domingo, janeiro 14, 2007

Bruxas e bruxedos

Tenho recebido alguns comentários aos meus posts, aos quais agradeço.

Um dos últimos dizia que eu já conhecia uma bruxa. Não sei quem o diz, mas já visitei algumas "videntes". Mas ainda estou para encontrar uma que me pareça real, genuína, "the real thing". Já ouvi histórias de pessoas que acreditam e relatam episódios sobrenaturais, e acredito nessas pessoas, mas o certo é que eu, pessoalmente, ainda não vivi nada que me pudesse convencer que algum vidente tem de facto, poderes para contactar "o outro lado".

A maior parte destes são apenas muito bons observadores, quase como psicólogos. Vêm a nossa forma de vestir e fazem logo um retrato do nosso estado psicológico. Vão fazendo comentários e analisando as nossas respostas, para se aperceberem da nossa situação familiar, emprego, etc.

E volta e meia, disparam algo que toda a gente (em geral) faz amiúde, do tipo "você vai mudar de carro em breve" ou "você vai viajar", altura em que toda a gente fica espantada "oh! É verdade! Reservei ontem a minha viagem para o próximo verão, em Banidorm! Como é que você sabe???", ao que a mestra diz "eu não sei nada... são eles, eles que me dizem..."

Ou a leitura de cartas. Não estou a falar de cartas de tarot. Cartas normais. Cada uma tem o seu significado. Mas é curioso, que para pessoas diferentes, cada carta tem um significado diferente. É como calha.

E aqueles que não têm preço para a consulta? A maior parte diz "deixe o que quiser", mas aí a pessoa fica constrangida "E se eu deixar 10€? Será que ela acha pouco, e lança-me uma maldição? Ai, se calhar é melhor deixar 20... E mesmo assim ainda chegará? Sei lá... Pelo sim, pelo não, deixo 30. Ah, e tenho que comprar um sabonete defumador dentro de uma embalagem comercial, Made in Brasil, para me purificar? São mais 40€? Com certeza, aqui está..."

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá, sou eu a "bruxa"

Pois tens toda a razao... é claro que a maior parte deles sao espertalhões que jogam com a fragilidade de quem vai fazer a consulta.
Mas é de facto espantoso como isso das cartas - o tarot - tem que se lhe diga....
E a Astrologia tambem tem o seu quê de interessante, só vendo é que podemos tirar as nossas conclusoes.
Mas há um sub-mundo cada vez mais emergente de pessoas que enriqueçem (sim!) á custa da ignorancia, da fragilidade, das fraquezas momentaneas das pessoas.
É como diz o ditado: "só nos lembramos de Stª Barbara quando troveja". E quando as pessoas se apanham em situações que de alguma maneira foje ao seu controle, situações para as quais nao têm explicações para o que lhes está a acontecer, entao têm tendencia a procurar "outras" explicações, outras teorias, e geralmente as respostas dos bruxos (as) ou videntes, sao respostas que gostam de ouvir naquele momento...
Depois tudo o resto é ritual. Há que montar o resto do cenário para o producto ser credivel, e até cobrar centenas de euros para fazer os tais bruxedos ou purificações ou lá o que for, tudo é aceitavel, para que a vida corra melhor.

Nao sei escrever em espanhol, mas "nao acredito em bruxas, mas que as há, há.!!"
Mas sao outro tipo de bruxas... sao simplesmente pessoas más, de maus instintos....
Falei... falei... será que disse alguma coisa de jeito??
Se calhar foi bruxedo...:))

Boa semana e continua a escrever!!

Andrew disse...

Olá sr.ª d.ª bruxinha! :)

Acho que disseste algumas coisitas de jeito.

Na HBO, canal de cabo americano, havia um programa feito por uma dupla de ilusionistas, Penn & Teller, que se dedicam a desmascarar (ou rebater) mitos e lendas urbanas (e não só). Chama-se "Bullshit", e o episódio sobre videntes é digno de se ver.

Mas note-se que tenho uma mente bastante aberta, acredito que possam existir outras coisas. Como disse no post, acredito nos amigos que me dizem já ter passado por experiências inexplicáveis. Mas eu cá fico à espera... Hás de me dar uma consulta! ;)

Anónimo disse...

Voçês acreditam em cada coisa.