terça-feira, janeiro 09, 2007

Até aos confins do universo

Hoje, no Público, vinha uma reportagem sobre a publicação do primeiro mapa da matéria escura do universo.

Para quem não sabe, a matéria escura é o nome dado à matéria que não se vê nos telescópios, nem reflecte a luz (daí o "escura"...), mas que se sabe que está lá, porque a sua força gravitacional mantém estáveis várias galáxias por esse universo fora.

Para completar, a força gravitacional é toda a força que "puxa" um corpo, como a gravidade, que nos mantém presos ao planeta. Ou seja, na nossa Via Láctea, o Sol é tão grande que a sua força gravitacional mantém os nossos 9 planetas (oops, agora são 8...) nas suas órbitas. E a lua é puxada pela gravidade da Terra (excepto na série "Espaço 1999"...).

Bom, isto para dizer que com isto, também chegaram à conclusão que o universo está e estará para sempre a expandir-se. Havia quem pensasse que chegaria a um ponto em que, como qualquer elástico que se expande e volta ao início, o universo também começaria a retrair-se. E ninguém arriscava consequências disso. Ufa! Do que nos livramos!

A minha pergunta é: Se o universo está a expandir-se, está a expandir-se para onde??? O que há para além dos limites do universo??? Será um tabuleiro de jogo, onde criaturas gigantescas nos vêm como células de um qualquer organismo?

Bem, também há pessoas que parece que exercem uma força gravítica assinalável... no meu caso, moças jeitosas... :)

1 comentário:

Anónimo disse...

Ai as moças..... voltamos ás meninas do gás? eheh Entao tambem te lembras do "Espaço 1999"? Pois o universo está a expandir-se para para "lá".... e "mais além"... :) Faltam-me os programas do Carl Sagan.... :(
Bj