quinta-feira, abril 10, 2008

Mentiroso!!!

O meu passe mensal do combóio terminou a validade no passado dia 04.

Como esta semana não fui de combóio na 2ª e 3ª por ter ido para fora, e como não vou está cá durante toda a próxima semana (uma ida para o extremo oriente), resolvi não comprar já nova mensalidade do passe, e fazê-lo apenas após o regresso da China.

Oras... ontem saí do emprego às 17:45, e seguindo uma prática habitual, apanhei o combóio para Braga, de onde poderia apanhar o "rápido" para o Porto, que demora 40 minutos a fazer o meu trajecto, em vez dos 55 que demora o habitual pastelão.

Na estação, tentei comprar um bilhete na máquina, queria comprar um talão de 10 viagens. A máquina estava Fora de Serviço, estava lá um operador da CP a arranjá-la. Fui ao balcão de venda de bilhetes, disse que queria o passe de 10 viagens, e responderam que tinha mesmo que ser na máquina, e que em 2 minutos estaria a funcionar.

Aguardei mais que isso, eu diria uns 4 ou 5 minutos, e voltei para o combóio, que saía passados mais 4 ou 5 minutos.

Dentro do combóio, quando aparece o revisor, por hábito peço-lhe para me vender um bilhete Ferreiros-Travagem, que é o percurso habitual. O homem fica a olhar para mim, reparo que me enganei, e corrijo: "Ah, pois, é Braga-Travagem, vai dar ao mesmo".

Responde ele em tom de voz alto: "AH NÃO É, NÃO!!! SÃO SÓ 100 VEZES MAIS! SE NÃO COMPROU LÁ BILHETE, AGORA TEM QUE PAGAR MULTA!".

Isto porque quando saímos de estações (e não apeadeiros), é obrigatório comprar bilhete nas máquinas. Nos apeadeiros não há máquinas de venda automática, pelo que se pode comprar ao revisor.

Respondo eu, sem levantar a voz: "pois, só que a máquina de venda não estava a funcionar", ao que o homem sai-se com uma "AH, NÃO ME VENHA COM MENTIRAS, QUE ESSAS JÁ EU CONHEÇO TODAS!"

Diz ele que outras pessoas já lhe mostraram bilhetes comprados em Braga, pelo que eu só podia estar a mentir.

Sou uma pessoa bastante pacífica, mas naquele instante apeteceu levantar-me e ir... hmm... digamos... "pedir-lhe explicações" mais de perto...

Mas contive-me, e continuei a falar de forma normal, e expliquei a situação, e que se ele quisesse poderia ligar para a estação e confirmar.

Ele foi continuar a recolher bilhetes, e avisou que já voltava.

Passado algum tempo, já eu preparado para pagar a multa e a ver formas de processar a CP por difamação, regressa o "pica", e em tom de voz muito, mas mesmo muito baixo, diz "pronto, eu compreendo a sua situação, desta vez passa, mas veja lá, da próxima venha logo falar comigo ao início da viagem".

Paguei o bilhete normal, e deixei-o ir à sua vida. Isto porque apercebi-me de que o homem tinha olhos de quem não tinha dormido. Todos temos dias complicados, talvez fosse o caso dele, e é certo que aquela linha é muito frequentada por putos que nem sempre se comportam, e por uma família de ciganos romenos que dá problemas. Mas o certo é que não era razão para me ter tratado daquela forma.

Sem comentários: