terça-feira, abril 03, 2007

Salazar, esse grande português!!!

Andei a pensar um pouco na questão da eleição do Salazar. É verdade que já passou do prazo, já foi há algum tempo, mas acho que cheguei a uma conclusão!

Ou melhor, uma de duas:

- Ou a votação foi composta maioritariamente por donas de casa, que votaram no utensílio de cozinha;
- Ou a votação foi composta maioritariamente por donas de casa, que votaram no homem que inventou o Tide;

Senão, vejamos: não há cozinha portuguesa onde não exista um salazar! Aliás, não deve haver cozinha no mundo onde não haja essa espátulazita que tanto jeito dá. Bom, talvez uma ou duas cozinhas no Burkina Faso não o tenham. E acho que uma outra no interior do Sri Lanka. Daí a pensar que é a melhor coisinha portuguesa, é um passo. Bom, senhoras, fica aqui a informação: o salazar tem esse nome porque o tipo que o inventou levou uma porrada da mulher com esse utensílio. Daí tê-lo chamado com o nome do homem que desenvolveu a repressão em Portugal.

Por outro lado, muita dona de casa há de ter o ditador na mais elevada estima e consideração, por ter sido o inventor do TIDE, que tanto jeito dá para tirar as nódoas mais difíceis e encardidas, tanto à mão como à máquina, a temperaturas altas e baixas. E agora até há detergente para lavagem à mão com aroma a sabão antigo. Bom, comprar um pó que cheira a sabão, quando se poderia comprar... sabão, é algo que me transcende, mas quem sou eu... De qualquer forma, senhoras, fica aqui a informação: o homem não criou o TIDE, mas sim a Polícia Internacional de Defesa do Estado, ou seja, a PIDE. E quando muito, a ideia era eliminar as nódoas difíceis da sociedade. Ou pelo menos, aqueles que o Estado Novo considerava como nódoa social, ou seja, toda a gente com um palmo de testa.

Ah! E lembrem-se que a Coca-cola só chegou depois do 25 de Abril por causa dele. Foram anos e anos em que podíamos ter descalcificado os ossos e perdemos essa hipótese!

Pronto, depois destes esclarecimentos à sociedade, tenho a certeza que se a votação fosse agora, ganharia o Obikwelu!!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Tarde, mas sempre a tempo de um bom esclarecimento
:D

Anónimo disse...

Ai que visão tao restrita!
Mais assustador do que o resultado desta votação, são as pessoas que votam.
Uma das coisas que mais gozo me da fazer, quando n tenho nada de interessante para ler, nem companhia com quem falar, é durante a jornada de camioneta (sim o termo correcto é camioneta, a STCP e o metro ainda nao chegaram à minha aldeia)é ouvir a conversa dos outros. Pois é, de vez em quando sou cusca é um dos meus 1001 defeitos. Arrepia-me ouvir a típica conversa dos reformados que dizem que no tempo do Salazar é que era bom, que não havia droga, que não havia roubos, podia-se sair à rua durante a noite sem probl...mas engane-se quem pensa que este pensamento é uma prerrogativa de reformados e donas de casa.
Junta à tua lista, médicos, professores, engenheiros, trolhas, padeiros, carpinteiros, políticos.......o virus do fascismo não olha idade, educação, formação, religiao, status. É impressionante e assustador a quantidade de simpatizantes que encontramos por aí fora. E só não encontramos mais porque a maioria está camuflada, actuam pela calada.
O ser humano é extremamente burro e estúpido e só por vezes é que consegue um ser dotado de inteligencia, porque não aprende com os erros. Por mais repressão, holocausto, presos politicos e por aí fora, que haja haverá sempre alguém que apoie a ditadura. E eles são bons. Porque são unidos, sabem trabalhar em grupo, são disciplinados. Por isso o Salazar arrecadou 1.º lugar nesta votação.
Não podemos exterminá-los, nem queremos pois nao partilhamos da ideologia deles, mas podemos e devemos falar sobre o assunto, pois uma democracia funciona se houver diálogo, esclarecimento, informação, educação. Os anti-fascistas acreditam no poder das palavras, os fascistas acreditam no poder das armas. Eu acredito que a palavra é mais forte, pois uma bala jamais poderá matar uma palavra e as palavras podem travar uma bala e evitar um aperto no gatilho. E o que é acreditar na palavra? É isso tudo é acreditar na palavra ao ponto de a transformar num acto, numa acção. Tenho 25 anos e acredito que a geração à qual pertenço e que muitos apelidam de "geração rasca" construirá uma sociedade melhor que os seus antepassados. Não tenho vergonha de ser optimista,porque o meu optimismo é real e prático.
Grande texto! E fica tanto por dizer........

Anónimo disse...

1.º correcção: problema
2.ª ser um ser dotado de inteligência
Peço desculpa se me passou mais alguma...

Andrew disse...

Tens razão, grande texto! Nunca pensaste em ter um blog??? :)

Concordo em absoluto com o que dizes. E exemplos correntes de que a mente humana pode ser algo de extremamente limitado não faltam, não só no nosso cantinho à beira-mar plantado como noutras paragens. Veja-se os Venezuelanos, os Chilenos, os Norte-Koreanos ou os Sudaneses e os seus peluches...

Anónimo disse...

Ter um blog. N és o 1.º que me fala nisso... Nem vou dar a desculpa da falta de tempo é sobretudo falta de vontade. Ainda gosto de escrever no diário (n, n tem florzinhas, tem ursinhos com corações e cadeado e chave, senão n era um diário a 100%!!!)e tenho algumas coisas no hi5. Foi lá q descobri o teu blog, entrei no teu hi5 a pensar q era o de outra pessoa...qd dei por mim já estava a escrever os meus 2 primeiros comentários a um blog! Quanta honra, dizes tu :) Se os meus amigos bloguistas descobrem...nem sequer tive pachorra para ir ler os deles. Ainda bem que entrei aqui como anónima!

Gosto dos teus textos, pelo menos da maioria deles.
Continua com o bom trabalho!
Felicidades

Andrew disse...

Bom, então é mesmo uma honra ser palco de tão ilustre debutante! Mesmo que tenha sido inicialmente por engano...

Eu um dia pensei em criar um diário, para escrever coisas que só eu entendesse. Mas preferi fazê-lo num suporte de acesso público, quem quiser, que o veja. Quem não quiser, tem esse direito. Mas obrigado pelo elogio.

Ficamos à espera do teu... :)