quinta-feira, abril 10, 2008

Treino aplicado

Para quem não sabe, os motoristas de âmbulâncias e carros de bombeiros (de intervenção rápida) são habitualmente treinados em condições reais, ou seja, no trânsito da cidade.

Se assim não fosse, seria difícil treinar os miúdos num simulador, ou num parque fechado, e depois lançá-los a altas velocidades pelo meio de engarrafamentos, como tentativa desesperada de salvar vidas.

Acho que é compreensível.

Claro que nós, que vamos calmamente no trânsito, a cantarolar o último êxito do Mikael Carreira (ou talvez não), e reparamos no retrovisor (porque a música em altos berros não deixa ouvir a sirene), que por entre um "Esta foi a vida..." e um "...que escolhiiiii" *, vemos a ambulância e não fazemos ideia se é uma situação real ou não. Obviamente, nunca pensamos nisso e abrimos caminho para que o veículo siga na sua tentativa. Alguns ficamos até com uma sensação estranhamente agradável de que fizemos a nossa parte na tentativa de salvamento de uma vida.

Mas hoje passei por uma que, se não estava em treino, então não sei que caso seria, porque uma ambulância vinha a subir a rua com o farolim ligado (o "tinoní azul"), mas sem sirene sonora.

E parava nos semáforos e passadeiras.

Se fosse alguém lá dentro, devia ir acompanhado pelo padre, que lhe iria a dar a extrema-unção em andamento. Ou talvez fosse alguém com hiper-tensão, e qualquer variação mais brusca desencadiaria um ataque brutal. Ou até, quiçá, alguém que sofresse de anti-civismo grave, e que se visse o condutor a quebrar alguma norma do civismo rodoviário, entraria em convulsões.

Bom, se estava em treino, tudo bem, mas escusava de exagerar...


*PS: Eu sei que aquela letra é do paizinho, o Tony, mas como não sei nenhuma música do filho pródigo cabeludo, foi o que se arranjou...

1 comentário:

Anónimo disse...

Bastante observador este Andrew(apesar de ter um péssimo gosto musical lol), fico satisfeita p ver k ainda há cidadãos sempre de olho no próximo; bem haja caro Andrew e continue assim, n se deixe distrair observando as pernas das moçoilas, ambulâncias são muito mais interessantes :>
bjinhos