sexta-feira, agosto 17, 2007

U. Leiria no Mundo do Futebol

Ontem realizou-se uma pré-eliminatória de acesso à Taça Uefa de futebol.

Chamam-lhe "pré-eliminatória" porque ocorre antes do período normal de eliminatórias, para triar as equipas mais fortes, geralmente de campeonatos que não têm grande expressão futebolística.

Face à boa participação numa competição ocorrida durante o início de Agosto, a equipa do União de Leiria ganhou a possibilidade de discutir uma participação na Taça Uefa com uma equipa de um tal campeonato, no caso, o israelita.

Essa competição inicial chama-se Taça Intertoto, e foi uma forma que o organismo que gere o futebol europeu (UEFA) desenvolveu para que houvesse algum espectáculo durante o verão, época normalmente de pausa.

Se não vai nenhum clube português à Taça Intertoto, a Uefa cai-nos em cima, e toda a gente reclama.

Por outro lado, se lá vai algum clube, ninguém lhes liga nenhuma...

Ontem, realmente, ninguém se interessou pelo jogo do Leiria. A SportTV preferiu dar um jogo entre o Bétis de Sevilha e o Saragoça para um troféu de verão do que um jogo oficial de uma equipa nacional. As televisões oficiais reservaram 90 segundos nos telejornais para este jogo.

O treinador do Leiria estava inconsolável... "Sinto-me enxovalhado como português!", dizia ele.

Por um lado, concordo com ele. Para que raio se fazem estas competições, e se promove a participação nelas, se depois não há interesse nenhum na coisa? É como eleger um presidente para um dos maiores bancos portugueses e dizer "pronto, agora sentas-te aí e não mexes em nada, senão levas tau-tau". É mais importante um raio de um jogo espanhol a feijões do que uma participação portuguesa numa competição oficial?

Faz-me lembrar os jogos paralímpicos (ou para-olímpicos?), quando voltam dos jogos, os atletas são recebidos por multidões em êxtase, promessas são feitas pelos governantes, mundos são prometidos, mas passados 4 anos, lá têm que andar a fazer peditórios para comprar as passagens aéreas...

Sem comentários: