quinta-feira, agosto 02, 2007

Now boarding for flight number...

Mais uma semana, mais uma viagem à Alemanha, a trabalho.

Começo a conhecer bem aquele país. Como qualquer outro, tem coisas interessantes, e outras não tão interessantes. Mas para quem toma contacto com ele pela primeira vez, como uma colega minha que foi comigo há 2 semanas atrás, tem um ligeiro choque ao aperceber-se que afinal, a Alemanha não é aquele supra-sumo de civilização que muita gente pensa.

Isto porque em Portugal há muito a ideia de que nós somos uns tristes, e lá fora é que é bom. Desengane-se quem pensa assim. Sim, somos pobretanas e estamos atrás deles no nível de vida. Mas pagamos entre 30 a 40% de impostos, enquanto eles pagam entre 50 a 60%. E também se vê gente a cuspir para o chão, e vê-se muita coisa que funciona bem melhor cá em portugal (multibanco, via verde, etc). Ah! E lá paga-se para usar o multibanco, coisa que cá não acontece... por enquanto, mas as pessoas que reclamam contra pagarmos pelo multibanco também são as que dizem que "lá fora é bem melhor".

Mas na viagem, ocorreu-me uma coisa...
Há 3 situações em que toda a gente (não apenas os portugueses) tenta ser chegar em primeiro lugar:
- No embarque para o avião, onde se formam filas intermináveis de pessoal à espera de passar o bilhete;
- No avião, quando aterra e toda a gente se levanta para tirar as malas, apesar de ainda demorar uns 3 a 5 minutos até se poder sair;
- No levantamento das malas, onde todos correm para lá chegar e verificar que ainda é preciso esperar entre 5 a 15 minutos, dependendo do aeroporto, para que apareça a mala.

Nestas alturas, eu nunca tenho pressa. Fico sentado até estar pouca gente na fila, ou até se abrir mesmo a porta do avião, ou vou com calma para o tapete das malas.

E se, um dia, numa destas situações, ninguém se mexesse? Chamavam para o "Boarding" e ninguém se mexia... aí teria o efeito contrário, era toda a gente a ver quem seria o primeiro. A partir do momento em que alguém se levantava, funcionaria como tiro de partida numa corrida: toda a gente a correr para não ter que ficar na fila.
Ou no avião... as hospedeiras a dizer "então? ninguém quer sair???", e toda a gente sentada à espera que abra a porta, e a partir do momento em que esta abre, todos se levantam e atropelam para tirar as 3 e 4 malas que trazem (apesar dos regulamentos indicarem apenas 1 bagagem de mão).
Ou nas malas, toda a gente chegada na zona final do tapete, a olhar para a primeira mala de olhos esbugalhados, e o primeiro que desse um passo para chegar mais perto era rapidamente neutralizado pelo resto da multidão.

Mas a maior piada seria no embarque, sem dúvida...

Sem comentários: