terça-feira, abril 17, 2007

Balas na Universidade

Mais 33 mortos numa escola americana, no caso uma universidade. Quase 8 anos depois de outro tiroteio numa escola secundária, o famoso de Columbine.

Esse deu origem a um documentário excelente, o “Bowling for Columbine”, que expunha o ridículo da sociedade americana, e do lobby das armas, encabeçado pela NRA (National Rifle Association), com os seus 4 milhões de sócios.

Uma forma de acabar com isto era manter a posse de armas legal, porque todos (segundo os americanos...) temos direito à auto-defesa, mas colocar impostos fantásticos nas balas, de modo a que uma única bala custasse uns mil contos ou coisa parecida.

Para o estado, era o fim do défice. Para os assaltantes, era um grande dissuasor.

Reparem: de cada vez que um assaltante pensasse em disparar uma arma, ia pensar duas vezes, no mínimo. Então se fosse um gang, no momento em que um destrava a arma para disparar, caem-lhe em cima os outros elementos do gang, e desatam à pancada, aos berros de “tás maluco, pá?!? Sabes quanto custa essa bala???”

Se os assaltantes soubessem que iriam ter que pagar por cada bala gasta pela polícia numa perseguição, paravam ao ouvir o primeiro disparo, por saberem que para pagar muitas balas, iriam ter que fazer trabalho comunitário até ao fim dos dias. O que seria um problema se esse trabalho envolvesse tarefas como:
- Sentar no Rivoli durante os espectáculos do la Féria, de forma a que o teatro pareça cheio;
- Sensiblizar a população portuense para as vantagens da utilização do parque pago da rotunda do castelo do Queijo, sabendo que há lugares grátis 100 metros ao lado.
- Prestar apoio psicológico a adeptos do Benfica... (isto sim, seria traumatizante!!!)

1 comentário:

Anónimo disse...

Balas sobre o parque mayer!

outro belo serviço comunitário para a capital era:
ajudar o pedro santana lopes a fazer uma maquete do projecto do Gehry em titânio, depois de uma noitada na 24 de Julho, e fazê-la descer tipo carrinho de rolamentos pelo túnel do marquês e ir parar ao terreiro do paço :)