito feliz no Fantas... Lembro-me de ver os filmes da série Hellraiser no Rivoli, numa idade em que já não cabia nas cadeiras, e saía de lá com as pernas doridas por isso mesmo. Aaahhh, que felicidade.

Ainda há dois anos fui entrevistado para a RTP, à saída do filme da sessão de abertura. Claro que desperdicei os meus 10 segundos de fama ao engasgar-me e não dizer nada de jeito.

Há 3 anos vi um filme sobre um psicopata, que foi apresentado pelo próprio realizador e actor principal, um inglês com ar sinistro que dizia que depois do filme nos ia seguir até casa...

Este ano, a 27ª Edição, está mais comercial, sem dúvida. Mas não deixa de ter aquele encanto. O ponto alto terá sido, com certeza, a prestação do grupo de sopro na sessão de abertura, quais Gato Fedorento em versão "assopro no clarinete".

Só espero que siga por muitos e longos anos. E que a maldita e incompreensível política cultural do Município não deite a perder todo o historial e prestígio que este pequenito festival de cinema já grangeou em 27 anos.

Sim, escrevi "grangeou" porque apeteceu-me colocar uma palavra cara. Não por ter alguma coisa a ver com o Pedro Granger...

Sem comentários: