quarta-feira, abril 04, 2007

Habituação a Odores

Há uns dias, assisti a uma simulação de formação. Uma colega, profissional da saúde, apresentou uma sessão sobre os nossos 5 sentidos.

Nela, na altura de falar sobre o olfacto, mencionou a habituação rápida dos nossos sensores olfactivos. Um exemplo? Quando colocamos um perfume, rapidamente deixamos de o cheirar, não porque este perca “potência”, mas porque o nosso nariz se habitua ao odor.

A não ser que a pessoa não saiba desse pormenor e coloque perfume até cheirar a sério, o que significa despejar meio frasco. E aí, por muito bom que seja o perfume, pouca gente consegue aguentar 10 segundos ao nosso lado. Nota-se muito isso em certos eventos, principalmente ao passar alguma tia pseudo-VIP.

Além do perfume, eu noto isso quando entro em casa. Inicialmente cheira-me a gato, mas esse odor desaparece em poucos segundos. A gatinha é asseadita, mas é natural deixar o seu odor pela casa.

As partículas que “cheiram” são os Compostos Orgânicos Voláteis (COV’s). Mas não vou entrar em questões técnicas agora.

Agora, eu gostaria apenas de perceber uma coisita...

Uma perguntita simples e delicada...


Quando entramos num WC público, porque raios não desaparece o cheiro a merda?????????????

2 comentários:

Anónimo disse...

Porque é a merda dos outros!! Por acaso a ti cheira-te mal qd vais á casa de banho? Nós achamaos sempre comemos sabonetes e bebemos perfume, só os outros é que devem comer couves as todas as refeições!! Eheheh

Beijocas a cheirar a rosas.....

Anónimo disse...

Boa questão.