sexta-feira, abril 13, 2007

Azares...

Hoje é, ou foi, ou está a acabar de ser, Sexta-Feira 13.

Não posso dizer que tenha tido azar. Até saí mais cedo do emprego.

Mas depois fui ajudar uma amiga que tinha ficado sem bateria no carro. E enquanto esperava pela oportunidade de ir lá utilizar os recém-comprados cabos de bateria, fui comer qualquer coisa a um cafezito perto.

Terá sido azar calhar num daqueles cafezitos em que todos os que lá estão se conhecem há não sei quantos anos... Daqueles em que, quando entramos, sentimos toda a gente a olhar para nós. Note-se que toda a gente tem mais de 40 anos, no mínimo. E olham para nós com olhar reprovador... como se entrássemos ali para perturbar a paz do lugar... E ao fim de alguns segundos examinadores, lá viram costas e esperem que o jovem não arme confusão, senão vai ver o que é bom prá tosse!

É nestes cafés que encontramos os amigalhaços que se encontram ao lanche, para jogar dominó ao sabor de 5 ou 6 (ou 7, ou 8) cervejolas. Até que toca o telemóvel de um deles, e o homem diz "sim? Ah mulher, tá bem, bou já pra casa, daqui a 5 minutos tou em casa, tou só aqui a acabar de falar com o inginheiru". Desliga, e os amigalhaços riem ao dizer "és mesmo filhadap***, a dizeres que tás em casa daqui a 5 minutos e se fores sempre a andar demoras 20 pra lá chegar..."

É também nestes cafezitos que podemos ouvir pérolas como a que lá ouvi hoje "Aquela Carolina Salgado, eu desde que a bi no estádio (do Dragão) sempre soube que não era boa peça, aquilo não era material pró Pinto da Costa"...

É a verdadeira sabedoria popular. Há sempre muitos que dizem "pooois, esse/a nunca me enganou, sempre achei que havia ali coisa...".

É como o Benfica: a seguir ao jogo em Barcelona, em que perdem 3-2 com o Espanhol, dizem "Ah, o jogo decisivo será em Lisboa". Como empataram em Lisboa e não conseguiram passar a eliminatória, aí o discurso já foi "ah, o jogo que decidiu isto foi em Barcelona"... Deve ter sido por isso que não jogaram quase nada em ambos os jogos, não se decidiram em qual era o decisivo!

Sem comentários: